Notícias

Etiquetas de acessibilidade chegam esta semana à PlayStation Store da PS5

A Sony anunciou que esta semana chegam à PlayStation Store as etiquetas de acessibilidade para os jogadores que tiverem uma consola PlayStation 5. Isto significa que estes utilizadores poderão verificar com facilidade se o título que querem jogar inclui as opções de acessibilidade que mais lhes interessa.

As etiquetas de acessibilidade ajudam os criadores a passarem informação detalhada aos jogadores sobre as opções de acessibilidade que os seus títulos oferecem. Na prática isto significa que, ao navegarem pela página dos jogos na PlayStation Store, os jogadores terão disponível uma lista de opções de acessibilidade ao pressionarem o botão do triângulo, sempre que os títulos suportem as etiquetas de acessibilidade.

Em baixo está uma lista de algumas etiquetas de acessibilidade disponíveis, incorporadas em seis categorias distintas:

  • Opções de acessibilidade visuais: incluem texto claro ou texto grande, alternativas de cor, indicações de áudio ou direção do som;
  • Áudio: Controlos de volume, áudio mono, leitor de ecrã ou alternativas às indicações visuais;
  • Legendas: tamanho das legendas, legendas claras ou grandes;
  • Opções de controlo: remapeamento de botões, sensibilidade do joystick, capacidade de jogar sem pressionar botões, pressão rápida de botões ou controlo por movimento;
  • Mecânicas de jogo: configurações de dificuldade, capacidade de omitir puzzles, simplificação de eventos de ação rápida ou velocidade de jogo;
  • Comunicação Online: transcrição de conversação de voz ou texto e comunicação ping;

Esta funcionalidade estará disponível na PlayStation Store para os jogadores que tiverem uma consola PS5, tanto em títulos da PS5 como da PS4. Se as versões para ambas as plataformas estiverem disponíveis, por exemplo, os jogadores poderão comparar as etiquetas de acessibilidade disponíveis para as duas consolas através de um menu dropdown.

As etiquetas irão ser implementadas ao longo desta semana, e a Sony continuará a colaborar com inúmeros criadores para que as adicionem aos seus centros de jogo na PS5 ao longo das próximas semanas e meses.

Visitem o nosso fórum!

Ricardo Silvestre

É o editor da ZWAME Jogos e faz um pouco de tudo no site. Gosta em particular de jogos de corrida, jogos de luta e RPG's, mas também não diz que não a um bom jogo com loot.
Botão Voltar ao Topo