Versão testada: PlayStation 5
Disponível para: PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S
Onde comprar: Comparador ZWAME, Tropical Price
Test Drive é uma franquia com mais de 35 anos e que esteve a cargo de muitos estúdios ao longo deste tempo. Devo confessar que sinto um bocadinho de nostalgia quando os Test Drive eram desenvolvidos pela Pitbull Syndicate nos tempos da PS1. Doze anos depois do último Test Drive, nomeadamente o Test Drive: Ferrari Racing Legends, a série está de regresso. Este Solar Crown é desenvolvido pela Kylotonn Racing, estúdio mais conhecido pelo seu trabalho nos jogos WRC, mas infelizmente, este não é um regresso em grande.
Test Drive Unlimited: Solar Crown é um jogo de corridas muito ao estilo dos Need for Speed, tendo como palco de fundo a ilha de Hong Kong. Infelizmente, não há nenhum modo single player dedicado, pois este é um jogo always online com foco em jogador contra jogador. O objetivo é ganharmos fama, cosméticos para os nossos veículos, desbloquear eventos e dinheiro para termos acesso aos melhores carros.
O jogador vai poder fazer imensa coisa nesta ilha, desde corridas, contra-relógio, endurance ou Domination. O objetivo deste último é ficar em 1º lugar nos sectores para obter pontos, ou seja, não basta só ficar em 1º lugar na meta. Não só podemos lutar contra a AI nessas mesmas provas, mas também contra um jogador online. Mas não se preocupem que esses eventos têm regras de entrada. Em relação à IA, pareceu-me algo inconsistente. Dá a sensação de que a IA está a fazer batota, mesmo usando carros da mesma categoria e não existe alguma possibilidade de ajustar a dificuldade. Outra experiência que foi um bocadinho frustrante para mim, foi o facto de não haver quick restart. O ciclo “sair da corrida > entrar na corrida > unskipable countdowns” torna-se cansativo.
Existem imensas tarefas principais e secundárias para completar de forma a podermos ganhar reputação e dinheiro. Em termos de condução, gostei da jogabilidade arcade deste Solar Crown. Embora se possam fazer alguns ajustes às opções de controlo, a condução arcade é simples de pegar. Agora vou falar de um modo chamado clãs, que fica disponível ao alcançar o nível 12 na reputação. O jogador pode escolher um clã, mas é uma escolha que não é definitiva. É possível mudar o clã escolhido em qualquer momento, mas isso tem um preço. Cada clã tem os seus benefícios, nada que afete a jogabilidade, mas sim os cosméticos que iremos receber.
Test Drive Unlimited: Solar Crown inclui mais de 125 bólides, entre os quais carros conhecidos como o Ford Mustang GT (2018), Alfa Romeo MiTo Quadrifoglio Verde (2010), Lamborghini Aventador SVJ (2018), Lamborghini Countach LPI 800-4 (2021), Lancia Stratos (1973) ou o Porsche 911 Carrera Coupe (1986). Embora seja uma lista razoavelmente diversificada, admito que, na minha opinião, é algo curta, especialmente quando comparada com outros jogos do género como Forza Horizon 5, The Crew Motorfest ou Need for Speed Unbound.
O jogo fornece-nos um sistema à lá Need for Speed em que podemos aumentar o desempenho dos carros ao melhorar os vários componentes como o motor, as suspensões, os travões, a transmissão, a aerodinâmica e os pneus. E claro, existe alguma personalização visual através da mudança de cor e aplicação de decalques e peças para dar uma aspeto mais pessoal aos nossos carros. Alguns dos decalques podem ser adquiridos no open world.
Contudo, existem vários problemas causados pela componente always online. Durante o meu tempo com o jogo, os servidores estiveram em manutenção algumas vezes. Se houver alguma falha de ligação enquanto estivermos a meio de alguma corrida ou no free roam, somos forçados a ir para o menu principal do jogo, tornando a experiência frustrante.
Visualmente, os carros foram bem recriados e apresentam um bom nível de detalhe. Gostei também dos cenários, tanto de dia como de noite, nos diversos locais da ilha, mas infelizmente o jogo tem algum pop-in e as personagens são pouco detalhadas. E outra coisa que me aborreceu, foi o facto dos decalques nos retrovisores estarem um pouco pixelizados. A nível de performance, o jogo corre a 60 FPS, mas notei algumas quebras ocasionais.
Em suma, gostei da jogabilidade arcade, dos visuais e dos cenários de Test Drive Unlimited: Solar Crown, mas é impossível ignorar os problemas causados pela componente always online e por algumas falhas técnicas. Além disso, o jogo não oferece nada de particularmente único ou com melhor execução que outros jogos do género.
Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.
Veredito
Notal final - 5.5
5.5
Infelizmente, Test Drive Unlimited: Solar Crown tem vários problemas que o colocam atrás de outros títulos do género.