Variable Refresh Rate já está disponível na PS5
Variable Refresh Rate (VRR) chegou à PlayStation 5. A Sony sempre disse que a consola iria receber suporte para esta funcionalidade mais tarde e, 17 meses depois, está finalmente disponível.
Para quem não sabe o que é isto, VRR permite que os televisores que suportem VRR sincronizem em tempo real a taxa de atualização com o jogo, de forma a reduzir a perceção de quebras de fluidez e de screen tearing.
Para tirar partido disto, precisam de ter um televisor que suporte VRR através de HDMI 2.1. Atualmente, ecrãs com outras tecnologias, como NVIDIA G-SYNC e AMD FreeSync, não são suportados.
Ativar esta funcionalidade é simples. Basta ir ás definições da consola, Ecrã e Vídeo, e verificar se está ligado. Convém também ativar a opção “aplicar a jogos não compatíveis” para que funcione com todos os títulos.
Alguns jogos vão receber brevemente uma atualização que adicionará opções específicas para o VRR, como é o caso de Marvel’s Spider-Man Remastered e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, que com o VRR e 120Hz ativados permite aumentar a frame rate.
A lista de jogos é a seguinte
- Astro’s Playroom
- Call of Duty: Vanguard
- Call of Duty: Black Ops Cold War
- Destiny 2
- Devil May Cry 5 Special Edition
- DIRT 5
- Godfall
- Marvel’s Spider-Man Remastered
- Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
- Ratchet & Clank: Rift Apart
- Resident Evil Village
- Tiny Tina’s Wonderlands
- Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
- Tribes of Midgard