Análises

Sniper Elite 4

Versão testada: Ps4 Pro

Sniper Elite 4 segue as pisadas dos anteriores, novamente no grande teatro da segunda guerra mundial, mas desta vez durante o início dos anos 40 na zona de Itália. Cabe ao jogador fazer a perseguição a uma nova tecnologia míssil recebendo informações sobre o desenvolvimento da história durante a invasão da Itália, mas infelizmente todo esse enredo passa esquecido…

Onde o jogo realmente brilha é no ambiente, nos seus enormes mapas que cada zona do jogo proporciona, em áreas distintas e apelativas que cativam o jogador a explorar e repetir o processo inúmeras vezes. Não é a distinção de objectivos que cativa o jogador a continuar, é a liberdade que oferece e o decidir como fazê-lo que vos vai prender ao comando.

O sistema de disparo continua similar aos jogos anteriores da série, com a devida atenção ao ritmo cardíaco do nosso personagem a condicionar a nossa pontaria, podendo os alvos ser marcados com o uso de uns binóculos, com a já conhecida visão em raio-x de alguns dos nossos melhores disparos a servir de recheio á nossa prestação.
Se decidirmos aumentar o nível de dificuldade também teremos de ter em atenção outros pormenores, como a queda da bala consoante a distancia do tiro e também a direção do vento.

Nem só de snipadas vive o jogo, por vezes temos de dar uso a outras armas. Sniper Elite 4 tem uma variedade substancial de armas da época, desde caçadeiras a metralhadoras e ainda outros brinquedos explosivos. Analisar bem o ambiente e explorar permite ao jogador encontrar outras armadilhas embutidas no cenário ou enganar os inimigos fazendo com que investiguem uma posição anterior onde foram avistados.
Se decidirem andar mais chegados aos inimigos o jogo continua a permitir uma jogabilidade estilo shooter na 3ª pessoa, com um sistema de cobertura descontextualizado, e podem também usar uma abordagem furtiva através do uso de silenciadores e outras ajudas.

Tudo o que o jogador faz em Sniper Elite 4 é contabilizado com pontos de experiência, permitindo subir um Rank que acompanha o jogador em tudo aquilo que o jogo oferece. Ao subir de Rank são atribuídos créditos que permitem comprar novas armas ou equipamento e são desbloqueados desafios para se usarem essas mesmas armas. É possível criar classes personalizadas e usá-las nas missões ou nos modos Co-op e Multiplayer.

No modo Multijogador é possível ter os confrontos em modos de jogo tradicionais, desde Deathmatch, TDM ou Control Point, mas entre todos os modos é o Distance King que brilha no Online. Neste modo é valorizada a distância a que se matam os outros jogadores, fazendo todo o sentido que a expressão de brincar ao gato e o rato esteja presente ao mais alto nível e que os confrontos sejam bem mais pausados e mentais.
Em co-op toda a experiência que podem ter sozinhos é misturada com a vossa criatividade táctica a jogar com amigos. Destaco o modo Overwatch em que um dos jogadores segue um percurso mais elevado usando a Sniper Rifle e o outro anda no terreno com armas normais exigindo assim uma comunicação tática bastante satisfatória.

Sniper Elite 4 não é um jogo do outro mundo mas usa os seus pontos fortes de uma maneira que cativa o jogador a voltar uma e outra vez para tentar superar os seus desafios de maneiras diferentes. Este tipo de liberdade, aliada a uns visuais cativantes fazem deste o melhor jogo da série até agora.

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 8

8

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo