Análises

Sonic Frontiers

O jogo do Sonic... com fronteiras.

Versão testada: PlayStation 5
Disponível para: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One, Switch

Anunciado em 2021 quando a personagem fez 30 anos, Sonic Frontiers é mais um jogo feito pela mesma equipa que desenvolveu o Sonic Colors, Sonic Generations e o Sonic Forces. Depois do enorme sucesso que o Sonic Mania teve e dos fracassos do Sonic Forces e do Sonic Origins, devo dizer que este é o melhor jogo do Sonic moderno desde o Sonic Generations. Porquê? É isso que vamos ver.

Amy Rose, Tails e o Knuckles foram parar ao Ciberespaço e o objetivo do Sonic é soltá-los e levá-los outra vez para o mundo real. Mais para a frente, encontra uma Inteligência Artificial, chamada Sage, que acaba por considerar o ouriço como uma ameaça. Sonic vai ter que explorar 4 ilhas (Kronos, Ares, Chaos e Ouranos) para encontrar as 7 esmeraldas do caos e combater os bosses, entre outras tarefas.

Ainda sobre a história do jogo, gostei do facto de em alguns momentos as personagens falarem sobre os eventos passados. Na minha opinião, foi um bom pormenor por parte da Sonic Team. Este Sonic Frontiers é um jogo de plataformas 3D e é uma junção entre os Sonic Adventure e os da era moderna. Sonic consegue fazer combos e, ao contrário do Sonic Forces, os inimigos das ilhas são um bocado mais fortes em vez de serem meramente bonecos. Sonic também consegue fazer Parry por exemplo. E sim, este movimento é muito útil contra os bosses principais. Devo dizer que a jogabilidade deste novo jogo da mascote da SEGA é do melhor. Fluído, rápido e controlos excelentes, tal como eu gosto.

O Sonic tem que abater os inimigos para ganhar skill points, memory tokens de alguma personagem e Portal Gears. Mas não só; também vai ter que apanhar purple coins para o mini-jogo de pesca do Big the Cat (para ganharmos recompensas) e também explorar certos sítios graças às típicas molas e aos grind rails. Podemos gastar esses skill points para adquirir Combat skills na Skill Tree da personagem. Por exemplo, inicialmente vamos adquirir o Cyloop que nos permite fazer uma trilha de luz. É ideal contra os inimigos muito defensivos (basta apenas criar essa trilha de luz à volta deles). O ouriço azul também pode melhorar estas 4 categorias: defensa, ataque, velocidade e o Ring Capacity através do Elder Koco e do Hermit Koco. E para fazermos isso, temos que apanhar os pequenos imensos Kocos espalhados pelas ilhas.

Estes memory tokens são importantes porque é com eles que avançamos no modo história e até podemos desbloquearmos eventos opcionais. Existem desafios com mini-puzzles (ex: corridas contra o tempo do ponto A até ao B) espalhados pelas ilhas. E quando completamos um desses desafios, o mapa da ilha fica mais visível. Os Portal Gears servem para desbloquearmos os Cyber Space Stages recheados de ação ao estilo dos Modern Era.

Nestes Cyber Space Stages temos sempre 4 tarefas: chegar à meta, terminar o nível com Rank S time, completar com um determinado número de rings e encontrar todas as Red Star Rings. Se completarmos pelo menos uma destas tarefas, ganhamos uma Vault Key. Estas Vault Key’s servem para mais tarde obtermos alguma esmeralda do caos. Mas estes Cyber Space Stages têm um problema, nomeadamente a falta de originalidade nas stages. Níveis como o Green Hill, Chemical Plant e o Sky Sanctuary estão presentes no jogo e usam assets dos jogos anteriores. É bom sentir a nostalgia, mas por outro lado, também esperaria ver algo mais único.

Sonic Frontiers usa o motor Hedgehog Engine II. É um motor que já vem desde os tempos do Sonic Unleashed. Todas as ilhas têm altura do dia dinâmica e o jogo oferece ótimos cenários, isto apesar de ter imenso pop-in e acho que podiam ter melhorado o aspeto da chuva. Temos duas opções gráficas na consolas da atual geração: 4K/30 FPS ou 60 FPS numa resolução mais baixa. A melhor opção neste jogo é definitivamente o modo performance devido à rapidez e ritmo a que tudo acontece.

Em relação à banda sonora, se há coisa que nunca falha nos jogos do ouriço azul, é a componente sonora. Esta é mais uma excelente banda sonora criada pela Sonic Team. No geral, Sonic Frontiers não é um jogo perfeito; existem alguns aspetos que devem ser corrigidos, mas apesar disso, foi um passo em frente depois do mediano Sonic Forces.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise. Artigo foi escrito após a atualização 1.001.000.

Veredito

Nota Final - 7.5

7.5

Tem aspetos técnicos que precisam de ser limados, mas Sonic Frontiers é um ótimo jogo do Sonic.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo