Análises

F1 2016

Versão testada: PlayStation 4

Não tem sido fácil ser fã de Formula 1. Nos últimos anos, a competição tem sofrido muitas alterações, nem sempre para melhor, que têm causado alguma falta de emoção e drama nas corridas. Até a competitividade sofreu um duro golpe, a ponto de os principais rivais de uma equipa serem os seus próprios pilotos *cof*Mercedes*cof*.

Curiosamente, os jogos de F1 da Codemasters seguiram essa mesma tendência de inconsistência e de falta de entusiasmo. Desde 2010, ano em que a Codemasters lançou o seu primeiro jogo baseado em F1, que houve sempre algo que fez com que os jogos não fossem uma boa representação deste desporto motorizado. Decente sim, mas nunca uma experiência verdadeiramente boa e marcante. Houve sempre a promessa de algo mais que nunca chegou a concretizar-se. Felizmente, isso mudou este ano e tudo graças a Dirt Rally. Confusos? Passo a explicar.

A série Dirt e a série F1 tiveram uma evolução paralela. Ambos começaram como representações das suas modalidades, mas a cada título que passava, o foco era cada vez mais a tentativa de abranger mais jogadores e não a tentativa de melhorar o núcleo base de jogo. Dirt Rally, título lançado o ano passado para PC e este ano para PS4 e Xbox One, marcou uma mudança na mentalidade. Em vez de tentar atrair mais jogadores, a Codemasters desenvolveu Dirt Rally a pensar nos adeptos de Rally. E foi isto que tornou o jogo um sucesso, tanto na qualidade do produto como na recepção dos jogadores. F1 2016 segue a mesma filosofia. É um jogo de Formula 1 feito especificamente a pensar nos amantes desta modalidade. E o resultado está à vista de todos.

Mas o que isto significa em termos práticos? F1 2016 não conta com um Scenario Mode, um modo que incentivava os jogadores a cumprirem determinados desafios em situações especificas, nem com carros ou pistas clássicas. Em vez disso, o foco foi totalmente na representação da competição de Formula 1. Os principais modos são sem dúvida o Championship Season e o Career.

O Championship Season nem sempre esteve presente nos títulos de F1 da Codemasters, e sempre que isso aconteceu houve uma chuva de críticas, e com razão, por parte da comunidade. Afinal de contas, qual a lógica de não incluir num jogo de Formula 1 o modo que simula uma época de Formula 1? Por isso, aqueles que simplesmente querem simular a temporada podem respirar de alivio, porque vão conseguir fazê-lo em F1 2016.

No Championship Season vão ter a oportunidade de simular uma temporada de Formula 1, podendo escolher qualquer piloto e equipa. Existem várias opções à disposição, incluindo a distância de corrida, danos e penalizações. Para além disso, podem escolher se querem todas as sessões de treino e qual tipo de qualificação preferem.

O Career Mode é um modo direccionado a quem quer algo mais pessoal. Depois de criarmos o nosso avatar e de escolhermos uma equipa, teremos pela frente uma carreira com 10 anos de duração. Dependendo da equipa, os objectivos para a época serão diferentes. Se optarem pela Mercedes, o objectivo é ser campeão em um ou dois anos, mas se começarem na Manor, os objectivos serão mais modestos.

Cada fim de semana de corrida tem três sessões de treino, onde podemos cumprir determinados programas para ganhar importante informação para evoluir a performance do nosso carro. Estes objectivos, que acabam por funcionar como minijogos, visam implementar mais algum realismo no modo. A inclusão destes objectivos pode não parecer significante, mas fazem com que todo o fim de semana de corrida tenha um propósito. As corridas continuam a ser o destaque, mas os dias que as antecedem têm agora uma maior importância, não só nessa corrida como também a longo prazo.

Na pista tudo se conjuga para entregar uma grande experiência. Apesar de os NPCs terem um ar estranho e de haver alguma falta de detalhe no cenário circundante, a verdade é que a Codemasters teve uma grande atenção ao pormenor na hora da recriação das corridas. Mecânicos à volta dos carros na grelha de partida, membros da equipa a colocar as placas com a indicação dos tempos, e festejos de vitórias são alguns dos exemplos. Até é possível fazer a volta de formação da grelha de partida e partida manual ao segurar a embraiagem.

A condução dos Formula 1 está muito bem recriada. Os carros são ágeis a altas velocidades e traiçoeiros em curvas lentas. O tipo de afinação, o composto dos pneus, o desgaste dos pneus e todas as outras variantes têm efeito na condução e desempenho dos carros. Correr à chuva é agora mais desafiante, dando uma maior sensação de subviragem na entrada das curvas e de sobreviragem na saída. Os limitadores também foram retrabalhados para darem uma maior sensação de impacto quando são atacados em força. Tudo isto acontece ao som de grandes efeitos sonoros, onde cada carro tem o seu som característico fielmente recriado.

Como não poderia deixar de ser, tratando-se de um simulador, vão tirar melhor partido de F1 2016 se tiverem um volante. No entanto, o jogo tem várias opções disponíveis para aqueles que jogam de comando. Para além das típicas ajudas ABS e TCS, podem ainda personalizar os controlos a gosto, incluindo deadzones e sensibilidades. Quem jogar de volante terá a melhor experiência possível mas quem jogar de comando irá igualmente conseguir controlar os carros.

Graficamente, os carros estão muito bem detalhados, havendo até o pormenor do efeito de calor a sair do escape e do spray da água no asfalto. Alguns dos cenários circundantes destoam-se por terem pouco detalhe, mas é consequência dos sacrifícios necessários para atingir os 60 fps. Na maior parte do tempo, o jogo corre a 60 fps, mas em certas ocasiões, especialmente em corridas à chuva ou em pistas com bastante geometria como o Mónaco, nota-se alguma quebra de fluidez.

Se à primeira vista F1 2016 parece ser apenas uma simples actualização de conteúdo, na realidade, é muito mais que isso. Os pequenos ajustes à jogabilidade, a implementações de novas funcionalidades e a optimização geral, fazem com que este título seja uma grande recriação deste desporto motorizado e, muito provavelmente, o melhor F1 que a Codemasters já produziu.

 

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 8.5

8.5

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo