Análises

Super Mario Maker

Depois de New Super Luigi, ficou no ar a questão do que viria a seguir para as aventuras a duas dimensões do canalizador mais famoso do mundo. Uma mudança de direcção artística e temática é sem dúvida necessária, mas o que é que os próximos jogos podem ou devem fazer de original? Enquanto não sabemos o que a Nintendo vai fazer de novo, Super Mario Maker pergunta-nos o que é que nós conseguimos fazer com o que é velho. Já completaste todos os Super Mario e passaste horas em fóruns a falar sobre eles? Então está na hora de passares para o outro lado e fazeres os teus próprios níveis.

Super Mario Maker review 1A primeira coisa que me veio à mente ao jogar Super Mario Maker é que saber reconhecer um bom nível é completamente diferente de fazer um, o que pensando bem, não é propriamente surpreendente. E se isto foi o meu primeiro pensamento, é porque nem tive que me preocupar em aprender a usar a interface do jogo, tão simples e intuitiva que ela é. Sem um ecrã táctil o caso mudava de figura, escolher os elementos, colocá-los no ecrã e experimentar o nível é ridiculamente fácil e rápido, não precisando de explicações demoradas, rapidamente estamos livres para nos dedicarmos à criatividade.

Blocos, power-ups, inimigos, canos, podemos usar quase todos os elementos que vimos nos Super Mario Bros., Bros.3, World e New Super Mario Bros. U, se bem que há algumas coisas em falta como os Charging Chucks, o fato de pinguim ou até a possibilidade de fazer inclinações para deslizarmos.
O que faz mais falta são os checkpoints e a hipótese de colocar moedas gigantes escondidas para usar como objectivos secundários, o que traria outro grau de profundidade à criação de níveis.

Super Mario Maker review 2Com um toque escolhemos que jogo do Mario queremos usar como base e os gráficos, música e habilidades do Mario mudam instantaneamente sem ser preciso fazer o nível de novo.
O cenário de fundo e a música não estão inteiramente a nosso cargo, temos sete tipos de níveis, como Ar-Livre, Casa Assombrada ou Aeronave, cada um com a sua música e terrenos característicos. Cada nível pode ter vários cenários diferentes, mas apenas um estilo de jogo.

Nem tudo vem desbloqueado no início, durante 9 dias recebemos as ferramentas e estilos de jogo diariamente. De facto, não ter tudo disponível de uma vez ajuda-nos a não ficar perdidos e força-nos a ser criativos com poucas ferramentas em vez de usarmos variedade como uma muleta. Apesar disso, é difícil não torcer o nariz a receber conteúdo a conta gotas, se bem que passado 9 dias é um problema do passado e claro, há maneiras de contornar o problema.

Criar níveis perdia o interesse se não pudéssemos partilhar as nossas criações com o mundo; desde que consigamos acabar os nossos próprios níveis, podemos publicá-los online e seguir o número de pessoas que os jogam e acabam, assim como os seus comentários no Miiverse, que aparecem durante os níveis (se quisermos), possibilitando alguma cooperação com a comunidade para melhorar o nosso trabalho.

Super Mario Maker review 3Encontrar níveis online é simples, por criador ou por nível, são listados os níveis em destaque, os mais recentes e os com mais favoritos, sendo possível seguir um criador em específico e filtrar os resultados com algumas opções. No entanto fazem falta algumas funcionalidades, não é possível procurar por estilo de jogo ou nome e não há maneira de aceder facilmente aos níveis dos nossos amigos, sendo preciso procurar pelo código que acompanha a publicação do nível no Miiverse.
Outra maneira de descobrir níveis é jogar o Desafio 100 Marios, onde temos 100 vidas para passar de seguida 16 níveis aleatórios (ou 8 no modo fácil) de outros criadores, o que nos dá aquele sentido de progressão natural num Super Mario e nos mostra criações que de outra forma poderíamos ignorar.

Se nos quisermos prevenir para o caso da Internet falhar ou de sobrevivermos a um apocalipse, podemos descarregar para a consola os níveis que encontramos online e em todo o caso, com o Desafio 10 Marios e níveis de demonstração temos níveis feitos pela Nintendo suficientes para encherem um jogo novo.

Super Mario Maker não é um programa sem sal de criar níveis, a acompanhar o Mario vestido de construtor está uma interface que apesar de ser simples, tem toneladas de charme. Para apagar tudo num nível, tocamos num foguetão para iniciar a sequência de lançamento, o Mario encolhe-se e treme de medo quando aproximamos a borracha dele, até o manual de instruções digital está todo trabalhado e o ecrã inicial esconde algumas surpresas. Certos inimigos e itens podem ser abanados para revelar uma forma secundária, uma forma mais divertida de fazer algo que podia ser um simples ícone a ocupar espaço, até porque ver o Bowser a estrabuchar quando pegamos nele e o abanamos tem algo de catártico. Estes e dezenas de outros pormenores engraçados dão vida até às acções mais simples.

Super Mario Maker review 4Utilizar uma amiibo desbloqueia um cogumelo que nos transforma nessa personagem para ser usada em níveis feitos com o Super Mario Bros., cada figura tem o seu sprite, efeitos sonoros e animações. Caso não se tenha amiibo não há problema, cada vez que passamos o Desafio 100 Marios desbloqueamos uma dessas transformações, havendo 100 delas, nem todas relacionadas com as figuras.

Para lá de um excelente tema principal e interpretações de temas antigos, o jogo também brinca com a música e efeitos sonoros. Enquanto criamos um nível ouvimos apenas os instrumentos de base da respectiva música, mas ao colocarmos elementos no cenário, uma voz robótica canta o nome dessa peça ao tom da melodia da música, completando-a.
Apesar de infelizmente não haver um editor musical, com alguma imaginação conseguimos usar blocos musicais para criar uma pequena música e podem-se adicionar alguns efeitos, sons e até um clip de voz aos níveis, se bem que compreensivelmente, este não passa para a versão online.

Depois de tantos anos a jogar estes jogos, colocarmo-nos do outro lado e criar um nível de Super Mario é um exercício divertidíssimo e estimulante. Podem-se fazer e ver níveis genuinamente bons, ou outros que se fiam em obstáculos sádicos, num conceito original ou numa subversão das convenções Mario. Todo o tipo de níveis vão aparecer, tudo depende da criatividade dos outros e por isso é que é tão entusiasmante ligar o jogo e ver o que há de novo.

Super Mario Maker review 5Fazendo um uso fantástico do Gamepad e do Miiverse, Super Mario Maker é uma forma incrivelmente fácil de libertar o nosso designer de jogos interior. É um título obrigatório para quem gosta de Mario, jogos de plataformas, design de níveis ou só de dar asas à criatividade.
É difícil imaginar uma maneira melhor de celebrar os 30 anos de Super Mario.

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