Análises

Like a Dragon: Ishin!

Slice 'N' Dice!

Versão testada: PlayStation 5
Disponível para: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One
Onde comprar: Comparador ZWAME, Tropical Price

Há uns anos atrás quando assistia a vídeos da jogabilidade do Ishin original, eu fiquei a pensar: “O que é a SEGA está a espera de lançar este jogo fora do Japão?”. Após 9 anos de espera, eis que surge o remake do spin-off da série Yakuza, Ryo ga Gotoku Ishin!, conhecido também por Like a Dragon: Ishin!.

Like a Dragon: Ishin! decorre nos anos de 1860, no fim do período Edo e durante a era Bakumatsu. Japão está em labaredas depois de terem aparecido os navios ocidentais que estimularam os ideais do imperialismo do Shishi, que tem como objetivo de reconstruir a nação em volta do Imperador ao colocar os Bakufu fora de combate e expulsar os estrangeiros.

Sakamoto Ryoma, que tem a aparência do conhecido Kazuma Kiryu, é um samurai do rank mais baixo (gõshi) que nasceu e vive em Tosa. Mas o fato de ele ter sido o melhor homem a utilizar a espada, permitiu-lhe ter o seu treino em Edo. Sakamoto Ryoma, Yoshida Yodo e o Takenchi Hanpeita têm a missão de limpar o governo de Tosa. Porém, numa noite houve um incidente que alterou a vida de Ryoma.

No geral, apesar de a história de não ser tão boa como em outros Yakuza, tem os seus bons momentos. Like a Dragon: Ishin! sofreu algumas alterações ao elenco. Por exemplo, o Yamanami Keisuke que tinha a cara do Isao Katsuragi (do Yakuza 4) passou a ter a cara do Masaru Sera. Também existem personagens novas neste remake, como o Takechi Hanpeita (Keiji Shibusawa), Oryo (Yuki) e Kondo Isami (Koichi Adachi). Caras icónicas como a do Okita Soji (Goro Majima), Nagakura Shinpachi (Taiga Saejima) ou a do Katsura Kogoro (Shun Akiyama) estão presentes. E tal como estamos habituados na série Yakuza, os atores fizeram mais uma vez como é habitual na série Yakuza, os voice actors fizeram um excelente trabalho.

Como habitual num jogo Yakuza, a ação decorre no formato open world e o jogador vai ter que derrotar inimigos de vários tipos para ganhar dinheiro e obter pontos de experiência. O jogo oferece quatro estilos de combate: Gunman, Brawler, Swordsman e Wild Dancer. O esquema de upgrades é semelhante ao do Yakuza 0 e do Yakuza Kiwami. E sem grandes surpresas, a jogabilidade está no ponto certo. Apesar de ser um pouco repetitivo, a verdade é que nunca me fartei de andar à luta com os inimigos, sendo Wild Dancer o meu estilo de combate preferido.

Like a Dragon: Ishin! usa o Unreal Engine 4, mas a essência do original e da série permanece. Coisas como os modelos das personagens, a qualidade dos cenários ou a iluminação durante a jogabilidade ou durante as cutscenes estão perfeitamente trabalhados em comparação com a versão original. Além disso, o jogo corre suavemente a 60 FPS. Existem imensas side quests para completar, mas há uma side quest que é particularmente interessante, chamada Another Life. Sakamoto Ryoma decidiu adotar uma rapariga chamada Haruka que perdeu os seus pais. E o objetivo é ajudar a Haruka a pagar a conta da casa da família dela. E há imensas coisas para fazer como criar uma horta, cozinhar, vender produtos caseiros e, é claro, pagar a tal dívida.

Existem também outras tarefas para fazer em Tosa, incluindo ter que cortar lenha, jogos de azar (Koi-koi, Cho-han, Oicho-kabu), e vários mini-jogos como o Karaoke, Buyo Dancing, Fishing, Rock, Paper Sicssors, Sake Shakedown, Udon Shop, Poker, Cannon Coaching, e Sensual Healing. E até temos corridas de apostas com galinhas (Chicken Racing). Existe muito para fazer e a maioria destes mini-jogos tem a sua piada.

Like a Dragon: Ishin! tem um modo chamado Troopers. Trooper Cards, que podem ser usados no modo história, nos Battle Dungeons ou noutra missão qualquer, podem acompanhar o Ryoma e ajudá-lo em batalha. E para fazermos isso, precisamos de formar um pequeno grupo de quatro. Ao fazermos ligação com um desses pequenos esquadrões num dos estilos de combate do Ryoma, as tropas podem participar no combate.

Existem várias maneiras de ajudar o Ryoma em batalha. Health, Charge Speed (diminui o cooldown time das habiliades das tropas), Trooper Abilities (habilidades especiais que podem ajudar no momento), Corporal Traits e Morale. As várias tropas estão divididas em tipos de especialização: Offensive, Defensive, Medical, Assist, Support e Instructor. Cada tropa está equipado com uma espada, lança e uma pistola. Sword Troopers fazem boa parceria com Swordsman e com Wild Dancer. Por sua vez, Spear Troopers e Troopers sem armas armas fazem boa parceria com o Brawler. Gun Troopers combinam bem com Gunman e com Wild Dancer.

É possível melhorar as nossas tropas de algumas maneiras diferentes. A primeira é a Fusion: Enhacement. Ao fundirmos cartas juntas, uma Trooper Card ganha experiência através das outras. Se essas cartas partilharem a mesma Trooper Ability, a carta base pode vir a obter alguma competência. A segunda é a Corporal Enhancement. Ao concedermos armas que eles pediram, vai causar aos Corporals ganhar alguma competência nos seus Corporal Traits. E por última é a Promotion. Quando algum soldado chegar ao limite de um nível, podemos usar um Promotion Jewel para avançarem para uma classe maior.

As formas de recrutamento dos troopers incluem aceitar as propostas deles após as batalhas contra esses mesmos indivíduos, aceitar as propostas deles após alguma missão ou com o nosso dinheiro. Mantenham-se atentos, porque se os soldados continuarem a falhar nas missões do Battle Dungeons, existe a hipótese de eles desertarem. Uma nota: eu recomendo no Ability Activation a alterarem para Manual Activation em vez do Auto Activation para evitar alguma inconveniência. No geral, acho que estes Trooper Cards são uma boa adição a Like a Dragon: Ishin.

Ryoma vai ganhando Virtue ao completar desafios ou rezar num shrine, por exemplo. E estes Ventures podem ser usados para termos uma horta maior no modo Another Life, aumentar a capacidade do nosso inventário ou aumentar o número de tropas que podemos contratar. De mencionar também que o jogo oferece uma banda sonora muito boa. O único ponto negativo que posso apontar é que dá a sensação de que o jogo não é um passo em frente em comparação com os outros trabalhos recentes da Yakuza Studio. Mas em suma, este spin-off é um grande jogo de ação e um grande remake.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise. Este artigo foi escrito após a atualização 1.001.000.

Veredito

Nota Final - 9

9

Like a Dragon: Ishin! é um remake de grande qualidade.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo