Análises

Football Manager 2023

E mais um excelente golo da Sports Interactive!

Versão testada: PC
Disponível para: PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S, Xbox One, Nintendo Switch (versão Touch)

Muito honestamente, parece que nestes últimos anos a série Football Manager é o única que escapa às críticas no género de desporto nos videojogos. Temos os NBA da 2K com os seus casinos, os scripts dos FIFA da Eletronic Arts, etc. Mas será que esta versão 23 da série Football Manager é superior à versão anterior? É uma coisa que vamos ter que descobrir.

A maioria das pessoas já conhece a série Football Manager, mas para aqueles que não sabem, Football Manager consiste em pegar numa equipa de futebol qualquer e levar essa mesma equipa à glória. Podemos pegar numa Académica que está na 3ª Divisão e levá-la para a 1ª Liga. Ou então podemos pegar simplesmente num Manchester City ou num FC Bayern Münich e dominar as competições sem grandes problemas. Mas isto é mais fácil de dizer do que fazer.

Levar a nossa equipa favorita ao sucesso é uma tarefa que está longe de ser fácil. Fazer táticas com inteligência, planear certo tipo de treinos durante os dias, fazer contratações acertadas, diminuir (para evitar potenciais lesões) ou aumentar (ajuda a melhorar a competência dos jogadores) a carga de treino e evitar minar o balneário. E é claro… manter sempre a saúde financeira na mó de cima. Fazer estas coisas está longe de ser fácil.

Vou começar sobre as novidades, para além deste jogo ser lançado para a Xbox Series X/ S, Xbox One, Nintendo Switch e para PC, pela primeira vez na história desta série, temos um Football Manager numa consola da Sony. Vai sair para a PS5, ainda que o jogo não tenha data de lançamento para a mesma consola. As 4 competições da UEFA estão licenciados neste Football Manager 2023: UEFA Champions League, UEFA Europa League, UEFA Conference League e a UEFA Super Cup. O Manchester City fez uma parceria com a Sports Interactive, o que significa que os logos e os equipamentos do mesmo ficaram totalmente licenciados.

Houve uma alteração no recrutamento neste jogo. O Squad planner deste FM23 é a chave para o management para planear a nossa equipa e identificar áreas que precisam de ser melhoradas. Temos um novo sistema do Confiança dos adeptos, onde é preciso ganhar a confiança dos adeptos, quer dentro ou fora do campo, face às suas exigências para termos um futuro risonho. Fizeram também melhorias ao Scouting, à IA (estão mais inteligentes ao lendo a nossa tática e como tal, usar sempre o mesmo plano tático nem sempre vai resultar em bons resultados) e aos agentes. E quem sabe se vamos ter o Women’s Football neste FM23. O motor gráfico, os efeitos sonoros e a jogabilidade continuam igualzinhos ao do FM22, portanto, nada mudou nesses campos. Mas mesmo assim, continuam com resultados muito bons.

Há imensas formas de jogar e de implementar táticas. Passo curto ou passo longo, ser mais expressivo ou ser mais disciplinado, perder em tempo em favor da criatividade e vice-versa. Mentalidade muito defensiva, equilibrada ou positiva. Podemos subir ou baixar as linhas defensivas. Distribuir para os flancos ou para os defesas. Evitar carrinhos ou desarmes agressivas. Enfim… existem imensas coisas que nos vão a obrigar a usar a nossa cabeça. Ou então podemos sacar e usar uma tática já feita.

Temos muitas escolhas importantes no que se trata na questão dos treinos para os nossos jogadores. As táticas de jogos (os jogadores vão ficar mais familiarizados com a nossa tática principal), trabalho em equipa, descanso, bolas paradas, distribuição de bola, resistência, rapidez e recuperação física. Estas pequenas coisas fazem a sua diferença durante os jogos do nosso clube. O Data Hub, como seria de esperar, está presente neste FM23 isto apesar de não ter tido novidades ou alguma mudança.

A única coisa que me fez chatear um bocado neste jogo, foi um bug. Com o jogo em português, houve algumas mensagens do jogo que ficaram estranhamente em Inglês. Sim, eu conheço e bem língua inglesa, mas este bug não me deixou de causar estranheza. Football Manager 2023 é essencialmente uma atualização, com algumas mudanças aqui e ali e com uma ou outra novidade, da versão 22. Mas apesar disso, a Sports Interactive está de parabéns por ter criado outro Football Manager de excelente qualidade. O que já era muito bom, tornou-se ainda melhor.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 9.5

9.5

FM23 é uma mera atualização em comparação com o anterior. Porém, é mais um produto de excelente qualidade por parte da Sports Interactive.

User Rating: 0.05 ( 1 votes)
Botão Voltar ao Topo