Notícias

Diablo 4 recebe uma nova atualização que traz muitos nerfs

Na análise ao jogo referi que, na altura, havia a incerteza do tipo de balancing que a Blizzard iria fazer a Diablo 4, mas que os constantes nerfs feitos deixavam a indicação de que estavam a dar preferência em nivelar as coisas por baixo. Hoje, isso ficou novamente demonstrado com a nova atualização.

Tal como prometido há umas semanas atrás, a Blizzard lançou hoje uma grande atualização para Diablo 4 que serviu para corrigir problemas, fazer balancing geral e preparar as coisas para o início da Season 1 no dia 20 de Julho. Havia a expetativa de que algumas coisas seriam nerfadas por serem mais forte do que o esperado ou por terem uma interação inesperada com outras habilidades, mas na realidade, os nerfs foram muito além.

Sendo Sorcerer a minha classe principal, vou-me focar mais nela. Todas as classes viram o seu poder afundar, inclusivamente Sorcerer, que era, é e vai continuar a ser a pior classe, pelo menos até à Season 2. Devouring Blaze, o único passivo que a classe tem de momento para dar dano decente viu o seu efeito reduzido. Por exemplo, anteriormente dava 75% de dano extra a inimigos imobilizados, mas agora esse efeito passou para 30%. Contudo, nada levou buff para compensar isto.

No que toca à defesa, a coisa não ficou muito melhor graças ao nerf do Aspect of Disobedience. Este aspect não é exclusivo desta classe, mas o seu nerf afeta consideravelmente a sobrevivência da classe. Como as imunidades não funcionam corretamente e Sorcerer é a classe com menos armadura, isto significa que é, novamente, duplamente penalizada.

No que toca à generalidade da experiência, a coisa também não ficou melhor. O bónus de experiência ao matar inimigos alguns níveis acima foi reduzido. Antes, matar inimigos pelo menos três níveis acima do nosso dava um bónus de 25% de experiência, mas agora é apenas de 15% e tem de ser inimigos dez níveis acima.

Helltides também não escaparam impunes, já que passaram a ser mais desafiantes e menos recompensadoras. Tortured Gift of Mysteries viu o seu custo de Aberrant Cinders aumentar de 175 para 250, e o nível dos monstros nestas áreas passarem a ser três níveis acima do nível do jogador em vez de dois.

Pelo lado positivo, uma das poucas coisas positivas foi o ajuste ao level scaling dos inimigos, sendo agora possível ultrapassar o seu nível. Isto tem efeito no mapa mundo, mas, como seria de esperar, não acontece no conteúdo endgame, nomeadamente World Bosses, Legion Events, Fields of Hatred, Helltide, er Nightmare Dungeons.

A atualização ainda é recente e as suas reais consequências ainda demorarão a aparecer na sua totalidade, até porque a lista de coisas que foram nerfadas é mais extensa do que aquilo que mencionei anteriormente, incluindo ao Cooldown Reduction e a vários efeitos defensivos, mas a reação da comunidade não está a ser particularmente boa em nenhum sítio. Na prática, aparenta ser um momento de “no fun allowed” onde colocar os jogadores numa base bem baixa se sobrepõe à diversão.

Visitem o nosso fórum!

Ricardo Silvestre

É o editor da ZWAME Jogos e faz um pouco de tudo no site. Gosta em particular de jogos de corrida, jogos de luta e RPG's, mas também não diz que não a um bom jogo com loot.
Botão Voltar ao Topo