Análises

Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 ReMIX

Os mundos encantados da Disney, agora num único pacote.

Versão testada: PS4 Pro

Em retroespectiva, a série Kingdom Hearts foi um projecto ambicioso. A simples ideia de ver a Square Enix, uma companhia veterana em RPGs, a criar um jogo que incorporasse mundos populares da Disney era o sonho de qualquer um. Ainda para mais, se este jogo tivesse referências e personagens da icónica série Final Fantasy. O inicio da série Kingdom Hearts em 2002 arrecadou uma legião de fãs, e a sequela em 2005 confirmou o sucesso desta parceria entre a Square Enix e a Disney.

Mas depois, tudo se complicou. A série Kingdom Hearts provou ser difícil de seguir, pois teve prequelas, sequelas, spin-offs e re-lançamentos, títulos que percorreram gerações e plataformas diferentes. Já para não falar numa história complexa, que se tornava progressivamente mais confusa a cada lançamento.

Com Kingdom Hearts 3 a caminho, seja lá quando isso for, a Square Enix viu isto como uma última oportunidade de colocar os títulos Kingdom Hearts numa única plataforma, uniformizando assim a experiência dos fãs, e preparando o caminho para o último capítulo da história. O primeiro passo foi dado no início desde ano com o lançamento de Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue, e agora, é a vez do segundo passo: o lançamento de Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 Remix.

Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 Remix é um pacote que inclui Kingdom Hearts 1 e 2, Re: Chain of Memories e Birth by Sleep, todos a correr a 60FPS em 1080p (ou 4K caso tenham a PS4 Pro e uma TV que suporte esta resolução), mais as cinemáticas remasterizadas de 358/2 Days e  Re:coded. O valor do conjunto em termos de conteúdo é incontestável e esta é sem dúvida a melhor e mais coerente forma de entrarem pela primeira vez nesta complicada série.

Se, por outro lado, são veteranos da série e jogaram estes títulos nas plataformas originais,  HD 1.5 + 2.5 Remix oferece como incentivo as melhorias técnicas. Os loadings entre áreas e mundos são quase inexistentes, o que aumenta consideravelmente o ritmo de progressão. E com a acção a 60FPS, os combates tornam-se mais dinâmicos e fluídos, beneficiando assim o caos que por vezes acontece nestas situações. Estas duas coisas, juntamente com o aumento da resolução, oferecem uma experiência substancialmente superior face às versões originais.

Apesar de isto se tratar de um pacote de jogos remasterizados, os gráficos são visualmente agradáveis. Os modelos das personagens, incluindo as caras, cabelo e roupas, foram actualizados para os 1080p, resultando em visuais limpos, coloridos e estilizados, algo que consegue aguentar bem os padrões actuais. Isto é particularmente verdade em Kingdom Hearts 1 e 2, pois a base destas remasterizações são jogos PS2. Re: Chain of Memories e Birth by Sleep não se aguentam tão bem por serem originalmente títulos para consolas portáteis, mas estão longe de serem jogos feios.

Mas a passagem destes quatro jogos para os 60FPS não foi isenta de problemas. As cutscenes mantiveram-se nos 30FPS, como tal, a transição entre gameplay e cutscenes, e vice-versa, é “chocante”. Além disso, o aumento de framerate também trouxe ao de cima alguns bugs, devido ao código original estar pensado para os 30FPS. Por vezes algumas animações durante o combate parecem cortadas e existe um ou outro problema menor relacionado com o som. Kingdom Hearts 2 é o que sofre mais, porque, para além do referido, acontece ocasionalmente o jogo crashar durante um save. Com tal, é aconselhado gravarem frequentemente o progresso de jogo.

Com a compilação Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 Remix, a série Kingdom Hearts deixa finalmente de estar fragmentada. Apesar de algumas “peculiaridades” técnicas, este pacote de títulos remasterizados está muito bem conseguido, e graças aos 60FPS, estes jogos nunca correram tão bem. Quer sejam fãs de longa data desta série ou quer seja esta a primeira vez que vão entrar neste complexo universo,  Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 Remix é sem dúvida a melhor forma de jogar Kingdom Hearts.

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 9

9

Quer sejam fãs de longa data desta série ou quer seja esta a primeira vez que vão entrar neste complexo universo, Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 Remix é sem dúvida a melhor forma de jogar Kingdom Hearts.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo