Análises

Strange Brigade

A série Indiana Jones da Rebellion.

Versão testada: Playstation 4 Pro

Se costumam jogar as obras da Rebellion, como Sniper Elite e Zombie Arms Trilogy, certamente que se vão sentir familiarizados com este Strange Brigade. Trata-se de um Third-person shooter cooperativo (também podemos jogar a solo) cujo objectivo é abater múmias e explorar ruínas antigas. E não, não é primeira vez que a Rebellion faz jogos relacionados com múmias, já que em 2000 tivemos o The Mummy para a PSOne e para PC.

Imaginem o Strange Brigade como se fosse uma série Inglesa televisiva dos anos 30, em que 4 heróis têm que matar o espírito da Seteki, uma rainha malvada e com sede de poder que foi libertada pelo arqueologista Edgar Harbin. Nalangu Rushida, Gracie Braithwaite, Prof. Archimedes de Quincey e o Frank Fairburne são os nomes das personagens. Durante o gameplay ou durante uma cutscene, Strange Brigade consegue captar positivamente o espírito das séries aventureiras dos anos 30. Contudo, a Rebellion cometeu um erro básico, que não deveria de acontecer tão frequentemente como ainda acontece: as legendas são minúsculas. Por vezes, nem dou conta das legendas e vai-me este pensamento depois de ter estado distraído, “huh? O quê? O que é que se passou?”.

Como disse anteriormente, o jogador vai ter de se aventurar por locais inexplorados, sempre com o Narrador a descrever os acontecimentos, e usar a massa cinzenta para resolver os puzzles, descobrir tesouros e diários, matar múmias, esqueletos e mais umas quantas criaturas. A campanha do jogo não é assim tão linear e em consequência disso, temos que olhar para os locais e descobrir o que é que podemos fazer para abrir o caminho para avançar ou desbloquear uma sala secreta, o que na minha opinião foi um aspecto que me agradou, uma vez que eu gosto de puzzles ligeiramente desafiantes. Mas não se preocupem que alguns puzzles é entre o fácil e o normal. Existem sempre armadilhas que podem ser usados contra os nossos inimigos, mas tenham cuidado, porque vocês ou os vossos parceiros podem levar com essas armadilhas que é quase morte na certa.

Temos um bom leque de armas desde espingardas, metralhadoras, caçadeiras, pistolas, revolveres, dinamite, granadas, molotov cocktail e os amuletos. Falando no caso dos amuletos, digamos que são uma espécie de golpe especial que podem usados contra os inimigos. Um exemplo disso é o Chariot Charge que derruba as múmias com uma força devastadora. Para podermos usar os amuletos, temos que matar os inimigos e recolher as almas que eles deixaram até a esfera estar preenchida. Também temos armas especiais durante as missões, que podem ser adquiridas aleatoriamente numa caixa por 500 ou 1000 moedas. Sniper Rifles, Flamethrowers e entre outras armas especiais estão dentro dessas caixas.

Strange Brigade não tem regeneração de energia (excepto quando está na zona vermelha), portanto temos que usar health potions para revitalizar a nossa energia. E já agora, o utilizador não pode levar mais do que um health potion. Sempre que o jogador é abatido e se tiver um health potion na sua posse, podemos ser ressuscitados num sarcófago (só que fica com a barra de energia na zona vermelha). Giro não é?

Para além do modo campanha, também temos o modo Horde (sobreviver às ondas de inimigos) e o Score Attack. Em qualquer destes modos, o jogador pode  jogar a solo ou em modo cooperativo  para até 4 jogadores. E falando neste último modo, é sempre engraçado e satisfatório de jogar em cooperativo (especialmente com amigos), não tendo notado quaisquer problemas com LAG. Mas há aqui uma grande falha, pois só existe modo cooperativo online e nada de multijogador local. É uma pena, pois este jogo seria extremamente divertido com cooperativo local.

Strange Brigade apesar de correr a 30 FPS, também nos fornece a opção de colocar a 60 FPS, mas com a frame rate desbloqueada. Confesso que não notei grandes problemas de fluidez durante os 60 FPS e também não notei grandes diferencias visuais entre os dois modos de performance. Em suma, apesar de ter levado com os ataques da múmias, a Rebellion consegue escapar com vida e chega ao túmulo secreto no qual encontra o bom tesouro chamado Strange Brigade.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 7.5

7.5

Apesar das suas falhas, Strange Brigade consegue ser um bom jogo cooperativo com puzzles engraçados.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo