Análises

MLB: The Show 17

Versão testada: PS4 Pro

Não sendo o basebol um desporto com grande representatividade no continente europeu, a franchise anual exclusiva da plataforma da Sony, iniciada em 2006, assente na organização profissional Norte-Americana e Canadiana Major League Baseball, tem tido um sucesso relevante, pela consistência demonstrada no seu produto final, promovendo aos fãs e adeptos a oportunidade de partilhar a sua paixão, através deste videojogo.

Desde logo, o cativante filme de apresentação inicial de MLB: The Show 17, coloca o tom adequado no vibrar e na emoção que emerge deste desporto, o qual, podendo ser considerado de nicho por amantes de outros desportos, leva ao rubro muitos espectadores, fãs e adeptos que seguem as suas mais recentes novidades.

No seu todo, MLB: The Show 17, é um produto muito bem polido, com uma apresentação irrepreensível e muito contemporâneo em toda a sua estrutura. É notória a capacidade de aperfeiçoamento que a SIE San Diego Studio foi alcançando ao longo dos anos com esta franchise, o que é sempre positivo de destacar.

Na sua componente single player, MLB17 está estruturado em 4 grandes áreas distintas: “Road to the Show”, “Retro”, que acaba por ser uma homenagem aos jogos clássicos de basebol do passado; “Diamon Dynasty”; e “Franchise Mode”.

Em “Road to The Show”, intervimos directamente na evolução de uma carreira de um jogador de basebol, através de uma mecânica de gestão de pontos de experiência e de tomada dinâmica de decisões, que torna este modo similar a alguns jogos RPG, onde as diferentes escolhas, conduzem a diferentes resultados. Este modo de simulação de carreira é bastante atractivo na medida em que partimos como um jogador em início de carreira, com os seus sonhos e anseios e procurarmos, através do aperfeiçoamento das jogadas, melhores decisões tomadas na interacção com os treinadores e os nossos representantes e sobretudo na aplicação prática de todos os conhecimentos de jogabilidade e movimentos certos, tornamos-nos um campeão do basebol e colocarmos o nosso nome no Hall of Fame.

“Road to the Show” é, em si, a verdadeira estrela deste MLB17, constituindo a grande novidade em termos de evolução da série, sendo um modo está muito bem estruturado, sólido e que conquista os jogadores pelo modo interativo e imersivo como avançamos na carreira.

“Diamond Dynasty” é um modo que diria equivalente ao Fifa Ultimate Team, onde através de vários tipos de jogos diferenciados, online ou offline, podemos ganhar e colecionar cartas legendárias. Apesar de ser um modo inicialmente um pouco complexo, com a experiência acumulada e à medida que vamos aumentado a nossa coleção, vamos adquirindo mais solidez na jogabilidade e capacidade de vencer os adversários.

Devo destacar que, infelizmente, o modo online revelou-se instável e lento, o que não permitiu usufruir com consistência toda a sua vertente, algo que será certamente melhorado futuramente.

Já com o “Franchise Mode”, o modo que achei menos apelativo, entramos no modo de simulação e gestão mais puro de uma equipa de basebol e das várias componentes que envolvem a sua organização no aspeto mais tático.

Separado de todos os outros modos, encontramos “Retro Mode” que, como indica o próprio nome, é um regresso ao passado através da inserção de uma experiência clássica e descomprometida de jogos de baseball retrogaming, numa vertente arcade que irá ser certamente apelativa a quem privilegia este tipo de homenagens e que queira perceber a génese deste tipo de jogos.

Em termos de performance e solidez, este é um jogo irrepreensível, sendo de destacar, na PlayStation 4 Pro, a disponibilidade de várias opções diferenciadas que podem privilegiar a resolução em 4K, o maior detalhe, ou um superior nível de framerate, sendo que, em ambas as versões da consola, está disponível o sempre satisfatório modo HDR que permite uma maior amplitude e nuance de cores em equipamentos compatíveis.

Em suma, MLB17 é um jogo para apaixonados de basebol, com a certeza de que estão na presença de um título que cimentou a sua qualidade ao longos anos, aperfeiçoando-se num esforço similar aos jogadores iniciados que, com a táctica, treino e escolhas adequadas, permitem tornar-se nas futuras legendas deste desporto

 

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise

Veredito

Nota Final - 9

9

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo