Análises

SnowRunner

Mexe-te, monte de sucata!

Versão testada: PlayStation 4 Pro

É fascinante ver camionistas que nos ajudam indirectamente nas nossas vidas ao darem o contributo na construção de pontes, no desabamento de rochas, até no transportamento de consumíveis. E é exactamente isso que iremos fazer neste SnowRunner, desenvolvido pela Saber Interactive que é uma sequela directa do MudRunner.

Este jogo tem uma componente sandbox em mundo aberto, que nos coloca a transportar materiais de um ponto ao outro. Este é um dos objectivos principais deste SnowRunner, assim como fazer pontes e afins, mas não só. Fazer competições, evitar danos no nosso veículo e fazer turismo com o nosso veículo Scout também são coisas que fazem parte neste jogo. Ir às bombas para meter o combustível no nosso veículo. Parece simples, não é? Estão muito enganos porque o verdadeiro desafio é… evitar ficar preso na preso na estrada. E acreditem que irão ficar presos várias vezes.

Tenham atenção que SnowRunner é um simulador. Tenho mil e uma maravilhas sobre a sua simulação porque a maioria daquilo que estive a analisar está perfeito, mas é uma coisa que eu irei falar mais tarde. Neste SnowRunner temos 3 regiões enormes do Michigan, Alaska e do Taimir na Rússia para explorar. Apesar do jogo correr apenas a 30 FPS, visualmente é muito bonito e está incrivelmente detalhado. Até mesmo o movimento da lama está muito bem recriado.

Vou começar a falar numa das partes essenciais deste SnowRunner. Eu tinha dito anteriormente que não era nada simples ir do ponto A para o ponto B, certo? Isto acontece porque, para além de estradas normais e de estradas secundárias, temos caminhos com enormes elevações, caminhos lamacentos, caminhos submersos e caminhos com gelo. Para evitarmos estas chatices (tanto quanto possível), por vezes, o caminho mais longo é o mais simples. Um conselho inicial que posso dar aos principiantes neste SnowRunner, é começarem a procurar pelos upgrades para os nossos veículos e tornar parte do mapa visível através das torres dos vigias. Isto facilita a preparação da melhor rota.

Se estivermos com dificuldade numa elevação, num sítio cheio de água ou de lama (ou ambos), e se tivermos árvores ou postes por perto, podemos usar os mesmos através do nosso guincho e puxar o veículo. E outra coisa que nos pode ajudar a sair das situações complicadas na lama, é colocar o nosso veículo na mudança mais lenta. É caso para dizer esta frase muito conhecida “devagar se vai longe”. Caso estejamos presos e não tenhamos alguma solução, sempre temos a opção resgatar que nos manda directamente para a nossa garagem juntamente com o nosso veículo. E mais um ponto, se tivermos alguma carga no nosso veículo e quisermos regressar à nossa garagem, obrigatoriamente temos que retirar a carga, ou seja, regressamos ao ponto zero. Não esquecer que podemos resgatar os veículos atolados através dos guinchos.

SnowRunner oferece uma enorme variedade de veículos desde Off-Roads, Scouts, Highways, Heavys e Heavy Dutys. Veículos como o Ford CLT9000, Chevrolet CK1500 ou o Azov 64-131 estão presentes no jogo. E cada veículo tem o seu comportamento específico. Por exemplo, o International Harvester Scout 800 (Scout) tem imensa velocidade, enquanto que o TUZ 420 “Tatarin” não é muito rápido, mas tem mais torque, coisa que é muito útil nos terrenos acidentados. Outra coisa que ajuda imenso na maioria desses sítios, é o tamanho dos pneus. Pneus grandes tem mais facilidade de sair desses sítios, ao contrário do que acontece com os pneus pequenos. Como podem ver, SnowRunner tem as físicas dos veículos no ponto certo.

Outro ponto a favor neste SnowRunner é a personalização dos nos nossos veículos. Motores, caixa de mudanças, suspensão, pneus, jantes, diferencial lock, AWD e os frame addons, tudo isto pode ser personalizado dependendo do nível em que estamos e dos upgrades que tenhamos apanhado. Mas por exemplo, se colocarmos um guindaste no nosso camião, como é óbvio isso vai influenciar a potência do mesmo por causa do peso.

Se o jogador estiver farto de jogar a Solo, sempre pode escolher o modo cooperativo online. Mas como nem tudo são rosas neste SnowRunner, sendo um open world, é óbvio que tem problemas técnicos. Por exemplo, a minha PS4 crashou algumas vezes durante viagens calmas que estava a fazer. Apesar destas situações ocasionais, SnowRunner foi uma óptima surpresa e é sem dúvida recomendado para os grandes apreciadores de simuladores.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise. Este artigo foi feito com a actualização 1.03 instalada.

Veredito

Nota Final - 8.5

8.5

SnowRunner sai de um caminho complicado com sucesso.

User Rating: 0.25 ( 1 votes)
Botão Voltar ao Topo