Notícias

Sony revelou detalhes técnicos da PS5

No início deste ano, já se sabia alguma informação sobre funcionalidades e aspectos técnicos da PS5, como a utilização de SSD mais rápido e Ray Tracing. Hoje, e tal como prometido, a Sony revelou os detalhes técnicos da sua próxima consola caseira.

Em baixo, podem ver as specs oficiais da PS5:

CPU8x Zen 2 Cores at 3.5GHz (variable frequency)
GPU10.28 TFLOPs, 36 CUs at 2.23GHz (variable frequency)
GPU ArchitectureCustom RDNA 2
Memory/Interface16GB GDDR6/256-bit
Memory Bandwidth448GB/s
Internal StorageCustom 825GB SSD
IO Throughput5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Compressed)
Expandable StorageNVMe SSD Slot
External StorageUSB HDD Support
Optical Drive4K UHD Blu-ray Drive

De notar que a solução de armazenamento encontrada pela Sony para a PS5 é bastante rápida, sendo inclusive duas vezes mais rápida que o SSD presente na Xbox Series X. O objectivo da companhia é eliminar ou reduzir tanto quando possível os tempos de loading e evitar problemas gráficos como o pop-in. Por sua vez, o CPU e GPU da PS5 serão menos potentes que os da Xbox Series X.

Estes aspectos técnicos mostra que ambas as companhias adoptaram filosofias diferentes no desenvolvimento das suas novas máquinas, o que significa que se avizinha uma geração interessante. Não foi revelado data de lançamento ou preço mas, pelo menos por enquanto, a consola continua prevista chegar às lojas no final deste ano.

Em baixo, podem ver a apresentação feita pelo Mark Cerny, o arquitecto chefe de hardware da PlayStation. Importa salientar que esta apresentação é puramente técnica e estava prevista ser mostrada aos produtores no Game Developers Conference 2020, o evento que acabou por ser cancelado devido ao novo coronavírus.

Visitem o nosso fórum!

Botão Voltar ao Topo