Análises

Unravel Two

Dois novelos numa grande aventura

Versão testada: PC

Unravel Two foi lançado surpreendentemente no próprio dia em que foi revelado durante a conferência da Electronic Arts na E3 2018, a qual decorreu a 9 de Junho em Los Angeles, sem qualquer marketing ou campanha publicitária que mostrasse o que traria esta sequela do original Unravel, um adorável jogo de plataformas com um original e muito simpático personagem, Yarny.

Assim, em Unravel Two, a surpresa inicial passou logo por sabermos que o jogo traria uma vertente de jogabilidade em modo cooperativo, na medida em que daria para controlar dois Yarnys em simultâneo. Este aspecto trouxe logo uma enorme frescura ao jogo original, permitindo introduzir muitas variantes aos puzzles a ultrapassar e ao modo como seriam abordados os desafios ao longo da história. Mantendo-se algumas das mecânicas do jogo original, tendo por base o uso do fio para alcançar determinados objectivos, o foco da jogabilidade altera-se contudo para a necessidade de existir uma cooperação permanente entre os 2 personagens.

Neste aspecto, achei muito original o modo como a jogabilidade em modo cooperativo local poderia ser adaptada, de um modo muito simples e intuitivo, para que um jogador apenas pudesse controlar 2 Yarnys em paralelo. À distância de um toque de um botão, podemos intercalar entre os 2 personagens (ou, em determinadas situações, uni-los como se fosse apenas um Yarny) e deste modo ultrapassarmos qualquer desafio, sem estarmos dependentes de um segundo jogador. Na minha opinião, Unravel Two torna-se efectivamente mais divertido quando temos 2 jogadores a entreajudar-se e a dar dicas entre si para resolução dos problemas. Contudo, tendo maioritariamente jogado a solo, nunca tive a sensação de ser obrigatório a existência de um segundo jogador para me ajudar na medida em que, a resolução dos puzzles com os 2 Yarnys, com dificuldade que vai incrementando à medida em que vamos avançado ao longo dos vários cenários distintos da história principal, foi de resolução muito intuitiva com apenas 1 jogador e 1 comando. Neste aspecto, considero que o jogo está exemplarmente balanceado.

Em termos gráficos o jogo também apresenta melhorias muito significativas em relação ao seu antecessor, com espaços mais amplos, luminosos e um uso muito envolvente dos vários tons e nuances de ambiente. O jogo apresenta um bom ritmo e os puzzles vão sendo resolvidos normalmente, sem termos que recorrer às ajudas que o próprio jogo possibilita aceder.

Um aspecto que também é bastante positivo, para dar maior longevidade a Unravel Two é que, para além do jogo base, temos dezenas de subsecções centradas especificamente na resolução de puzzles. Estas não são obrigatórias de se ultrapassar para concluir o jogo principal, contudo, tornam-se uma mais valia para dar mais valor e interesse na exploração de soluções a dois, para resolução dos inúmeros desafios não incluídos no jogo principal.

Em termos de jogabilidade, devo salientar que as mecânicas estão muito bem consolidadas e neste aspecto o jogo está bastante polido e sólido. Tudo é bastantes responsivo, sem qualquer lag ou algum tipo de falhas que nos façam perder um salto, cair de uma plataforma, ou ficarmos acidentalmente presos nalgum ponto do cenário. Tudo é fluído e muito envolvente. Adicionalmente, para trazer a imersão necessária, temos a música original, que mantém os sons folk tradicionais do jogo anterior e os sons do meio ambiente que estão com bastante qualidade.

Em suma, Unravel Two é um bom jogo de plataformas, que consegue inovar em relação ao seu antecessor e que, num cenário de concorrência perante tantos lançamentos, merece um destaque pela sua qualidade, solidez e possibilidade de jogo a solo ou em modo cooperativo local, algo que, neste tipo de jogo, abre as portas a que o divertimento de conduzirmos os dois adoráveis Yarnys e ultrapassarmos os vários desafios, seja partilhado localmente por mais que um jogador em simultâneo.

Sistema utilizado: AMD RYZEN 5 1600X 3.6GHz, NVIDIA GeForce GTX 1080 TI 11GB, 16GB Ram DDR4, SSD 500GB, Windows 10
Nota editorial: Jogo adquirido pelo próprio reviewer.

Veredito

Nota Final - 9

9

Unravel Two é um bom jogo de plataformas, que apresenta uma jogabilidade sólida, e que é capaz de inovar em relação ao seu antecessor. Além disso, é preciso destacar a adição de um modo cooperativo local, que abre portas para diversão adicional.

User Rating: 2.76 ( 4 votes)
Botão Voltar ao Topo