Análises

Final Fantasy Type-0 HD

Versão testada: PS4

Type-0 é um jogo primeiramente desenvolvido para a PSP, fazendo parte da sub série “Fabula Nova Crystallis” e partilhando aspectos semelhantes possíveis de encontrar em Final Fantasy XIII e XV. Encarem Type-0 como um Spin-off da série Final Fantasy XIII.

Originalmente anunciado como titulo mobile, Type-0 era denominado de “Final Fantasy Agito XIII” e na E3 de 2014, foi anunciada uma versão remasterizada (HD) para Xbox One e Playstation 4. Recentemente foi feito um tweet pela SE a anunciar que também irá sair versão PC e estará disponível via STEAM.

O seu enredo e ambiente foram inspirados em factores históricos tendo sido também a história de Type-0 escrita de forma mais “pesada” que os restantes Final Fantasy. Tendo uma temática militar ou bélica, é possível encontrar dramas político-sociais e choques ideológicos em Type-0.

Conforme referi, a história desenrola-se de forma mais pesada, e sendo o tema a “guerra”, é  de esperar um maior impacto emocional. Aqui visualizamos personagens a combater, sobreviver e muitos a morrer. A violência está muito presente neste Final Fantasy, deixando de lado (no entanto, não totalmente) os típicos romances da serie.

Um dia, o Império “Militesi”, lança um assalto a outra “Crystal States of Orience”, com o intuito de obter controlo dos seus cristais. Class Zero entra em acção quando Rubrum é atacado, para fazer frente à “Militesi”, e é aqui que começa a nossa saga.

Ff_type_0_class_zeroEm Type-0, a narrativa é focada na “Class Zero”, um grupo de estudantes da academia mágica “Vermillion Peristylium” no “Dominio de Rubrum”. É possível interagir com alunos de outras turmas, embora a Class Zero não seja bem vista por todos. Existem no total 14 personagens na turma e todas são jogáveis.

Com o desenrolar da história, é necessário utilizar personagens específicas, mas Type-0 rege-se principalmente em torno de 3 alunos. São eles: Ace, Machina e Rem.

Ao treinar as 14 personagens de forma equilibrada consegue-se aprender um pouco sobre cada uma e assim também se aprende melhor o sistema de combate. Para muitos poderá ser cansativo treinar todas as personagens disponíveis de forma equilibrada, mas conforme o jogo se vai desenrolando, todas serão necessárias e os diferentes estilos de combate, tornam Type-0 bastante divertido e pouco monótono.

O gameplay é bastante semelhante ao do Crisis Core: Final Fantasy VII, sendo possível lutar em batalhas de grande escala controlando os nossos amigos em tempo real pelas batalhas/mapa fora. Das 14 personagens, apenas jogamos com três de cada vez e apenas jogamos ou temos controlo de uma, mas é possível trocar muito rapidamente entre personagens. Caso uma personagem morra em combate, é possível chamar uma das outras personagens de reserva.

As batalhas são basicamente o foco do jogo e aqui temos seguramente os combates com um ritmo mais acelerado que as restantes edições da série. Os combates são bastante frenéticos mas é preciso ser estratégico e saber aproveitar as fraquezas dos inimigos, especialmente nos bosses.

Os gráficos HD são muito bem vindos e dão outra imersão ao jogo. Contudo, Type-0 é um jogo que considero ser de 8 a 80. Existem cenários onde é possível ficar espantado com a qualidade e outros em que se nota perfeitamente que é algo vindo de uma consola portátil. Nota-se a melhoria gráfica nas personagens que controlamos e noutras personagens importantes da história, mas em personagens secundárias, nem tanto.

final-fantasy-type-0-hd-7Type-0 tem problemas no controlo da camera, que simplesmente nunca fica a nosso gosto. No entanto, com alguma paciência e perseverança é possível adaptarmos-nos ao movimento da camera.

A banda sonora mantém-se fiel a nível de qualidade. É um Final Fantasy. Agora, a questão que todos se colocam é: “e será simplesmente mais um remaster?” A resposta não é fácil.

A verdade é que Type-0 não irá satisfazer todos os fãs da série, mas é uma boa “carta” após todos estes anos de Lightning tão criticados. Type-0 fornece uma boa quantidade de horas de diversão enquanto aguardamos ansiosamente pelo lançamento de Final Fantasy: XV

Veredito

Nota Final - 8.5

8.5

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo