Análises

PaRappa the Rapper Remastered

Versão testada: PS4 Pro

Hoje tenho em mãos um jogo que já soprou mais de 20 velinhas, lançado originalmente na Playstation Original em 1996. Quem acompanha a marca Playstation desde o seu início é bem capaz de olhar para PaRappa como uma das mascotes da marca juntamente com Crash Bandicoot.

Nesta versão Remaster para a Playstation 4 o jogo foi tratado como se espera, com umas melhorias gráficas que tornam os visuais mais limpos e nítidos, algumas pequenas mudanças no miolo do jogo mas nada mais que isso. Ainda assim a imagem é extremamente nítida e agradável de se ver numa TV moderna.

E o som? Bem, quem não se lembra da música do primeiro nível de jogo? O que torna PaRappa especial é a facilidade com que as suas músicas entram na cabeça. Confesso que já nem sequer me lembrava delas, mas assim que comecei a jogar as memórias ficaram vivas como se ainda ontem o tivesse jogado.
E o desfasamento do que fazemos em relação á melodia que vai tocando no fundo? Ainda se lembram? Pois bem, continua presente e após estes anos todos com dezenas de outros jogos de ritmo presentes no mercado tornam ainda mais evidente algo que “não bate certo neste jogo”. Passo a explicar: na maioria dos jogos de ritmo o jogador carrega nos botões indicados ao ritmo da música e sempre que erramos a música toca mal, em PaRappa the Rapper ao carregar nos botões tocamos uma melodia separada com a voz do nosso protagonista por cima da música de fundo, melodia essa que tem um atraso substancial. Resumindo, quem nunca jogou isto e já jogou outros jogos de rimo é bem capaz de achar que o jogo está estragado…

O jogo não é enorme e numa tarde exploram tudo aquilo que tem para oferecer, para compensar também é vendido a um preço reduzido.
Este remaster não mudou os vídeos que aparecem durante o jogo, eles permanecem com o aspecto e tamanho originais, mas de resto saliento novamente o visual limpo e nítido que é sem dúvida o seu ponto forte.
Esta junção de imagem extremamente nítida e colorida com estas melodias que facilmente começamos a cantarolar fazem-me esquecer que isto já tem 20 anos, e é este tipo de sentimento que desperta nostalgia a quem acompanha a marca Playstation durante tantos anos.

A Sony perdeu uma oportunidade de adicionar algum conteúdo ou até mesmo de corrigir o desfasamento que existia no original, portanto apenas recomendo ParRappa the Rapper Remaster a quem quer matar saudades de um clássico que fez parte dos alicerces da marca Playstation ou aos jogadores curiosos.

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 6.5

6.5

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo