Análises

Overwatch

Versão testada: PS4

O género first-person shooter é extremamente popular e oferece uma enormidade de opções. No entanto, é também um género saturado onde cada vez é mais difícil criar um jogo que se destaque de todos os outros pela positiva e com alguma dose de originalidade. Mas eis que a Blizzard conseguiu isso com Overwatch.

Overwatch é um jogo onde o trabalho de equipa é extremamente importante, pois cada herói tem a sua particularidade e a sua função. Matar muito ou conseguir dar mais dano nem sempre é a melhor opção, e muito menos dará a vitória no final da partida. Essencialmente, Overwatch é uma abordagem moderna ao clássico Team Fortress 2.

No total, Overwatch conta com 21 personagens carismáticas divididas em 4 classes: ataque, defesa, suporte, e tanque. Tendo cada personagem os seus pontos fortes e fracos, há que escolher os heróis de forma ponderada conforme o mapa e o objectivo, e preferencialmente, cada equipa deve ter uma composição equilibrada com personagens das quatro classes.

overwatch review screen 1Uma ou outra personagem necessita de pequenos ajustes, como o super da D.Va, mas no geral, as personagens estão bem equilibradas e nenhuma é demasiado forte ou fraca. Uma coisa importante a ter em consideração é que cada herói tem o seu próprio némesis. Por exemplo, se um Bastion está acampado num canto do mapa, então, uma Pharah torna-se extremamente útil para atacar a longa distância e de ângulos que apanhem o outro jogador desprevenido. Se um Winston se está a tornar num grande problema, então, um Reaper pode fazer maravilhas no duelo directo. Há uma Tracer irritante nas costas? Então, a solução chama-se McRee e na sua habilidade de atordoar. Acima de tudo, nunca se pode esquecer que Overwatch é um jogo de equipa, onde cada elemento deve ter sempre em atenção os adversários e o rumo das batalhas, e adaptar-se de acordo.

Cada herói tem o seu conjunto específico de habilidades, sendo que o super, ou Ultimate Ability, como preferirem chamar, é a habilidade definitiva. Quando bem usadas, estas habilidades podem mudar o rumo de uma partida. O super do Zenyatta pode ser o último recurso para atacar uma zona antes de acabar o tempo, enquanto que o super da Zarya serve como crowd control e até pode ser usado em em conjunção com o super da Pharah ou do Junkrat para aniquilar por completo a equipa adversária. Por sua vez, o super da Mercy é extremamente útil quando vários elementos da nossa equipa estão mortos e é necessário capturar uma zona. Uma Mercy ressuscitar a equipa inteira no momento certo, pode muito bem significar a vitória. Quando os seis elementos da equipa jogam de forma coodernada e com uma boa escolha de heróis conforme a situação, Overwatch revela o quão sublime pode ser.

overwatch review screen 2Overwatch conta com quatro modos de jogo – Assault, Escord, Control e Hybrid, sendo que são bastante similares uns aos outros. O objectivo passa por capturar e controlar uma determinada zona do mapa ou escoltar uma carga através de uma série de checkpoints. Apesar da similaridade entre cada um dos modos, cada partida desenrola-se de forma única e o caos está sempre assegurado. Dependendo dos heróis escolhidos e como são usados, uma equipa pode cilindrar a competição ou envolver-se numa batalha épica no prolongamento. No entanto, nota-se a falta de algo mais sério; nota-se a falta do modo competitivo, que só irá chegar no final de Junho.

Os 12 mapas são na maioria bons em termos de design, e ajudam a que o caos e a imprevisibilidade aconteça em todas as partidas. Mas isto também salienta aquilo que há de pior em Overwatch: os jogadores. Sendo um jogo onde o trabalho de equipa é fundamental, torna-se frustrante ver jogadores que não se interessam pelos objectivos e que só pensam nas suas estatísticas, o que resulta em derrotas. E depois existem aqueles que usam e abusam de tácticas mais manhosas para vencer, ou pelo menos, para irritar. Embora na maioria das vezes seja fácil contrariar uma equipa inteira adversária com o mesmo herói, em certos mapas, principalmente se a equipa for organizada e se estiver a fazer isto de forma propositada, torna-se numa experiência não muito divertida.

Cada partida dá experiência, que varia conforme a prestação. Ao contrário de outros jogos, subir de nível apenas dá acesso a uma caixa com itens cosméticos aleatórios, como skins, falas ou ícones para o perfil. Nada disto tem benefícios adicionais dentro das partidas, e servem apenas para personalizar as personagens e para aumentar um pouco mais a longevidade.

overwatch review screen 3A nível técnico, Overwatch é um jogo bastante belo e fluído, e com um estilo mais cartoon, o que assenta bem no conceito geral do jogo. A nível sonoro, é também um jogo irrepreensível, quer pelo som das armas e dos efeitos especiais, quer pelas falas que incutem uma boa dose de personalidade nestes heróis. A única coisa a salientar a nível técnico pela negativa acaba por ser a forma como os lobbies funcionam nas consolas. Isto porque entre jogos, o party leader não consegue voltar a trás, sendo a única forma sair do grupo e voltar a convidar todos os elementos.

Não posso acabar esta análise sem deixar de referir as opções de personalização do comando. É possível alterar a sensibilidade da mira e o layout dos botões. Nada de novo, é certo, mas o melhor que tudo, é que estas opções podem ser alteradas de forma geral, ou ajustadas especificamente para cada herói. Isto é extremamente útil, pois há heróis que beneficiam mais que outros por ter uma sensibilidade alta ou em ter o salto atribuído ao L1/LB.

Overwatch pode ser um pouco leve em conteúdo, especialmente em modos jogo, mas tudo o que está aqui presente é bastante bom e refinado, e mostra a grande atenção que a Blizzard teve na parte do polimento e balanceamento. No futuro, novos mapas e heróis serão adicionados gratuitamente, e tendo em conta a forma como a companhia tem suportado os seus outros jogos, espera-se que o futuro a longo prazo de Overwatch seja risonho. Mas mais importante que isso, é que o jogo actual é brilhantemente divertido e intuitivo de jogar, e consegue diferenciar-se dos restantes shooters actualmente disponíveis no mercado.

 

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise.

Botão Voltar ao Topo