Análises

Uncharted: The Nathan Drake Collection

Versão testada: PS4

Quase dois anos após o seu lançamento, eis que a PS4 finalmente recebe um Uncharted. Não se trata do muito esperado Uncharted 4: A Thief’s End, mas sim de Uncharted: The Nathan Drake Collection, uma compilação que inclui as versões remasterizadas de Drake’s Fortune, Among Thieves e Drake’s Deception.

Mas não se deixem enganar porque, ao contrário de outras remasterizações, Nathan Drake Collection reflecte um grande nível de esforço para que o produto final seja algo devidamente polido e indiscutivelmente superior ao produto original.

Os três títulos presentes nesta compilação foram alvo de melhorias gráficas substanciais como o aumento da resolução para 1080p, o aumento da framerate para 60FPS, refinação do sistema de iluminação do ambiente, melhorias aos modelos das personagens, melhorias aos efeitos de partículas, entre outros. O resultado final são três grandes remasterizações feitas pela Bluepoint Games.

Uncharted The Nathan Drake Collection review 1Quem jogou os originais irá imediatamente notar nas melhorias gráficas, e mesmo aqueles que não jogaram as versões originais, vão ficar espantados com o trabalho colocado nesta remasterização. Drakes’s Fortune, por ter sido o primeiro Uncharted, é aquele onde se notam mais as melhorias gráficas. Já Among Thieves e Drake’s Deception beneficiam mais de outra forma, pois as melhorias gráficas ajudam a realçar o espectacular design dos níveis e também a escala destes dois títulos.

Mas as melhorias não se ficaram apenas pelos gráficos. A jogabilidade também foi alvo de alterações. Para manter uma experiência o mais uniforme possível ao longo dos três títulos, a Bluepoint considerou vários itens como forma de unificação. Por exemplo, a lógica da mira e resposta das armas é igual nos três jogos. Drake’s Fortune também beneficia com a adição de alguns sistemas implementados nas sequelas como a “granada de baseball”. Isto significa que podem fazer mira com a pistola ao pressionar no L2 e depois carregar no L1 para o Drake atirar uma granada para onde estava a mira.

Isto mostra o facto de a equipa de produção não se ter limitado apenas na actualização gráfica. É verdade que se nota algum peso da idade na jogabilidade do primeiro Uncharted, o que é normal considerando que é um título lançado em 2007, mas estas melhorias trazem  alguma frescura ao jogo. Contudo, a Naughty Dog e a Bluepoint poderiam ter ido um pouco mais longe na optimização da jogabilidade dos três títulos, principalmente no sistema de cover.

Uncharted The Nathan Drake Collection review 3A nível de animações, Drake’s Fortune não envelheceu muito bem, enquanto que Among Thieves e Drake’s Deception permanecem bastante bons e atuais. Aliás, Drake’s Deception ainda continua surpreendente devido à quantidade de animações contextuais que as personagens têm e que ajudam a dar credibilidade às suas acções.

Mas afinal o que diferencia Uncharted de outros jogos do género? Esta é uma pergunta que quem nunca jogou um Uncharted poderá fazer, mas a resposta é bem simples. O carisma e interacção das personagens, aliado a uma jogabilidade que combina uma progressão transversal, tornam Uncharted numa experiência bem divertida, interessante, e diferente de outros shooters. Tendo jogado os três de seguida, cada um apresenta os seus pontos positivos, mas o ritmo de desenvolvimento da história de Among Thieves é praticamente perfeito.

Para além do habitual modo campanha, também foram introduzidas algumas novidades. Agora, a dificuldade Crushing já se encontra disponível de inicio, e se quiserem mais algum desafio adicional, podem escolher o novo nível de dificuldade Brutal. Adicionalmente, à medida que forem progredindo, vão desbloquear várias skins. É sempre engraçado ver o Dognut Drake em ação.

Uncharted The Nathan Drake Collection review 4Para além disto, foram introduzidos os modos Speed Run e Explorer Mode. Speed Run, tal como o nome indica, adiciona um timer para que possam seguir o tempo de jogo e comparar com o tempo dos vossos amigos. O Explorer Mode é algo mais pensado para os jogadores casuais ou iniciantes, onde a dificuldade de combate é reduzida.

Aqueles que estavam a contar com um modo multiplayer vão ficar desapontados. Uncharted The Nathan Drake Collection não inclui qualquer modo multiplayer, mas até se compreende a decisão, pois daqui a seis meses será lançado o Uncharted 4: A Thief’s End. E ao concentrarem esforços apenas no modo singleplayer, a Bluepoint garantiu que o jogo seria lançado com a melhor qualidade possível. Como forma de compensação, quem adquirir esta compilação irá ter acesso à beta multiplayer e Uncharted 4: A Thief’s End, que irá decorrer entre os dias 4 e 13 de Dezembro.

Uncharted The Nathan Drake Collection é uma verdadeira remasterização, já que se mantém fiél ao produto original, e ao mesmo tempo, actualiza e melhora a experiência de jogo. Drake’s Fortune apresenta algumas rugas, mas Among Thieves e Drake’s Deception mostram o quanto a Naughty Dog aprendeu a contar histórias. Não tenham dúvidas; esta é uma uma excelente forma de relembrar a história de Drake e companhia, ou de experimentarem a série pela primeira vez e prepararem-se com o que aí vem com Uncharted 4: A Thief’s End.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 9

9

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo