Análises

Football Manager 2022

Como dominar o futebol nos videojogos.

Versão testada: PC
Disponível para: PC, Xbox Series X/ S, Xbox One, Nintendo Switch (versão Touch)

Devo dizer que a série Football Manager me entusiasma cada vez mais, ao contrário de jogos de futebol como o FIFA ou o PES (agora chamado eFootball) que caminham para o sentido inverso graças aos seus problemas técnicos, decisões questionáveis e do scripting, isto apesar do Football Manager ser de um estilo diferente desses jogos. Mas deixando isto de lado, aqui temos mais um FM desenvolvido pela Sports Interactive acabado de sair no forno para o PC e para as consolas da Microsoft e da Nintendo (versão Touch).

Vou começar logo a falar sobre as novidades principais desta versão 2022. Por exemplo, o Data Hub que foi introduzido no FM anterior. O centro de dados serve para mostrar guias chave na flow do jogo. Como o mapa dos passes, assim como pedirmos certas estatísticas específicas através dos analistas do nosso clube. Também serve para melhorarmos a abordagem táctica e assegurar a evolução dos nossos jogadores. A novidade em relação ao anterior é o facto de terem adicionado novas métricas e mais interacções com os analistas da nossa equipa. E estas melhorias não só dão a possibilidade de ver os relatórios e as métricas importantes, mas também dão-nos a possibilidade de adaptar a análise às nossas necessidades e de definir o trabalho dos nossos analistas.

Nota-se que o motor de jogo foi melhorado, apresentando um sistema de animação melhor de forma a tornar as movimentações mais naturais. E outra coisa que notei que foi aperfeiçoada foi a Inteligência Artificial (IA). Por exemplo, nos títulos anteriores, quando batíamos um livre, a bola batia na cabeça, no corpo ou no pé do jogador adversário como se estivesse distraído e fazia auto-golo, o que era algo fora do normal. Sim, eu sei que existem auto-golos parvos na vida real, mas o que acontecia nos títulos anteriores era algo sem sentido.

Temos uma nova opção táctica (nos defesas centrais) chamadas Wide Centre-Back. O principal objectivo desta opção é impedir os atacantes adversários de jogar e afastar a bola do perigo quando é preciso. Mas ao contrário dos defesas centrais normais, o Wide Centre-Back é encorajado a manter a posse de bola e a apoiar o meio-campo mais como um defesa-lateral. E a última novidade é terem tornado o último dia de transferências mais dramático e mais emocionante de forma a obtermos uma melhor experiência do mesmo. Para quem quer ão conhece os básicos do jogo, Football Manager é um simulador de futebol em que temos de levar o nosso clube à glória. Mas é mais fácil de dizer do que falar.

Temos ligas licenciadas como a liga dinamarquesa, a English Football League e a English National League, as ligas francesas (Ligue 1 e a Ligue 2), as três Bundesligas da Alemanha, as duas ligas holandesas, a liga escocesa ou a MLS do Estados Unidos. Dinamo Zagreb, Watford, todos os clubes da Serie A com a excepção da Juventus, a equipa nacional holandesa e a equipa nacional do Gibraltar fazem parte das equipas licenciadas. Para os jogadores no PC acaba por ser indiferente porque podem fazer download dos mods (kits e logos) para o jogo. Mas para os que querem comprar o jogo nas consolas, são boas notícias existirem tantas coisas licenciadas.

Treinar a equipa, contratar os jogadores certos para as posições certas, ter um bom equilíbrio financeiro, formar uma equipa com boas comunicações e um bom ambiente dentro da equipa (com uma ajuda da função Dynamics), contratar bons fisioterapeutas, treinadores de guarda-redes, médicos, olheiros ou directores desportivos, e formar uma táctica com pés e cabeça, são tudo coisas que fazem parte da experiência desta série. Temos imensas opções para formar tácticas contra as equipas adversários como se fosse um jogo de xadrez. Podemos formar uma táctica de contra-ataque ao estilo do Leicester City que foi campeão Inglês na época 2015/16, o poderoso tiki-taka do Pep Guardiola, o 5-2-3 do Sheffield United do Chris Wilder que na época 2019/2020 chegou a causar (temporariamente) sensação na Premier League ou até mesmo o gegenpressing do Jürgen Klopp. Tudo isto das tácticas é interessante e entusiasmante, porque queremos arranjar formas de anular e dominar os nossos adversários para obtermos os melhores resultados possíveis.

Além disso, também temos ir para as conferências de imprensa para responder às perguntas dos jornalistas, e temos de ser convincentes e deixar o nervosismo de lado para evitar dissabores como, por exemplo, baixar a moral dos jogadors. Parece que não é importante, mas é exactamente o contrário. É mais do que aconselhável ter uma boa imprensa para evitar chatices com os jornalistas à lá Luiz Felipe Scolari. Outra coisa que reparei, no mercado de transferências do jogo parece estar mais realista e menos absurdo (muito por causa dos preços exorbitantes que pediam para comprar este ou aquele jogador).

No geral, acabei por adorar este Football Manager 2022. Vale mesmo a pena comprar mesmo para quem já tenha comprado a versão 21? Honestamente, talvez não, porque o salto não é assim muito grande. Mas isso é totalmente normal para um jogo que é anual que visa melhorar ao invés de revolucionar. Na minha opinião, este é o melhor Football Manager que já alguma vez joguei graças ao novo motor e as opções que parecem não terem fim à vista.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 9.5

9.5

A Sports Interactive está de parabéns com este jogo. Em cada ano que passa, a desenvolvedora trás sempre coisas novas e melhoramentos para a série Football Manager.

User Rating: 4.35 ( 1 votes)
Botão Voltar ao Topo