Análises

Assetto Corsa Competizione

Liguem os motores

Versão testada: PlayStation 5
Disponível para: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One

Assetto Corsa Competizione é um verdadeiro simulador de corridas automóvel, com carros muito bem recriados, uma física realista e uma panóplia de opções que visam oferecer uma autêntica experiência de corrida. Este é um jogo que requer uma grande atenção aos pontos de travagem, à pressão e desgaste dos pneus, quantidade de combústivel, e à constante alteração do estado de aderência da pista, entre muitas outras variáveis presentes nas competições reais. Além da Formula 1, GT3 é a categoria de competição automóvel que mais gosto devido à boa variedade de marcas e modelos geralmente presentes nestes eventos, como tal, não poderia deixar de ver o que Assetto Corsa Competizione tem para oferecer.

Se a introdução não foi clara o suficiente, Assetto Corsa Competizione oferece uma experiência de condução bastante mais exigente que a jogabilidade arcade de Forza Horizon 5 ou até mesmo o estilo simcade de Gran Turismo 7 e Forza Motorsport 7. O objectivo passa por simular, dentro dos possíveis, aquilo que um piloto tem de lidar ao longo de uma corrida, tanto na constante mudança do piso, como o desgaste que o carro vai sofrendo e, claro, a própria concentração necessária para se ter uma prestação consistente volta após volta. Este é um jogo claramente dirigido para quem tem um setup com um bom volante. Não obstante, quem por alguma razão não pode ter um volante também consegue retirar daqui uma boa experiência simuladora. O jogo tem várias opções de ajudas e níveis de simulação que permitem suavizar um pouco a entrada neste simulador. Não é tão pick up and play como GT7 ou FM7, mas após alguns minutos perdidos a ajustar sensibilidades e deadzones, torna-se mais acessível jogar com comando. Importa salientar que as opções de origem do comando são péssimas, como tal, convém mesmo perder alguns minutos a fazer ajustes e a testar esses ajustes no modo de treino antes de se entrar em modos competitivos online ou offline.

As físicas pretendem simular tanto quanto possível aquilo que os carros e pilotos reais enfrentam durante as provas, o que significa saber gerir bem o estado dos pneus e saber quando é a melhor altura para forçar o andamento ou reduzir um pouco para não desgastar demasiado os pneus e comprometer o stint. Existem várias opções que podem ser alteradas em tempo real ao longo das corridas conforme necessário, como aumentar ou reduzir o ABS, TCS, brake bias e o mapeamento do motor. Os carros de GT3 são potentes, mas são também carros com uma boa dose de aderência, não sendo exageradamente complicados de tirar partido das suas capacidades. É claro que a utilização de um volante possibilita reduzir a quantidade de ajudas para oferecer uma experiência mais visceral, mas a condução com comando também não é nada má. Há limitações, claro, mas a experiência de condução com comando é boa o suficiente para se sentir o poder destas máquinas.

Ao contrário de Assetto Corsa, que era algo na linha de um PCARS 2, ou seja, um simulador com elementos car RPG tipo Gran Turismo, Assetto Corsa Competizione é completamente focado na competição, tanto que é o jogo oficial do GT World Challenge. Isto limita a quantidade de conteúdo oferecido por razões óbvias, particularmente no jogo base sem qualquer DLC, mas também faz com que o jogo seja mais focado em oferecer uma experiência consistente do início ao fim. Os jogadores terão à sua disposição pilotos, equipas e carros do GT World Challenge, assim como várias pistas reais famosas, incluindo Monza, Silverstone, Spa-Francorchamps e Barcelona. As pistas foram fielmente recriadas, a ponto de se notar várias irregularidades do asfalto e dos diferentes tipos de correctores. O jogo base é algo limitado em termos de conteúdo, mas a oferta pode ser expandida com alguns packs adicionais que acrescentam mais pistas e até o GT4 European Series.

Um dos aspectos onde Assetto Corsa Competizione fica aquém é na introdução dos sistemas ao jogador. O Practice Mode permite ao jogador escolher um carro e uma pista e fazer voltas sem limite. Há medida que as voltas vão sendo completadas, o jogo indica o nível de aprendizagem do traçado e a consistência das voltas. No entanto, não é dada mais nenhuma informação e muito menos se o jogador está minimamente preparado para enfrentar corridas online e os seus sistemas. O mesmo é válido para o modo Career, em que o jogador é atirado para umas sessões de treino antes de escolher um veículo e depois ir para os eventos a sério. Assetto Corsa Competizione é um simulador, correcto, mas isso não implica a falta de ferramentas que possibilitem ao jogador aprender os básicos e saber como está a sua evolução.

