Análises

New Pokémon Snap

National Geographic Pokémon

Versão testada: Nintendo Switch
Disponível para: Nintendo Switch

Em 1999, Pokémon Snap para a Nintendo 64 pôs-nos na mão uma máquina fotográfica em vez de uma Poké bola e pediu-nos para fotografar Pokémon nos seus habitats naturais. Com a sua originalidade e maneira única de olhar para o mundo dos monstros de bolso, o jogo encontrou sucesso comercial e com os fãs, mas, por alguma razão, foram precisos vinte e dois anos para finalmente termos uma sequela.

New Pokémon Snap tem as mesmas bases do jogo anterior: avançamos automaticamente pelos níveis por um caminho pré-definido e fotografamos Pokémon em variadíssimas circunstâncias. Para despoletar reacções diferentes, podemos atirar comida, tocar música, chamar à atenção usando um sensor ou atirar bolas que iluminam os monstrinhos. Chegando ao fim de cada nível, escolhemos as fotos que queremos entregar para serem avaliadas pelo professor Mirror. A pontuação de cada foto vai depender da pose e tamanho do Pokémon na foto, se ele está a olhar para nós, se está centrado e sem tem companhia. Podemos escolher que fotos queremos que fiquem guardadas no Photodex, onde cada Pokémon tem direito a quatro e, depois da avaliação, podemos ver todas as fotos que tirámos e, não só guardar as que quisermos, mas tirá-las de novo com calma, sendo possível fazer zoom in e out, mexer na distância focal e reposicionar a imagem para ter um resultado mais ideal e ao nosso gosto, esquecendo a pontuação. Cada área tem quatro níveis (Research Levels) diferentes que são desbloqueados com os pontos que recebemos pelas fotos e em cada nível os Pokémon comportam-se de maneira diferente, podendo haver bichos novos ou caminhos alternativos. Além disso, quase todas as zonas têm uma versão nocturna, por isso o contacto inicial com uma área é só o arranhar da superfície.

É sempre fofo ver um Pikachu a comer, e um Tyranitar zangado – porque lhe atirámos uma maçã à cabeça – dá uma grande foto, mas há coisas a descobrir que vão pedir uma intervenção mais complicada e/ou mais atenção e experimentação. Para incentivar os jogadores a descobrirem tudo o que se passa num nível, vamos recebendo pedidos de fotos de vários comportamentos específicos que provavelmente nunca veríamos de outra maneira. Com a grande variedade de situações que podemos despoletar, há imenso para descobrir e fotografar nos poucos minutos que levamos a chegar ao fim de um trajecto. Podemos ter de ajudar um Deerling perdido a encontrar a sua mãe, apanhar em flagrante quem anda a queimar fruta ou arranjar maneira de tirar uma foto a três Exeggutors seguidos a dormir. Completar estes pedidos é a parte verdadeiramente interessante do jogo; é precisa muita atenção e experimentação para descobrir exactamente o que é que temos de fazer e levar os Pokémon a fazer o que queremos. O que pode ser irritante é receber um pedido de algo que acabámos de fotografar, mas que não conta por termos submetido a foto antes de receber o pedido; não é grave, mas é chato. Chegar ao fim da história é muito simples, umas seis horas chegam, mas a verdadeira diversão começa depois dos créditos: cumprir todos os pedidos e completar o photodex deve exigir umas quarenta horas, dependendo do tempo que se anda às voltas a experimentar coisas. Os níveis e Pokémon escondem uma profundidade que dá imensas razões aos jogadores para revisitar todas as áreas uma data de vezes e tirar aquela foto de que andamos atrás.

Para onde quer que olhemos há vida, como o grupo de Bidoof que constrói uma barragem no rio onde os Ducklett nadam atrás das suas mães, enquanto um Pichu e um Grookey nos seguem curiosamente. A maneira como os níveis estão construídos faz com que pareça que estamos a passar num sítio maior do que o que realmente é; em apenas uns minutos e mostrando apenas um trajecto limitado, New Pokémon Snap consegue mostrar áreas que são credíveis como habitats destes bichos imaginários e, ao mesmo tempo, riquíssimas em conteúdo e quebra-cabeças apresentados de uma maneira que parece natural. Nunca nenhum jogo mostrou o mundo Pokémon com esta qualidade gráfica, nem os monstros de bolso tão bem animados, cheios de vida e interessantes de observar, alvos perfeitos para a nossa objectiva. A banda-sonora é competente, mas, a nível de som, o destaque vai para os barulhos que os Pokémon fazem e que preenchem a paisagem sonora, ajudando a criar áreas naturais mais convincentes, que nos informam de que temos companhia, mesmo que não a estejamos a ver. Sabiamente, a Bandai Namco decidiu usar vozes semelhantes às de animais, em vez de usar as que os ‘mon têm no desenho-animado, porque passar por uma floresta misteriosa era capaz de ser menos imersivo com uma data de bichos a berrar o próprio nome.

Apesar de podermos partilhar qualquer screenshot da Switch numa rede social, o Miiverse faz especial falta nestas alturas. Não é a mesma coisa, mas podemos partilhar online até seis fotos de cada vez e outros jogadores podem dar-lhes um “like” para nos dar aquela injecção de dopamina (fiquem avisados que para ter sucesso nesta pseudo rede social, editar as fotos parece ser essencial). Ao completar pedidos ganhamos coisas que podemos usar para alterar as nossas fotos, como filtros, molduras ou balões de fala, entre outros, o que nos deixa criar imagens mais cómicas. Não é um modo online muito robusto, mas é engraçado poder partilhar e ver as fotos dos outros e, para quem é mais competitivo, também existem leaderboards com pontuações gerais e dos níveis, algo que se adequa ao estilo arcade dos níveis. O Game Boy Printer também já lá vai e os quiosques de impressão que existiram nos Estados Unidos quando saiu o Pokémon Snap original não são uma opção, mas, com uma instax mini Link, podem-se imprimir as nossas fotos.

Divertido, óptimo para sessões curtas, mas viciante o suficiente para ficar colado durante horas, New Pokémon Snap é uma recomendação fácil para fãs de Pokémon, mas qualquer um pode gostar de resolver os puzzles que cada nível esconde e de tirar fotos a uns bichos fofos.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 8.5

8.5

New Pokémon Snap é muito acessível e surpreendentemente profundo, juntando de forma orgânica fotografia, puzzles e um estilo arcade on-rails que pode ser bastante viciante e, acima de tudo, divertido.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo