Análises

Saints Row

Caos e loucura

Versão testada: PlayStation 5
Disponível para:
PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One

Sete anos depois de Saints Row: Gat out of Hell, esta franquia regressa ao PC e consolas. Publicado pela Deep Silver e desenvolvido pela Volition, Saints Row é um jogo de ação e aventura em mundo aberto com uma componente sandbox e serve como reboot da série.

Saints Row usa um local fictício chamado Santo Ileso que está sob a controlo de três grupos: Los Panteros, The Idols e a corporação militar internacional Marshall Defense Industries. O The Boss, personagem principal totalmente personalizável, é um membro do Marshall Defense Industries, que depois de um incidente acabou por ser despedido. Agora com a Neenah, Kevin e Eli eles formam um grupo chamado Saints Row cujo objetivo é “limpar” os outros 3 grupos.

Apesar da história não ser muito interessante, particularmente pela falta de bom humor em comparação com Saints Row: The Third, por exemplo, e de ter missões algo repetitivos, a verdade é que também tem os seus momentos divertidos. Vamos começar pelo princípio. Inicialmente o jogador vai ter que personalizar o seu Boss tendo assim a opção de ajustar Outfit, Body, Skin, Hair, Head, Face, Tattos e Personality. Existem imensas opções para inserir na nossa personagem, algo sem dúvida muito positivo. Saints Row oferece-nos também a possibilidade de fazermos download de outras personagens criadas por outros utilizadores.

O jogador pode escolher uma destas 5 dificuldades: Tourist (Very Easy), Hustler (Easy), Entrepeneur (Normal), Sensei (Hard) e Boss (Very Hard). Existem muitas coisas para além das missões principais como os Collectibles, Discoveries, Ventures e Side Hustles. Vou dar alguns exemplos. Temos os Dumpster Diving’s em que podemos obter dinheiro e outras surpresas. Temos um dos Side Hustles que se chama @tcha e que consiste em fazermos más reviews a certas empresas dos Los Panteros, dos Idols e dos Marshall’s. Aqui, a a liberdade de expressão não existe. E depois temos um dos gangs a tentar matar-nos. Quanto pior a review, mais a coisa se torna difícil, mas em compensação, as recompensas são melhores.

Temos também challenges para desbloquearmos perks. Esses perks estão divididos em três categorias: Minor, Major e Elite. Um perk, como exemplo, é o Sneak Attack em que damos mais dano quando atacamos o inimigo nas costas. Outra coisa que podemos fazer no jogo são missões Wanted, em que o objetivo é caçar certos indivíduos para ganharmos dinheiro e XP. Quanto mais level up fizermos à nossa personagem, mais skills vamos obtendo. O nosso Boss também consegue transferir os ganhos dos ventures para a sua conta pessoal.

O Boss também pode contactar alguns membros do seu gang para nos ajudar em certas tarefas. Agora vou vos falar de um dos aspetos mais importantes deste Saints Row: a jogabilidade. A nossa personagem pode comprar e utilizar melee weapons e um vasto arsenal de armamento que inclui SMG, Shotguns, Assault Rifles e armas especiais como RPGs e lança-granadas. E a própria personagem pode utilizar skills (Flow) como atirar granadas por exemplos. Esse mesmo Flow só pode ser regenerado ao matarmos inimigos. Também podemos fazer executions com imensas variações aos nossos adversários para regenerar-mos alguma da nossa saúde. Mas atenção que alguns dos inimigos têm armor e nesse caso não é possível fazer executions.

O combate do jogo é bom. Mas e a condução nos veículos? É decente, menos quando estamos a conduzir e a disparar ao mesmo tempo. Como nota, a nossa personagem consegue ir ao telhado de algum carro e usar as nossas armas para dar aquele aspeto over the top típico da franquia. Tal como nos outros Saints Row, este Reboot também tem Co-Op online, contudo, é somente com os nossos amigos. Não temos alguma opção para jogar com jogadores aleatórios. Falando agora nos gráficos do jogo, são bons, especialmente os efeitos visuais e as explosões provocados pelo caos de quando simplesmente quero fazer parvoíces. No entanto, o jogo sofre de pop-in, ou seja, coisas a aparecerem relativamente perto da câmara.

Saints Row dá-nos a possibilidade de escolher uma de cinco opções gráficas: 1080p Ultra Quality, 1080p Max Framerate, 1440p High Quality, 1440p High Framerate e 2160p UHD/ 4K. Das opções que experimentei, a maioria delas tem problemas de performance. Infelizmente, o jogo também sofre de pequenos bugs que afetam a experiência do jogador. Por exemplo, quando tentei várias entrar num autocarro, o jogo imediatamente forçava-me a sair desse mesmo autocarro. Outro caso, das poucas vezes que levei o helicóptero Thompson, a câmara do jogo ficava no interior do mesmo, impossibilitando de ver o que estava à minha volta.

Por fim, o jogo dá-nos um boa coletânea de músicas e um voice acting competente. Em suma, Saints Row não é um mau jogo, mas os problemas de performance e os bugs fazem-se notar. Nada que uma ou duas atualizações não possam corrigir, mas por agora, o jogo que a Volition nos deu é divertido mas com falhas.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise. Este artigo foi escrito após a atualização 1.002.000.

Veredito

Nota Final - 7

7

Saints Row é um jogo bom mas tem alguns problemas de bugs e de performance.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo