Análises

Mega Man X Legacy Collection 1+2

Duas Mega colecções de uma das franquias mais conhecidas da Capcom

Versão testada: PlayStation 4 Pro

A série Mega Man, conhecido como Rocketman no Japão, é uma marca icónica dos anos 80 tal como o Pac-Man, Frogger, Q*Bert ou o Arkanoid, e é quase tão velho como a série Street Fighter, também da Capcom. No seguimento daquilo que fez em Street Fighter 30th Anniversary, a editora japonesa decidiu dar o mesmo tratamento à franquia Mega Man, fazendo duas colecções da série X.

Cada colecção ficou 4 jogos da série X; a colecção 1 ficou o Mega Man X, X2, X3 e o X4, enquanto que a colecção 2 ficou com o X5, X6, X7 e o X8. Apesar de eu não ter grande experiência na série, percebo o porquê de Mega Man ser amado por milhões de pessoas. É daqueles jogos de antigamente em que mostra o porquê dos jogos nostálgicos serem divertidos mas difíceis, o que para mim é satisfatório.

Visualmente são fieis aos originais que passaram na SNES, Sega Saturn, PS1, PS2 e no PC, e oferecem a possibilidade de alterar o tamanho da imagem, seja para 4:3 ou preencher a totalidade do ecrã. Sendo eu um retro gamer dos anos 90, preferencialmente opto sempre pelo formato 4:3. Aqueles que quiserem, também têm à disposição alguns tipos de filtro diferentes, que suavizam os gráficos ou que emulam um monitor CRT.

A Capcom tomou a grande decisão de colocar um Museu nas colecções que certamente farão as delícias dos fãs, pois estão completamente recheados de informação relacionada com a série Mega Man X. Desde informações sobre as personagens de cada jogo, ilustrações, bandas sonoras, figuras de acção e trailers dos jogos (em japonês ou em Inglês), incluindo até cutscenes (anime) originalmente realizados no jogo Maverick Hunter X. Não deixo de admitir que a Capcom esteve de parabéns neste aspecto.

Em ambas as colecções, temos um modo chamado Mega Man X Challenge em que no qual temos de defrontar dois bosses aos mesmo tempo, seja qual for o boss da série X. Um exemplo disso é o Chill Penguin (Mega Man X) com o Frost Walrus (Mega Man X4). Em qualquer jogo, se o jogador sentir dificuldades em progredir, pode alterar a dificuldade para o Rookie Hunter Mode.

Mas não posso deixar de mencionar uma estranha omissão. Não percebo o porquê de a Capcom não ter colocado o Mega Man X: Command Mission nestas colecções para as tornar ainda mais apelativas e completas. Apesar disso e mesmo que o X6, X7 e o X8 não pareçam grande coisa comparativamente com os restantes títulos, no geral, acabaram por ser duas colecções agradáveis e divertidas e de certeza que os fãs da icónica série Mega Man irão ficar muito satisfeitos com o resultado final.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 8.5

8.5

Em suma, duas boas colecções para os fãs da série Mega Man, que acaba por servir como aperitivo para Mega Man 11.

User Rating: 2.65 ( 1 votes)
Botão Voltar ao Topo