Ter uma boa física de simulação não é suficiente para um simulador ser bom. É preciso haver uma boa componente sonora para fornecer parte do feedback do que se está a passar em pista. E Assetto Corsa Competizione faz isso muito bem. Desde o chiar dos travões em esforço, ao ressaltar da suspensão nas irregularidades do asfalto, e ao barulho dos limitadores, tudo é feito de forma exemplar. Mas o destaque vai para o som dos carros, que é do melhor que já vi, ou neste caso, ouvi num jogo do género. O cantar dos motores e o choro da transmissão foi fielmente recriado, a ponto de parecer que estou a ouvir os carros reais. Indiscutivelmente um dos pontos altos do jogo.

Mas Assetto Corsa Competizione está no mercado há já alguns anos. Porquê uma análise agora? Para os mais distraídos, o jogo recebeu recentemente uma versão nativa PS5 e Xbox Series, que visa tirar melhor partido da actual geração de consolas da Sony e Microsoft. Era possível jogar a versão da geração passada em modo de retrocompatibilidade nas novas consolas para se ter uma experiência mais fluída do que aquela oferecida na geração anterior, mas agora, com versões nativas, a experiência está mais aprimorada. Honestamente, à primeira vista, esperava um pouco mais no que toca aos gráficos, tendo em conta o novo hardware e o facto desta versão ter sido anunciada em Agosto do ano passado. O nível de detalhe nos elementos em redor da pista, como o público ou o próprio cenário em background, fica abaixo do esperado. Dito isto, as várias melhorias visuais, embora um pouco subtis, têm um impacto positivo na apresentação do jogo. A imagem está mais nítida, as sombras têm mais qualidade, e existem mais elementos em redor da pista, como uma maior quantidade de vegetação. Além disso, a performance na versão PS5 é boa, não tendo notado quebras de fluidez mesmo em momentos mais caóticos em situações de chuva. Este é um aspecto importante dada a natureza simuladora do jogo.

A existência de versões nativas traz outros benefícios, como a redução do tempo de loading. Entrar numa corrida demora cerca de 12 segundos, reduzindo imenso o tempo de espera comparativamente à geração anterior de consolas. A versão PS5, que foi a versão testada, oferece mais alguns benefícios, nomeadamente a utilização do haptic feedback para transmitir uma maior quantidade de informação referente ao carro e pista, a utilização dos adaptive triggers para simular o peso do travão, e também a utilização das activity cards, permitindo aos utilizadores saltar imediatamente para o modo de jogo pretendido. A implementação do haptic feedback talvez não seja a melhor dos jogos de corridas; WRC 9, WRC 10, Dirt 5 e GT7 fazem isso bastante melhor, mas é uma boa melhoria comparativamente ao método tradicional de vibração.

O lançamento original de Assetto Corsa Competizione na PS4 e Xbox One apresentou grandes entraves, em particular uma frame rate de 30 FPS, que não é de todo o recomendado para um simulador. Este novo lançamento para a PS5 e Xbox Series X/S visa colocar a versão consola num patamar semelhante ao da versão PC ao oferecer uma experiência mais fluída, com menos tempo perdido em loadings, e com uma qualidade de imagem melhorada. Assetto Corsa Competizione é um jogo mais dedicado para jogadores hardcore que querem dar uso aos seus volantes, mas que inclui ajudas suficientes para quem vai jogar de comando possa experienciar um bom nível de simulação. Existem alguns problemas estruturais que tornam a barreira de entrada algo alta, mas assim que se entra no ritmo, Assetto Corsa Competizione é o melhor simulador que se pode arranjar actualmente nas novas consolas da Sony e Microsoft.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 8

8

As melhorias visuais, embora não muito notórias, oferecem uma experiência mais detalhada e fluída que a disponível anteriormente. Quem decidir enfrentar a alta barreira de entrada irá encontrar em Assetto Corsa Competizione um dos melhores simuladores de corridas actualmente disponível no mercado.

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Ricardo Silvestre

É o editor da ZWAME Jogos e faz um pouco de tudo no site. Gosta em particular de jogos de corrida, jogos de luta e RPG's, mas também não diz que não a um bom jogo com loot.
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