Análises

Mario Golf: Super Rush

Golfe para pessoas irrequietas

Versão testada: Nintendo Switch
Disponível para: Nintendo Switch

Das poucas vezes que joguei golfe, consegui acertar na bola algumas vezes e isso foi muito giro, mas do que eu gostei mesmo foi de andar de um lado para o outro de buggy. Em Mario Golf: Super Rush não temos um carrinho, mas corremos de buraco em buraco a velocidades desaconselháveis, o que é semelhante.

Claro que um Mario Golf não poderia ser simplesmente um jogo de golfe normal; aqui, a grande novidade é o Speed Golf, onde dizemos adeus a um desporto calmo e temos de nos despachar a dar a tacada e correr atrás da bola para chegar ao buraco o mais rápido possível. Ao correr temos de gerir a stamina para podermos usar o dash específico de cada personagem e até mandar uns encontrões aos adversários que jogam ao mesmo tempo do que nós. Pelo caminho podem-se apanhar moedas e itens para recuperar energia e temos também de evitar inimigos clássicos de Super Mario que tentam bloquear-nos o caminho. Cada personagem tem também um shot especial que, além de certeiro e poderoso, também tem efeitos especiais; por exemplo, o Luigi congela o chão à volta de onde a bola aterra e o Bowser Jr cria uma cortina de fumo. Apesar do Speed Golf introduzir alguma variedade, é, ironicamente, uma maneira mais demorada de jogar, com corridas aborrecidas que não são particularmente entusiasmantes de disputar contra o CPU. No entanto, a jogar com outras pessoas, o modo ganha outra vida, com a correria e os atropelos a tornarem-se bem mais divertidos e envolventes. Claro que não há nada como jogar com outras pessoas no mesmo espaço, mas jogar online também não é nada de se deitar fora.

No modo Battle Golf competimos simultaneamente numa pequena arena cheia de armadilhas para sermos o primeiro a fazer três buracos. O problema é que, sempre que alguém acerta no buraco, este desaparece, por isso é preciso saber escolher as batalhas – podemos conseguir afastar as bolas dos adversários com uma tacada especial, mas por vezes é mais sensato apontar para um buraco menos concorrido. Apesar do outro modo se chamar Speed Golf, é aqui que as coisas são verdadeiramente rápidas, fazendo lembrar o modo de batalha do Mario Kart, no caos e na diversão.

Em Golf Adventure controlamos o nosso Mii, andando por diferentes zonas onde podemos falar com várias personagens entre partidas. Há alguns elementos RPG; quando o Mii sobe de nível podemos escolher que estatísticas melhorar e também há equipamentos diferentes, se bem que faltam oportunidades para tirar proveito de alguns tacos especiais que apanhamos. O ponto mais forte deste modo é ser uma boa maneira de aprender a jogar. Os conceitos vão-nos sendo apresentados e postos à prática aos poucos e há desafios opcionais que nos ensinam coisas mais avançadas. Apesar disso, não é uma aventura muito divertida; o diálogo não é engraçado o suficiente para nos dar razões para falar com toda a gente e, ainda para mais, em cada linha de diálogo temos de ouvir os incrivelmente repetitivos samples de voz dos Toads e companhia, dando-nos mais uma razão para simplesmente ignorá-los. Apesar de não ser muito longo, o modo fica cada vez mais aborrecido à medida que se avança, os bosses conseguem ser bastante frustrantes e injustos e, de um momento para o outro, a aventura a acaba, como se a Camelot simplesmente tivesse ficado sem tempo para fazer mais. Fica a ideia de que simplesmente adicionar alguns torneios à medida que os campos ficam disponíveis seria suficiente para melhorar consideravelmente o modo.

Apenas disponíveis no modo de aventura estão as partidas XC Golf, onde também andamos de buraco em buraco, mas nós é que escolhemos a ordem, fazendo com que seja importante escolher um trajecto eficiente para conseguirmos fazer todos os buracos dentro do limite de tacadas. Além disso, para conseguirmos chegar aos locais mais altos, temos de utilizar tornados que elevam a bola, tornando ainda mais importante o posicionamento da bola para atingir o tornado pelo lado certo. Conseguir fazer um bom trajecto e utilizar bem os tornados não é algo que se faça à primeira, podendo ser um obstáculo frustrante da primeira vez que aparece, mas depois de se apanhar o jeito, é um desafio interessante e uma maneira diferente de abordar o green.

Para quem quer as coisas mais simples também se pode jogar da maneira tradicional em Standard Golf, sem corridas e caos. Por debaixo do espalhafato há um bom jogo de golfe com muito para oferecer; os controlos são bastante intuitivos e fáceis de usar, mesmo para dar efeitos à bola. O desafio está em escolher o taco certo, ler correctamente o terreno e as condições atmosféricas e saber antecipar o comportamento da bola. Também há a hipótese de usar controlos por movimento; não são tão bons como os do Wii Sports Resort, mas são uma opção bem-vinda que pode ser divertida para muita gente.

Cada campo tem o seu tipo de terreno e peculiaridades, no entanto, em comparação com jogos anteriores da série, são um pouco conservadores no que toca a gimmicks que poderiam tornar as partidas mais engraçadas. Apesar da variedade de terrenos, agradeciam-se mais courses, visto que apenas há 6; talvez ainda sejam anunciados mais, mas para já é o que temos e sabe a pouco. Apesar de não serem nada especial a nível técnico, os gráficos fazem o seu trabalho, os campos são bonitos e os modelos das personagens estão bem conseguidos – o Wario e Waluigi estão cheios de pinta -, mas as animações de celebração e derrota são bem menos e mais fracas do que em jogos anteriores, uma pena, pois davam bastante personalidade aos golfistas.

Mario Golf: Super Rush é um jogo com bases muito sólidas e umas ideias diferentes engraçadas; não há dúvidas de que é divertido, especialmente em multiplayer. No entanto, é difícil ignorar a falta de conteúdo e opções, ficando a sensação de que a Camelot se ficou pelo caminho e não deu aquela dose extra de polimento e personalidade que tornam um jogo especial.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 6.5

6.5

Apesar de o modo de história ficar aquém do que podia ser e da novidade de correr entre buracos se tornar um pouco aborrecida, Mario Golf: Super Rush é um bom jogo de golfe e bastante divertido em multiplayer.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo