Análises

Two Point Hospital

Análise feita. O Two Point Hospital pode receber alta.

Versão testada: Playstation 4 Pro

Numa altura em que o mundo anda a lidar com o novo Coronavírus, Two Point Hospital, que chega agora às consolas graças à Red Kit Games, oferece uma abordagem mais leve à temática das doenças, curas e gestão hospitalar, fazendo lembrar o velhinho Theme Hospital. Depois de ter sido lançado para PC em finais de Agosto do ano passado, é agora a vez dos jogadores da PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch experimentarem este bom e divertido título da autoria da Two Point Studios.

Hmm… como é que este jogo pode ser descrito? Já sei. Hospital Manager 2020! Substituam as bolas de futebol, os treinadores e outras coisas que só dizem respeito ao Football Manager, por doutores, enfermeiras, assistentes e zeladores. Sem surpresa, o objectivo geral é curar os doentes e feridos e levar os nossos hospitais ao sucesso e ter uma boa saúde financeira.

Inicialmente começamos sempre com uns modestos 200 mil libras, e o primeiro passo é construir uma recepção e contratar um assistente para ocupar esse lugar. Depois disso, é construir um consultório e contratar um doutor para o mesmo. Posteriormente, há que expandir o hospital e construir mais coisas, como salas para a cardiologia, sala de descanso para o staff, casas de banho, e até uma clínica para palhaços. Mas esses sítios podem ficar mais harmoniosos com decorações, como plantas e posters, para deixar as pessoas contentes. Se tivermos um balanço positivo nas contas, sempre podemos construir mais hospitais.

Se o utilizador tiver contas negativas ou com poucos fundos, sempre pode obter um empréstimo no banco. Também podemos ver e alterar (aumentar ou diminuir) os nossos preços de forma a tentar a encontrar uma solução para o nosso problema financeiro. Mas tenham atenção que se aumentarmos o preço em demasia, os nossos clientes irão recusar a pagar a conta. Portanto, será preciso encontrar um equilíbrio.

Itens como os caixotes de lixo, bancos, snack machines, drink machines, arcade machines são coisas importantes, porque isto evitará que os doentes e o staff fiquem desconfortáveis, com sede, fome e aborrecidas. Em alguns locais são extremamente sensíveis às temperaturas. Se estivermos num local frio, o ideal será colocar aquecedores em todos os sítios e se estivermos num local quente, o ideal será utilizar ar condicionado.

Como disse no início, vamos ter que contratar doutores, enfermeiros, assistentes e zeladores. Todos eles têm funções, salários e competências diferentes uns dos outros. Existem alguns zeladores que conseguem reparar as máquinas, enquanto que há outros zeladores que conseguem melhorar as máquinas. E também existem zealdores que conseguem limpar… fantasmas. Sim, tem piada, mas é verdade. Quando alguém morre nos nossos hospitais, por vezes aparece um fantasma a assustar os nossos clientes e então convém ter um zelador com a qualificação Ghostbuster.

Os assistentes, bem, para além de trabalharem nas recepções, são essenciais no Marketing. Os doutores podem trabalham nos consultórios, na Psiquiatria, na X-Ray, na De-Lux Clinic, na Pans Lab, na Chromatherapy e na Research. Neste último, podemos pesquisar projectos para designar novos tipos de equipamentos como a X-Ray e a Chromatherapy. Os Enfermeiros podem ser utilizados na Pharmacy, General Diagnosis, Cardiologia, Ward, Clown Clinic e na Fracture Ward. Por sua vez, os zeladores, para além daquilo que tinha dito anteriormente, fazem também refill às Snack Machines e às Drink Machines, limpam os caixotes do lixo e regam as as plantas.

Após algum tempo, somos convidados para uma cerimónia em que na qual podemos receber 8 prémios (e dinheiro) se formos bem sucedidos. Não esquecer que temos challenges principais para fazer. Uma vez completados, ganhamos uma estrela e podemos prosseguir para o próximo hospital no mapa. Tenho que confessar que fiquei surpreso quando vi tanta gente ficar entusiasmada com o Two Point Hospital. E não é para menos. Quanto mais joguei, mas viciado fiquei. Tirando o fato dos controlos serem um pouco difíceis, principalmente quando estive a decorar várias paredes com quadros e de repente passa para o outro lado da parede. Mas mesmo assim é divertido controlar aquilo tudo que o Two Point Hospital oferece.

Os gráficos cartoonizados do Two Point Hospital são simples mas bons. Em termos de músicas, são boas mas algo repetitivas, mas nem isso me faz largar o jogo. No geral, este é um título muito bom e que merece a atenção de todos. Two Point Hospital acabou de receber alta e está de saúde.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise. Este artigo foi feito após a actualização 1.01.

Veredito

Nota Final - 9

9

Two Point Hospital acaba por ser uma surpresa agradável e faz jus ao clássico Theme Hospital.

User Rating: 4.83 ( 2 votes)
Botão Voltar ao Topo