Análises

The King of Fighters XIV

Versão testada: PlayStation 4

Nos anos 90, a série The King of Fighters foi uma das mais importantes series dentro do género de jogos de luta, chegando até a rivalizar com a mítica série Street Fighter. Mas no inicio dos anos 2000, devido a uma tumultuosa gestão existente dentro da SNK, a série The King of Fighters deu um trambolhão para a obscuridade.

Mas seis anos após a sua ultima aparição, a série The King of Fighters está de regresso com The King of Fighters IV (KOFXIV). Esta nova entrada marca a tentativa de revitalizar a série, e para isso, a SNK teve como objectivo fazer um título que apelasse aos veteranos da série, aos que vão pegar pela primeira vez num KOF e também aos jogadores mais casuais.

A “simples” solução para este problema passa por criar um título com uma boa dose de conteúdo, equilibrado e polido, e que seja fácil de apanhar o jeito mas difícil de dominar. E apesar de isto ser difícil de concretizar, a SNK conseguiu fazê-lo com sucesso em The King of Fighters IV.

A primeira coisa que salta à vista é o aspecto visual. Os sprites 2D dos jogos anteriores deram lugar a modelos 3D. Embora o design das personagens seja interessante, os gráficos deixam a desejar, principalmente comparado com outros títulos do género tipo Street Fighter V e Mortal Kombat X. Se calhar, Guilty Gear Xrd -REVELATOR- talvez seja uma melhor comparação, porque reteve o estilo dos sprites 2D e combinou-o na perfeição com modelos 3D. Os modelos 3D em KOFXIV têm um aspecto muito plástico, e no geral, apesar de os cenários terem um nível de detalhe decente, a qualidade da imagem tem um aspecto deslavado.

KOFXIV conta com 50 lutadores (48 ao inicio e 2 desbloqueáveis) com estilos de combate bem diferentes, oferecendo assim uma grande quantidade de opções na hora de formar uma equipa. Sim, uma equipa. Os combates em KOFXIV funcionam em equipas, embora não seja possível trocar de lutadores à vontade a meio de um round. Em vez disso, escolhemos uma equipa de três lutadores e sempre que um é derrotado, é substituído pelo lutador seguinte. As equipas podem ser formados com qualquer lutador ou pode-se escolher uma das 16 equipas pré-formadas. Antes de iniciarem os combates, podem escolher a ordem pela qual os lutadores entram.

Com tantos lutadores, é necessário haver um Tutorial mode capaz de ensinar os básicos. Embora o Tutorial mode presente não seja fantástico, é bom o suficiente para mostrar as mecânicas gerais básicas e os golpes específicos de cada lutador. Com isto, têm a porta aberta para aprenderem o bom sistema de combate aqui presente.

KOFXIV PREVIEW_SCREENSHOT4_494797KOFXIV baseia a sua jogabilidade num sistema de quatro botões: soco fraco, soco forte, pontapé fraco e pontapé forte, assinalados aos botões frontais. Os restantes botões ficam disponíveis para outras funções tipo o desvio de emergência. Os combates são rápidos, intuitivos e muito dependente de combos. O sistema climax permite cancelar golpes para supers e depois para golpes climax em troca de uma grande quantidade da barra de super. Isto não vai ocorrer com frequência nos combates, mas quando acontece, pode mudar o rumo da batalha.

Para facilitar o processo de aprendizagem e também para servir como motivação para se continuar a treinar, foi introduzido um sistema a pensar nos jogadores mais casuais. Se encurtarem a distância para o oponente, podem carregar repetidamente no Quadrado para fazer um combo simples. Isto foi bem introduzido no sistema geral de combate, porque permite aos jogadores façam logo uns golpes engraçados mal peguem no jogo, mas não é exageradamente forte para que incentive o constante spam disto. Esta mecânica é para ser usada como uma base de aprendizagem para combos mais complexos, e não algo usado para basear por completo a sua experiência de jogo.

KOFXIV oferece uma boa quantidade de modos onde podem testar as vossas habilidades. O jogo tem um modo história, onde têm de percorrer 10 níveis com algumas pequenas cutscenes lá pelo meio. Não é nada complexo nem longo, mas pelo menos está presente de origem. A narrativa é vaga, mas o jogo inclui finais para cada uma das 16 equipas pré-definidas que preparam os eventos para futuros jogos.

KOFXIV PREVIEW_SCREENSHOT5_494797Para além do modo história, está também presente um Mission mode que inclui os sub-modos Trial, Time Attack e Survival. Como seria expectável, podem contar com o modo Versus, sendo que este permite fazerem combates de 3 vs 3 e de 1 vs 1. Em relação ao multijogador online, o jogo tem disponíveis os tradicionais modos Ranked Match e Free Match, juntamente com o Online Training. Este ultimo modo permite que dois jogadores simplesmente treinem até se fartarem. Das partidas que fiz, a estabilidade do netcode pareceu-me ser boa e não notei nada de preocupante em termos de lag, o que certamente será uma boa noticia para quem dar tareias virtuais a outros jogadores.

KOFXIV pode ser desapontante em termos visuais, mas é um título com uma jogabilidade sólida capaz de satisfazer os jogadores veteranos e os mais casuais, e que apresenta uma boa quantidade de conteúdo. KOFXIV não é simplesmente uma boa adição à série, mas sim o título que trouxe o nome The King of Fighters de volta à ribalta.

 

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise.

Botão Voltar ao Topo