Análises

Unrailed!

Apita o comboio.

Versão testada: PC

Unrailed! é um jogo cooperativo online cujo objectivo é manter um comboio em movimento sem que descarrile devido a um dos muitos perigos existentes nos mapas. Para isso, os jogadores têm de cooperar entre si e criar um caminho férreo para que o comboio se mantenha em movimento. Após mais de um ano em Acesso Antecipado, o jogo chega agora na sua versão final.

O conceito e a jogabilidade de Unrailed! são bastante simples, mas isto não significa que seja um jogo fácil. Os mapas são gerados aleatoriamente, e através de uma jogabilidade básica mas intuitiva, os jogadores terão de se organizar para ir criando um caminho férreo o mais rapidamente possível, através da recolha de recursos como pedras e madeira, e também há que ter atenção a diferentes obstáculos e desafios, como rios, ladrões, ou o sobreaquecimento do motor.

Entre cada sessão, que começa numa estação, podemos actualizar o nosso comboio com novas carruagens e melhorias que aumentam a nossa eficácia de nível para nível. Estas melhorias podem ser conseguidas através de parafusos ganhos tendo por base o nosso desempenho ou escondidos nos níveis, incentivando assim um pouco a que se faça exploração durante a recolha de materiais. Estas melhorias, embora sejam úteis, nunca retiram o desafio do jogo, porque o comboio vai sempre ficando cada vez mais rápido e haverão sempre obstáculos a ter em conta.

Com o progredir no jogo, vamos também avançar por novas áreas com biomas diferentes, incluindo desertos, florestas e zonas com neve. Todas apresentam os seus obstáculos, desafios e segredos específicos, tornando assim o progresso muito mais divertido e interessante. Por exemplo, o deserto causa mais vezes o sobreaquecimento do motor do comboio, enquanto que em zonas frias, a nossa personagem movimenta-se mais lentamente.

Visualmente, o estilo artístico com voxel mantém a simplicidade vista noutros aspectos do jogo. Este estilo não apresenta um enorme detalhe, mas a arte e a estética encaixam muito bem no estilo e conceito do jogo. É uma apresentação orgânica e muito colorida, e cujo estilo se expande também aos menus do jogo. Se há uma crítica a fazer é o facto de não haver distinção suficiente entre os objectos e o cenário. Por vezes os objectos ficam camuflados nos cenários e torna-se complicado ver o que se pretende.

Unrailed! é melhor jogado com outros jogadores, mas caso não tenham essa intenção por qualquer razão, há sempre o modo single player, em que os jogadores fazem equipa com um companheiro controlado pelo jogo. A nível de multijogador, estão disponíveis os modos Sandbox, Versus e também um modo Endless para até quatro jogadores. O Sandbox disponibiliza todos os upgrades e torna-se um bom modo para treinar. Por sua vez, o Versus coloca duas equipas uma contra a outra no mesmo mapa, para ver quem chega à meta primeiro.

Confesso que este jogo me passou completamente despercebido, mas acabou por ser uma boa surpresa. Existe alguma repetição depois de algum tempo, mas a sua simplicidade é aliciante e é um bom party game, e também uma boa opção para aquelas alturas em que se está aborrecido e não se sabe bem o que jogar. É verdade que não existe uma história ou mecânicas muito complexas, mas também não é preciso neste caso. O desafio oferecido pela necessidade de improvisar face aos mapas aleatórios e à cooperação com outros jogadores é o ponto forte de Unrailed!.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 7.5

7.5

Apesar de o jogo poder tornar-se repetitivo, Unrailed! é um bom party game ou uma boa opção para aquelas tardes aborrecidas.

User Rating: 0.05 ( 4 votes)

Ricardo Silvestre

É o editor da ZWAME Jogos e faz um pouco de tudo no site. Gosta em particular de jogos de corrida, jogos de luta e RPG's, mas também não diz que não a um bom jogo com loot.
Botão Voltar ao Topo