Análises

Dynasty Warriors 9

Infiltrar em bases inimigas, destruir mais de mil inimigos e derrubar o general inimigo - Bem-vindos ao mundo do Dynasty Warriors

Versão testada: Playstation 4 Pro

Embora a série Dynasty Warriors não seja tão conhecida como a série Final Fantasy, já vai fazer 21 anos. Mas será que a Omega Force conseguirá levar este Dynasty Warriors 9 ao sucesso e fazer esquecer os anteriores títulos? Eu diria que não e passo a explicar o porquê.

Dynasty Warriors 9 é um Hack ‘n’ Slash game (Musou) na visão da terceira pessoa com pequenos elementos Stealth e o objectivo geral do jogo é entrarmos nas bases inimigas, derrubarmos uma enorme quantidade de adversários e derrubar o chefe inimigo. Pela primeira vez na série Dynasty Warriors, temos um jogo em formato mundo aberto, sendo que esse mesmo, trata-se do mapa da China. O utilizador pode andar livremente a pé, a cavalo ou de canoa, assim como comprar, vender e fazer craft a certas coisas. O ciclo Dia-Noite e a chuva também estão presentes neste jogo.

Tal como nos anteriores Dynasty Warriors, a história de Dynasty Warriors 9 segue a novel chinesa “Romance of the Three Kingdoms”. Essa mesma história é contada através das 94 personagens jogáveis presentes no jogo que vêm dos quatro maiores clãs: Wei, Wu, Shu e Jin, portanto, vai levar algum tempo a perceber o que é que realmente se passa durante o jogo. Inicialmente só podemos escolher um dos três oficiais dos clãs Wei, Wu e o Shu: Cao Cao (Wei), Sun Jian (Wu) e o Liu Bei (Shu). A história consegue ser agradável por causa do entrelaçamento das personagens.

Ora bem, como referi anteriormente, a maioria das missões principais e das missões secundárias têm como objectivo entrar nas bases inimigas, derrubar uma enorme quantidade de inimigos e vencer o chefe inimigo. Por vezes temos de invadir certos territórios antes de irmos para o território final, para que os nossos companheiros possam ir para a linha da frente, de forma a desmoralizarmos os inimigos. A acção é frenética e é engraçado sentirmos como se fossemos um deus pelo fato de estarmos a derrotar mais de mil soldados. Porém, o jogo perde imensa qualidade pelo fato de estarmos a repetir o mesmo tipo de missão, agora imaginem isso com 94 personagens. Sim, podemos perfeitamente virar o jogo sem fazer crafting, com a excepção dos itens de cura. Sinto que este Dynasty Warriors 9 podia ter perfeitamente um modo cooperativo online ao estilo dos Far Cry. Dynasty Warriors 9 tem uma boa variação de armas desde blades, spears, bows, entre outras, que alivia ligeiramente as missões repetitivas e pelo fato dos combates serem pouco profundos pela falta de uma variação ligeira.

O mapa é fantasticamente vasto, com imensos sítios naturais deslumbrantes para explorar e locais para conquistar e visitar. Graficamente falando, as personagens estão bem desenhadas e tratadas, isto apesar do jogo ter algumas casas com poucos detalhes e de ainda ter alguns problemas gráficos na maioria dos locais, mesmo após a actualização 1.03. A banda sonora, as vozes dos actores (chineses) e os efeitos sonoros adequam-se perfeitamente ao ambiente chinês do jogo.

De referir também que o jogador pode caçar animais e pescar peixes, que mais tarde podem ser usados no Teahouse para aumentarmos temporariamente o nosso ataque, defesa e outras estatísticas. Ao obter upgrade points, que podem ser conquistados através dos inimigos invulgares, o jogador pode usar esses mesmos para melhor a Health bar, Musou (técnica especial), Stamina, Attack, Defense, Power, Toughness, Speed e o Bow Skill.

Também é possível fazer Reforge às armas seja no Trigger Attack (Launch, Stun e o Knock-Down) ou no Reactive Attack (Counter, Guard Break e o Assault), que podem ser embutidas com as Gems que obtidas como, por exemplo, o Colt Gem que dá temporariamente +1% de danos quando se está em cima do cavalo e dá mais 3 de Attack Speed.

No geral, o Dynasty Warriors 9 não é um mau jogo, mas foi prejudicado pela enorme repetividade das missões e por erros técnicos. Talvez, quem sabe, se no próximo Dynasty Warriors, a Omega Force irá fazer melhor os trabalhos de casa, mas vai ser muito difícil de acreditar.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise. A análise foi feita após a actualização 1.03.

Veredito

Nota Final - 6.5

6.5

Se tiverem mesmo paciência de chinês e não ligarem aos erros, Dynasty Warriors 9 consegue ser um bom jogo.

User Rating: 2.45 ( 1 votes)
Botão Voltar ao Topo