Análises

Need for Speed Hot Pursuit Remastered

Versão testada: PlayStation 4 Pro

Ao longo da sua existência, a franquia Need for Speed passou por alguns altos e baixos, e em 2010, a Criterion Games lançou Need for Speed Hot Pursuit, tendo conseguido com sucesso revitalizar a série. Mas desde que a Ghost Games ficou encarregue da produção de jogos Need for Speed que a série começou novamente a perder qualidade. Need for Speed Heat foi o melhor esforço do estúdio, mas ainda assim, ficou aquém do oferecido na geração PS3/Xbox 360 pela Criterion. E agora, eis que Need for Speed Hot Pursuit está de regresso para puxar novamente a franquia para cima, desta vez na sua forma remasterizada.

Primeiro que tudo, o que é que torna este título em algo tão especial? Em essência, Need for Speed Hot Pursuit é a antítese do que a serie se viria a transformar ao longo dos anos seguintes. O que quero dizer com isto? Need for Speed (e o design de jogos em geral) foi evoluindo ao longo desta década para mais e maior. O objectivo é oferecer progressivamente mais conteúdo, mais sistemas de jogabilidade, mapas de maiores dimensões, etc, mas Need for Speed Hot Pursuit foca-se no que deu fama à série e apenas no essencial: corridas, carros e velocidade. Claro que isto é complementado com uma boa jogabilidade arcade.

Need for Speed Hot Pursuit oferece duas campanhas: uma em que desempenham o papel de street racers e outra onde são a polícia, sendo que é possível intercalar entre as campanhas como bem entenderem. Cada uma destas campanhas tem os seus próprios eventos, desafios e recompensas, o que ajuda a diversificar o tipo de corridas oferecidas. Como disse antes, o jogo foca-se no essencial, o que significa que não existe uma história e que não é um jogo em mundo aberto como os Need for Speed mais recentes. Demora cerca de 14 ou 15 horas a completar todos os eventos, mas facilmente retiram muitas mais horas de diversão caso queiram ter medalha de ouro em todos os eventos, bater os tempos dos vossos amigos e jogar online que, e importa salientar, suporta cross-play.

Do lado dos street racers, os eventos propriamente ditos incluem simples corridas ou time trials, duelos entre diferentes carros, e corridas Hot Pursuit. Como o nome deixa antever, estas corridas envolvem a polícia e a utilização de ferramentas como espigões ou turbo. Do lado da polícia, os eventos incluem chegar a um determinado ponto para interceptar um street racer ou impedir que uma corrida se concretize. Há que completam os eventos vão desbloquear novos carros. E claro, está incluído todo o conteúdo adicional lançado para o jogo original.

A nível de jogabilidade, Need for Speed Hot Pursuit é um jogo puramente arcade. É extremamente fácil de colocar os carros a andar de lado nas curvas, mas apesar de ser um jogo de corridas arcade, notam-se algumas diferenças entre os carros. Por exemplo, um Mercedes SLR McLaren tem uma grande velocidade em recta e tem uma traseira muito leve para derrapar nas curvas, enquanto que um Lamborghini Murciélago anda sobre carris e tem uma grande aceleração. É óbvio que as diferenças não são tão grandes caso fosse um simcade, mas essas diferenças existem e fará com que uns prefiram um estilo de carro e os outros prefiram um estilo de carro diferente.

O leque de veículos é bom e abrange várias classes de carros, mas podem contar com nomes como Dodge Viper SRT10, Bugatti Veyron 16.4 Super Sport, Lamborghini Diablo SV, Mazda RX-8 e Subaru Impreza WRX STI, mas também clássicos como Porsche 959, McLaren F1 e Lamborghini Countach. Como disse, existe uma boa variedade de veículos e todos têm um bom som de motor a acompanhar. Os carros da polícia são maioritariamente variantes dos carros disponíveis para os street racers, com algumas excepções.

Mas Need for Speed Hot Pursuit Remastered é um jogo remasterizado. O que isto traz de novo ao jogo? Na geração PS3/Xbox 360, o jogo corria a 720p/30 FPS. Agora, o jogo corre a 1080p/30 FPS na PS4 e Xbox One, enquanto que a PS4 Pro e Xbox One X oferece a opção de escolha entre 4K/30 FPS e 1080p/60 FPS. Por sua vez, a versão Switch corre a 1080p/30 FPS em docked mode e 720p/30 FPS em modo portátil. Pessoalmente, acho que 1080p/60 FPS na PS4 Pro e Xbox One X é a melhor forma de experiênciar este título em consolas. Tendo em conta a velocidade a que as corrida se processam, os 60 FPS constantes fazem maior diferença do que o aumento de resolução. Também estão incluídas outras melhorias, como reflexos aprimorados, uma maior draw distance e sombras refinadas, mas no geral, acho que estas melhorias são demasiado subtis. Parece-me que o resultado final foi um pouco conservador e que havia espaço para algo mais.

Como trabalho de remasterização, Need for Speed Hot Pursuit Remastered deixa a desejar. O original era bom visualmente, mas para os padrões actuais nota-se a diferença de gerações e havia margem para se ter feito mais neste departamento. Mas como jogo, continua tão bom como me lembrava, e demonstra bem que nem sempre mais e maior significa melhor.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 8

8

O trabalho de remasterização podia ter ido mais além, mas o jogo continua tão divertido agora como era há uma década atrás.

User Rating: 5 ( 1 votes)

Ricardo Silvestre

É o editor da ZWAME Jogos e faz um pouco de tudo no site. Gosta em particular de jogos de corrida, jogos de luta e RPG's, mas também não diz que não a um bom jogo com loot.
Botão Voltar ao Topo