Análises

Football Manager 2024

A Sports Interactive finta e marca um excelente golo!

Versão testada: PC
Disponível para: PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S, Xbox One
Onde comprar: Comparador ZWAME, Tropical Price

Existem duas verdades no futebol desportivo: a época futebolística começa em Agosto e a época Football Manager começa em Novembro. Pois é, chega mais um Football Manager para satisfazer os fãs da bola redonda e também aqueles que gostam de ser treinadores. Desenvolvido pela Sports Interactive e publicado pela SEGA, esta é uma série que existe desde 2004. Football Manager 2024 marca golo no PC, PS5 e Xbox Series X/ S, enquanto que a versão para Nintendo Switch, que é a versão Touch, sai em meados de Novembro.

O objetivo dos Football Managers é pegar numa equipa das distritais ou na nossa equipa favorita e levá-la o mais longe possível nas competições ou ganhar títulos. Mas não é uma tarefa fácil. É preciso criar táticas que façam sentido, contratar bons jogadores, bons fisioterapeutas, ótimos analistas, bons olheiros, fazer bons programas de treino, fazer uma boa gestão financeira e saber motivar os jogadores nos bons e nos maus momentos antes, durante e depois dos jogos.

No que toca a novidades neste Football Manager 2024, a mais visível é o novo sistema de livres, cantos e de lançamentos. Nos cantos temos que definir a distribuição (tipo, o marcador de cantos e o procurar). No caso do tipo, existem duas opções: cantos para a área e os cantos a fugir à baliza. Na área, quando estamos a defender os cantos, temos que definir as defesas de jogo aéreo (podemos definir qual a marcação zonal na pequena área ou marcar o 1º ou 2ºposte por exemplo), defesas marcadores (vir atrás ou marcação individual por exemplo) e quando é fora da área, temos que definir os contra-ataques. Lembrem-se que algumas destas opções temos a definir a prioridade de cada uma delas.

No caso no ataque nos cantos, na área podemos definir as ameaças aéreas e as ameaças da grande-área. Já no caso fora da área temos as criadores e os defesas recuperadores. Passando para os livres, estão disponíveis estas 3 opções: Carreira de tiro, Larga ou Profunda. Tal como nos cantos, temos as defesas de jogo aéreo e os defesas marcadores. E por último, no ficar à frente, temos os bloqueadores. Já no ataque – Na área: Ameaças aéreas e as ameaças da grande-área; Fora da área: Criadores e os defesas recuperadores. E nos lançamentos temos três opções para escolhermos: Terço defensivo do canto, Terço central e o Terço ofensivo do campo. E em qualquer uma destas três opções, temos que definir se queremos “Manter posse de bola” ou “Jogar ao longo da linha”. Na minha opinião, foi uma ótima renovação na secção das bolas paradas.

O mercado de transferências também recebeu umas pequenas afinações. Agora é possível pedir a intermediários, por outras palavras, o agente do jogador, para vender os nossos jogadores. Mas nem tudo são rosas. Não sei se foi propositado ou se é algum bug, mas cada vez que fazia uma 2ª oferta para contratar algum jogador, o clube desse mesmo jogador aumentava consideravelmente a oferta. Independentemente se foi um erro ou não, não gostei.

Outra novidade é a existência de uma ferramenta motivadora direcionada aos desempenhos individuais dos jogadores. Outra grande novidade é o facto de ser possível utilizar o save do FM23 no FM24. De resto, como é habitual neste tipo de jogos anuais, houve pequenos melhoramentos em termos da física da bola assim como os movimentos dos jogadores e o ambiente dos estádios. É possível ouvir os adeptos quando estamos no balneário. Na minha opinião é um bom pormenor que ajuda a transmitir o ambiente dentro do estádio. Em termos de licenças, manteve-se inalterado. No que toca às novidades deste FM24, embora não tenha sido implementado nada revolucionário, as novidades tornaram o jogo ainda melhor.

Falando um pouco do núcleo do jogo, é divertido andar a tentar a formar uma tática que faça sentido. Existem inúmeras opções desde passe curto ou passe longo, manter ou não a posse de bola, atacar ou defender e definir as áreas em que queremos que os jogadores ataquem. Podemos fazer um 4-2-3-1 wide gegenpress, o 4-1-2-2-1 do Carlo Ancelotti, ou um Tiki-taka 4-2-3-1.

Analisar os pontos fortes e fracos do próximo adversário e fazer um plano treino, por exemplo, treinar as bolas paradas ofensivas ou as bolas paradas defensivas, é algo muito recomendado. Esses planos de treino podem significar a conquista de 3 pontos. Conclusão, Football Manager 2024 é uma pequena atualização em relação à versão 23, mas que torna o que já era bom ainda melhor.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 9.5

9.5

Não revoluciona a franquia, mas faz bom ajustes para tornar a experiência ainda melhor,

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo