Xbox recusou um acordo de exclusividade com a Marvel há alguns anos atrás

Num excerto do livro The Ultimate History of Video Games Vol 2, da autoria de Steven L Kent, o vice-presidente executivo e chefe da Marvel Games, Jay Ong, revela como a companhia acabou antecipadamente a sua parceria com a Activision e procurou um melhor parceiro (via VGC).
De acordo com Ong, a Marvel Games não estava satisfeita com a qualidade dos jogos Spider-Man que estavam a ser publicados pela Activision e as duas companhias decidiram terminar o acordo de licenciamento que as unia mais cedo que o previsto.
Assim sendo, a Marvel Games foi ter com a Xbox e PlayStation para ver se alguma destas companhias estava interessada em formar uma parceria exclusiva. Ong recorda que a Microsoft recusou, porque a sua estratégia na altura estava focada nas suas próprias propriedade intelectuais.
A Sony, por outro lado, mostrou-se recetiva. “Eu sentei-me com estes dois executivos da PlayStation, Adam Boyes e John Drake, em Agosto de 2014, numa sala de conferências em Burbunk”, disse Ong. “Temos um sonho de que isto é possível, de que conseguimos bater Arkham e fazer pelo menos um jogo ou talvez múltiplos jogos que consigam aumentar a adoção da vossa plataforma.”
A Sony respondeu ao oferecer um jogo exclusivo PlayStation de grande orçamento, baseado no Spider-Man, que ficou a cargo da Insomniac Games. Na altura, este estúdio ainda era independente, mas era considerado “um dos parceiros mais importantes da Sony”.
O resultado final foi Marvel’s Spider-Man, lançado em 2018 para a PS4, que foi muito bem recebido pela crítica especializada e pelos fãs, tendo conseguido vender mais de 20 milhões de unidades. Marvel’s Spider-Man: Miles Morales foi lançado no final de 2020 para a PS4 e PS5 e, até ao dia 18 de Julho de 2021, conseguiu vender mais de 6.5 milhões de unidades.