Análises

The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition

Versão testada: PS4

É tempo de regressar ao mundo de Skyrim, mas após alguns anos o que esperar desta “nova” versão? Com esta edição especial a Bethesda tem com objetivo levar a experiência do jogo original a uma nova geração de jogadores e consolas.

Os novos jogadores, que nunca percorreram as planícies de Whiterun ou mataram dragões e monstros do gelo, podem encontrar na análise original da Zwame toda a informação que precisam, no entanto se pertencem ao grupo daqueles que pretendem regressar vamos seguir com as novidades desta versão.

A diferença mais substancial, pelo menos para quem jogou e vai continuar a jogar Skyrim nas consolas (quem já conhecia o jogo no PC vai ter um impacto menor), é o upgrade gráfico que o jogo sofreu. Skyrim tem agora uns visuais melhorados em relação ao original, com novos shaders usados na água e na neve, melhorias na arte e efeitos de jogo, sistema de iluminação volumétrico melhorado e sombras mais detalhadas, melhor performance a manter os 30fps, entre outras coisas.
Os DLC’s oficiais de Skyrim estão também incluídos nesta versão: Dawnguard, Hearthfire e Dragonborn.

Outra das novidades que vai deixar os fãs das consolas contentes é a inclusão de Mods, mas a quantidade e qualidade dos mesmo varia consoante a consola que estejam a usar.
No momento em que escrevo esta análise as limitações impostas pela Sony à Bethesda, que apenas foram autorizadas após longas negociações, implicam que o jogo use apenas in-game assets e que ocupem o menor espaço possível. Resumindo: a versão Xbox One dispõe de mods com até 5Gb e possibilidade de conterem conteúdo extra jogo; na PS4 os mods estão limitados a 1Gb e só podem conter conteúdo presente no jogo.

O que esta situação proporcionou de imediato foi a presença de 119 mods na Xbox One e apenas 38 na PS4, isto no momento em que esta análise estava a ser escrita. Tendo em conta que esta análise foi feita com base na versão PS4 isso tornou ainda mais evidente a falta de qualidade dos mods disponíveis para esta consola. É certo que não ter mods seria pior mas o facto de apenas ter mods de conteúdo algo irrelevante tornam esta versão Ps4 um pouco incompleta. Já de olho na PS4 Pro a Bethesda promete que esta versão irá correr nativamente a 4K nessa consola.

skyrim-specialPartindo do princípio que são novos jogadores, o alvo da Bethesda para esta versão especial, convém referir que Skyrim continua a apresentar um mundo de jogo considerado por muitos o melhor de qualquer RPG. Numa era onde já se jogou Witcher 3 ainda há espaço para Skyrim! O jogo continua a ter uma envolvência e ambiente fantásticos, missões e personagens que convidam o jogador a passar mais tempo na sua fantasia e ainda umas masmorras cativantes e bem desenhadas. Skyrim é obrigatório!!
Se são como eu, que regressam a Skyrim para mais umas horas, então já sabem o quão especial é este jogo, no entanto fica-lhe a faltar mais e melhor no departamento visual, após alguns anos Skyrim começa a perder um pouco da magia do seu mundo.

 

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise.

Botão Voltar ao Topo