Análises

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections

É a minha maneira ninja!

Versão testada: PlayStation 5
Disponível para: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One, Switch
Onde comprar: Comparador ZWAME, Tropical Price

Eu sou fã de longa data dos jogos do Naruto desenvolvidos pela CyberConnect2. Passei bastante tempo em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja 3 na PS2, mas foi em Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 5, também na PS2, onde enterrei centenas de horas, tendo inclusive participado em alguns torneios na altura. A partir daí, os jogos baseados em Naruto passaram de 2D para 3D, ou seja, arena fighters, e passaram a fazer parte da série Ultimate Ninja Storm. E agora, em 2023, chega Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections, que visa ser uma celebração dos 20 anos da estreia do anime. Mas algo que tinha tudo para ser um sucesso, tropeçou inesperadamente em algumas pedras pelo caminho. Mas vamos por partes.

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections tem o intuito de celebrar o 20º aniversário da estreia do anime, como tal, o modo história segue os eventos desde a formação da Team 7 em Naruto até à derradeira batalha entre Naruto e Sasuke em Naruto Shippuden. Quem, como eu, seguiu a série ao longo dos anos sabe que existiram arcos de grande qualidade, como tal, é sempre bom ter a hipótese de reviver esses momentos de uma forma mais interativa. No entanto, este foi o primeiro obstáculo onde o jogo tropeçou. Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections apresenta um modo história com uma estrutura semelhante à do Ultimate Ninja Storm 4, deixando a exploração e quests vistas nos três primeiros jogos de lado. A estrutura do modo resume-se a imagens paradas, algumas com a narração das personagens em cena e outras nem por isso, intercaladas com lutas. Se por um lado torna-se mais leve percorrer o equivalente a anos de episódios de forma muito rápida, por outro, perde um modo mais profundo visto nos três primeiros Ultimate Ninja Storm ou até em Dragon Ball Z: Kakarot e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – The Hinokami Chronicles, ambos igualmente desenvolvidos pela CyberConnect2.

Além disso, os eventos foram muito resumidos. É quase como estar a ver o anime través de uma caderneta de cromos, onde existe um limite de espaço e há que fazer cortes necessários para não fazer da caderneta uma enciclopédia. Por exemplo, Chūnin Exams é o primeiro grande arco de história do anime e talvez um dos melhores em geral, porque apresentou grandes cenas de combate, muitas surpresas e lançou o mote para futuros eventos, inclusive coisas que só iriam aparecer em Naruto Shippuden. Mas em Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections, esse arco de história é tão resumido que não existe qualquer luta na floresta, nem mesmo a do Sasuke contra o Orochimaru. A primeira luta jogável neste arco é a do Naruto contra o Kiba. E no geral, o jogo só oferece quatro lutas neste arco. Escusado será dizer que o mesmo tipo de corte aconteceu noutros arcos. Passar de exploração e cinemáticas in-game dos primeiros três jogos para imagens paradas é desapontante, mas acho que o que custa mesmo é a forma resumida como a história é contada.

Existe também um segundo modo história, que segue as pisadas de Boruto, Sarada e companhia. Este modo já inclui cinemáticas e cenas de conversa in-game, mas nada de exploração. Neste aspeto é um pouco melhor que o modo de história principal, mas acaba por ter o mesmo tipo de problemas e limitações. Além disso, existe mais nostalgia pelos eventos e personagens de Naruto e Naruto Shippuden do que existe em relação a esta nova geração de ninjas.

Um outro ponto importante em jogos baseados em anime é o elenco de personagens disponíveis, e neste caso, Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections não desilude. Bem pelo contrário. O jogo conta com mais de 130 personagens que vão desde os ninjas como apareceram na série Naruto até à grande batalha final de Naruto Shippuden, estando também incluídas algumas caras novas. É certo que as personagens têm múltiplas variações, principalmente Naruto e Sasuke, pois foram ganhando novos poderes ao longo da série de animação, mas cada variação tem as suas particularidades e habilidades únicas. Neste aspeto, o jogo brilha ao oferecer aos fãs a possibilidade de jogarem com as suas personagens favoritas, mesmo que não sejam as mais fortes ou as mais populares do anime.

Em termos de jogabilidade, não difere grande coisa do que se viu até agora na franquia Ultimate Ninja Storm. Quem está familiarizado com este sistema de combate não vai ter qualquer problema em entrar neste jogo. O botão triângulo, quando pressionado continuamente, serve para carregar o chakra. Este botão funciona também como um modificador. Carregar uma vez no triângulo e depois no botão de ataque liberta uma habilidade especial. Por sua vez, carregar no triângulo e depois no botão X faz com que a personagem execute um dash em direção ao adversário. O chakra continua a ser um recurso muito importante de gerir, assim como a barra de substitution jutsu que indica o número de vezes que se pode escapar a um ataque. Além disso, certas personagens, mediante determinadas condições, podem transformar-se durante as batalhas de forma a ganharem mais poder e novas habilidades temporariamente. O sistema de combate permanece praticamente igual, mas honestamente, também não precisava de mudar grande coisa, porque é competente para o género e bastante divertido.

A nível técnico, notam-se melhorias gráficas quando comparado com os títulos anteriores. As personagens e os cenários estão mais detalhados, o que acaba por acentuar positivamente o estilo artístico do jogo. Verdade seja dita, a CyberConnect2 sempre fez um bom trabalho a capturar o estilo único de Naruto e, mais uma vez, não desilude. Mas se calhar, a principal melhoria está na frame rate, que agora corre a 60 FPS. Este aumento de fluidez é muito bem vindo, porque oferece uma maior claridade naqueles momentos mais intensos durante os combates quando existe imensa coisa a acontecer no ecrã e também naqueles momentos épicos de grande escala quando se tem de executar QTE’s. Por outro lado, confesso que achei a banda sonora um pouco morna. O jogo não utiliza a banda sonora oficial do anime, e achei-a algo inferior aos anteriores jogos desta franquia.

E assim chegamos ao fim. Tinha a expectativa que Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections fosse o derradeiro jogo baseado no anime Naruto, muito por culpa do bom conteúdo oferecido em anteriores Ultimate Ninja Storm e também porque já tinham passado sete anos desde o lançamento de Ultimate Ninja Storm 4. Esperava mais do modo história, principalmente do que segue os eventos originais e icónicos da série. O anime Naruto merecia ter um modo história mais expansivo e interativo como houve no passado e como existe atualmente em Dragon Ball e Demon Slayer, ou pelo menos, um que não fizesse tantos cortes. Dito isto, o enorme elenco de mais de 130 personagens é sem dúvida algo que deve ser elogiado e os 60 FPS são muito bem vindos. Apesar das minhas críticas, estaria a mentir se dissesse que não me tinha divertido com este jogo. Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections não é um mau jogo. Simplesmente não é o derradeiro jogo do Naruto como se desejava.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 7.5

7.5

O modo história é demasiado simples e resumido, mas o enorme elenco e a maior fluidez irão proporcionar aos fãs muitas horas de diversão.

User Rating: 3.8 ( 1 votes)

Ricardo Silvestre

É o editor da ZWAME Jogos e faz um pouco de tudo no site. Gosta em particular de jogos de corrida, jogos de luta e RPG's, mas também não diz que não a um bom jogo com loot.
Botão Voltar ao Topo