Análises

Análise à Instax Mini Link

Recordar os bons momentos

Antigamente, depois de tirarmos fotografias, era preciso ir a uma loja, entregar o rolo fotográfico e voltar noutro dia para finalmente as vermos. Chegados a casa, colocávamos as fotos em álbuns, mesmo que as pessoas tivessem ficado com os olhos vermelhos ou que houvesse um dedinho ou outro a tapar parte da imagem. Na era digital tudo é diferente; conseguimos ver imediatamente as fotos que tiramos e é mais habitual termos álbuns no computador ou no smartphone do que as fotos impressas. Claro, já existem máquinas instantâneas há muito tempo, mas nunca foi tão fácil e barato ter as nossas fotos impressas no momento como agora. Com a impressora instax mini Link da Fujifilm, podemos imprimir num instante qualquer foto que tenhamos no smartphone, mas, mais do que isso, podemos também dar forma física a qualquer captura de ecrã que tenhamos feito na Nintendo Switch, desde screenshots do Breath of the Wild a fotos do New Pokémon Snap.

A instax mini Link tem um design minimalista com um único botão no topo, cantos arredondados e textura com relevo que ajuda ao manuseamento. Pequena e leve, é perfeita para levarmos para qualquer lado num bolso (de calças de homem), carteira ou mochila – juntamente com a Switch, claro. A versão testada foi a Ash White (Vermelho & Azul), a edição especial do Pokémon, mas não tem nada que a identifique como tal, por isso quem gostar da combinação de cores e não quiser uma impressora com desenhos ou bonecos pode comprar à vontade. Quem quiser algo mais extravagante e fofo pode comprar o pack com um estojo do Pikachu em silicone. A impressora também está disponível em azul escuro, cor de rosa ou branco.

O “papel” para as fotos é muito fácil de instalar, bastando abrir o compartimento de trás e colocar lá o cartucho com dez filmes, sendo preciso ter atenção para não abrir o compartimento antes de os usar todos (felizmente a app diz-nos quantos estão na impressora). A bateria, que infelizmente não pode ser substituída, é carregada pela entrada micro USB e supostamente dura cerca de 100 impressões, mas, pela minha experiência, a impressora fica sem carga bem antes disso, tendo precisado de carregar depois de apenas nove.

Com a função adicionada recentemente à Switch de transferir screenshots para telemóveis e a app instax for Nintendo Switch (para iOS e Android) transferimos as imagens que queremos para o nosso smartphone por Bluetooth em segundos. O processo é rápido e geralmente indolor, mas é de notar que inicialmente não consegui passar as imagens da Switch para o telemóvel, tendo depois descoberto que, no meu caso, era preciso desligar os dados no telemóvel para que funcionasse.

Na aplicação podemos manipular a luminosidade, saturação e contraste da imagem, assim como fazer zoom, rodar e escolher que parte do screenshot vai ser impressa. Uma funcionalidade útil é a possibilidade de escolher um vídeo e seleccionar o frame que queremos imprimir. Além de podermos adicionar texto à imagem, também se podem fazer colagens colocando vários screenshots numa só foto e usar molduras do Animal Crossing, Super Mario e Pokémon Snap. A app até tem uma espécie de modo multijogador, onde cinco pessoas podem ligar-se para criar uma foto composta pelas imagens de todos, o que pode ter resultados engraçados. Outra função gira é o Match Test, onde duas pessoas podem tirar uma foto juntas para ver se são compatíveis, se bem que é capaz de não ser grande ideia tomar decisões importantes com base nisto. O botão da impressora pode ser usado para tirar fotos com o telemóvel à distância, e também há controlos por movimento que nos deixam fazer zoom, reimprimir a última foto e escolher diferentes modos na app. As cores do LED no botão dão-nos indicação do estado da impressora, por exemplo, se está a ser transferida uma imagem ou se há algum erro.

A instax mini Link usa filme instantâneo em vez de fazer uma impressão térmica em papel Zink como outras impressoras portáteis e máquinas instantâneas, o que resulta em cores mais vivas e fiéis. Mesmo assim, como é de esperar numa impressora deste género, a reprodução de cores não é 100% fiel, resultando num look característico que se pode dizer fazer parte do charme deste tipo de fotografias. O maior defeito a apontar é que as fotos ficam sobre-expostas muito facilmente; partes mais claras da imagem saem deslavadas ou praticamente brancas, o que se mitiga diminuindo o contraste e luminosidade da imagem antes de a imprimir, mas é algo que pode levar algumas tentativas até se perceber o equilíbrio certo. A impressão demora apenas alguns segundos e, em um ou dois minutos, a imagem forma-se por completo na fotografia sem ser preciso abaná-la. A resolução da impressão é de 12,5 pontos/mm (318 dpi) e a imagem fica com 62×46 mm, com um acabamento ligeiramente glossy e bordas onde podemos escrever. Existem cargas com bordas azuis, rosa, brancas ou às bolinhas, entre outras, por isso as cores não têm de ficar só dentro da imagem.

A impressora custa €119,99 e uma carga com dez filmes custa €9,99, havendo outros preços de acordo com as bordas e quantidade de filme. As impressões saem um pouco mais caras do que as de outras marcas, mas a qualidade também é superior. Quer se esteja interessado em imprimir fotos do telemóvel ou da Switch, a instax mini Link é uma óptima escolha.

Nota editorial: Artigo fornecido pela Fujifilm.

Botão Voltar ao Topo