Versão testada: PlayStation 4 (na PlayStation 5)
Disponível para: PC, PlayStation 4, Nintendo Switch
Onde comprar: Comparador ZWAME, Tropical Price
Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes era um dos jogos que tinha pena de ter deixado passar. Joguei-o em casa de amigos na Era da PS2, e quando foi lançado em formato digital para a PS3 e Xbox 360 deixei andar e andar até que foi retirado de venda e fiquei a ver navios. Após muitos anos preso no inferno do licenciamento e de campanhas dos fãs a pedir um novo lançamento, eis que este icónico título regressa através de uma nova coleção de jogos clássicos da Capcom.
Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics inclui no total sete jogos, mas o grande destaque é Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes. Este título teve uma grande influência, não só em jogos de luta mas também na forma como a comunidade experienciava o género. É um jogo 3 vs 3 frenético, onde punir o mau uso das assistências do adversário é quase tão importante como derrotar a personagem que está ativa. O elenco inclui 56 personagens, e embora o equilíbrio entre elas não seja de todo o melhor, a verdade é que o jogo é tão divertido como aquilo que me lembrava. Artisticamente, sempre achei este título super apelativo e a verdade é que ainda hoje, mais de 24 anos após o seu lançamento original, continua igualmente apelativo. É aquele tipo de jogo que conseguiu sobreviver ao teste do tempo.
Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes pode ser o principal destaque e, muito provavelmente, a grande razão para se comprar esta coleção, mas convém não menosprezar os restantes jogos incluídos. Todos merecem o seu lugar nesta coleção, pois lançaram as fundações para o que se seguiria e merecem ser relembrados. X-Men: Children of the Atom foi basicamente o aplicar da fórmula Street Fighter a personagens X-Men, que resultou num jogo com um elenco de 13 personagens e um sistema de combate bastante competente. Marvel Super Heroes continuou essa fórmula, mas agora abrangeu outros super-heróis da Marvel como Hulk e Spider-Man. Por sua vez, X-Men vs. Street Fighter é um crossover que colocou pela primeira vez personagens X-Men contra icónicos lutadores da franquia Street Fighter num formato tag team.
Mas talvez a grande surpresa desta coleção é a inclusão de The Punisher, originalmente lançado em 1993. Admito que não conhecia o título, mas é surpreendentemente bom. Este, ao contrário dos outros títulos desta coleção, não é um jogo de luta mas sim um side-scroller. É violento, divertido, tem um aspeto fantástico e a sua inclusão é sem dúvida muito bem vinda.
Cada título presente neste coleção foi atualizado para ser a sua versão mais completa em termos de funcionalidades até agora. Isto inclui a possibilidade de jogar com personagens secretas, mas existe uma opção que permite desligar isto e desbloquear estes lutadores através dos seus requisitos originais caso assim pretendam. Cada jogo também tem um modo de treino muito completo que oferece várias opções para o CPU e informação sobre a frame data. Para um jogo frenético como Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes, a existência de treino é muito apreciada. E depois, quando se sentirem preparados, podem enveredar pelo online e testar as vossas habilidades contra outros jogadores. Todos os jogos oferecem multiplayer online com rollback. Infelizmente, o grande ponto negativo desta coleção é a ausência de cross-play.
Importa mencionar que esta coleção inclui o modo Museum, onde é possível ver uma galeria de rascunhos, arte conceptual e documentos referentes ao design de cada um dos jogos e também uma jukebox para ouvir as bandas sonoras. Os fãs de Marvel vs Capcom vão encontrar aqui alguma informação muito interessante. A navegação por estas imagens poderia ter sido melhor implementada, mas o propósito do modo funciona na mesma.
Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics é uma das melhores, se não mesmo a melhor coleção de jogos clássicos da Capcom até agora. O grande ponto negativo é a ausência de cross-play, mas de resto, esta é uma coleção de enorme qualidade que oferece sete títulos clássicos com multiplayer online, modo de treino, museu com muita informação e filtros CRT para um aspeto retro. São sete jogos brilhantemente preservados, fruto de um projeto realizado com a claridade e intuito de oferecer aquilo que os fãs pediam há muito tempo. É caso para dizer Mahvel is back!!
Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.
Veredito
Nota Final - 9
9
Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes está novamente disponível para quem, como eu, deixou-o escapar aquando do seu lançamento original. Este título pode ser o principal destaque, mas no geral, Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics é uma excelente coleção de títulos clássicos da Capcom, onde os jogos receberam a atenção devida. Só é pena a falta de crossplay.