Análises

PlayStation Access Controller

Onde comprar: Comparador ZWAME, Tropical Price

Introdução

Finalmente pudemos testar o novo comando de acessibilidade para a PS5, este comando era muito aguardado pela comunidade de jogadores com deficiência, dado abrir-lhes um leque de novas possibilidades.

É um acessório para um nicho dos mais pequenos que se possa imaginar, no entanto para nós na ZWAME, basta que apenas uma pessoa descubra as alegrias de jogar com muito menos restrições que este artigo já valeu a pena ter sido escrito.

Existem pequenas coisas no dia a dia que normalmente toda a gente dá como garantida, mas que para algumas pessoas requerem um enorme esforço e por vezes são mesmo impossíveis.

Uma dessas coisas é o poder simplesmente passar um bom bocado a jogar um jogo, infelizmente para algumas pessoas, é algo extremamente difícil pois não possuem a destreza necessária para manipular um comando devido a alguma incapacidade física que possuam.

Esta dificuldade tem vindo a aumentar com o aumento da complexidade dos jogos e pelo facto de nas últimas décadas se ter passado de comandos com 1 manípulo e 2 ou 3 botões para comandos com 2 manípulos e dezenas de botões onde é necessário pressionar vários ao mesmo tempo e em combinações precisas o que impossibilita muitas pessoas de poderem usufruir de um jogo.

Felizmente cada vez mais programadores estão atentos à problemáticas das pessoas com deficiência, e tem-se vindo a assistir, cada vez mais, a jogos com opções de acessibilidade, tanto a nível visual, auditivo e motor, onde se tenta que algumas das ações mais complexas para quem tem problemas de destreza nas mãos sejam simplificadas, por exemplo substituindo um premir contínuo por um toggle on/off ou um martelar consecutivo e rápido por apenas um toque no botão.

Apesar destas opções, que não existem em todos os jogos, continua a ser complicado utilizar todos os botões necessários pelo que o uso de equipamentos alternativos para substituir por ex. botões por switches para os pés, controlo por movimento da cabeça etc., no entanto, existe sempre o problema da compatibilidade e configuração.

Eis que a Sony fez um esforço para tentar minorar este problema, e durante uns anos com a colaboração de pessoas com deficiência, desenvolveu um comando adaptável que permite a um jogador configurar completamente o comando de acordo com as suas necessidades, e que conjugado com um software de configuração integrado no sistema operativo da PS5, permite abrir novos horizontes a quem até agora estava impedido ou tinha enormes dificuldades para jogar.

A preocupação com a acessibilidade é visível logo no unboxing do comando, toda a embalagem é aberta através de umas tiras com anel onde basta enfiar um dedo e puxar para abrir a embalagem facilitando a abertura por parte de pessoas com limitação de movimentos.

Depois de abrirmos a caixa, temos o comando e os seus acessórios de personalização.

O Comando

O comando segue a estética Playstation utilizada em todos os acessórios PS5 e trás 3 manípulos intercambiáveis de diversos tamanhos e formatos, desde um manipulo tipo DualSense, um tipo arcade (uma enorme bola) e um tipo DualSense mas umas 5 vezes maior.

É ainda disponibilizado um conjunto de 19 botões de vários formatos para que cada pessoa escolha os botões mais adequados ao seu caso e etiquetas amovíveis para identificar os botões.

O comando em si é composto por 8 espaços para botões que se fixam magneticamente, um botão central de grandes dimensões e um manípulo num braço extensível. O facto de apenas ter um manípulo é um dos contras do comando pois para jogos que usem os dois manípulos é necessário ter o comando DualSense ao lado para usar o 2º manípulo.

A zona do manípulo contém o botão PS, um botão Lock para “trancar” a extensão do braço do manípulo na posição desejada e um botão Profile que permite selecionar de entre 3 perfis (layouts de botões), o perfil selecionado é visível através do número de leds mostrados.

Os botões são fixos por ímanes pelo que a sua troca é simples, como contra poderá acontecer a algumas pessoas com movimentos mais bruscos poderem arrancar os botões. O mesmo se passa com as etiquetas amovíveis que são apenas encaixadas no orifício do botão e que em momentos mais “quentes” do jogo podem ser facilmente arrancadas.

A textura dos botões segue a nova imagem da Sony utilizando os símbolos dos botões Playstation num tamanho minúsculo para obter a textura.

O comando tem ainda 4 entradas jack 3.5 mm para permitir a ligação de switches externos, aumentando ainda mais a personalização.

O Software

Tão importante quanto o hardware é o software que é disponibilizado para o comando Access, com o software podemos definir a posição do comando, os perfis com os layouts que pretendemos e atribuir a função a cada botão sendo possível associar mais do que uma função a apenas um botão.

Todo o processo é bastante simples, não obstante trabalhoso e obrigará o utilizador a passar por várias iterações de teste e erro até obter uma configuração satisfatória.

Por cada perfil pode ser selecionada a orientação do comando bem como a atribuição dos botões.

A maior dificuldade surge em ganhar a memória muscular necessária para saber que botões pressionar para pessoas que mudem de jogo com frequência e estes obriguem a layouts distintos.

O limite de 3 perfis ativos também é algo reduzido e seria bem-vinda a possibilidade de definir mais perfis.

Caso durante o jogo seja necessário recordar o layout dos botões, pressionando o botão Profile durante uns segundos mostra um overlay com a definição do layout ativo.

No software também é possível definir um segundo comando para usar em simultâneo, seja ele um DualSense, seja outro comando Access.

Conclusão

É complicado classificar este acessório, a sua utilidade irá variar bastante de caso para caso e dependendo da deficiência do jogador em alguns casos até poderá não servir, no entanto na maioria dos casos será sempre um upgrade enorme para quem tenha problemas de destreza manual relativamente a jogar com um DualSense.

O preço também poderá afastar potenciais compradores, 89,99€ não é propriamente barato mas no mundo dos acessórios de acessibilidade não é no entanto um valor assim tão elevado.

Poderá ser útil como auxiliar em fisioterapia ao obrigar a movimentar as mãos e dedos sem provocar o stress e cansaço que o DualSense provoca.

É pena que, pelo menos no momento, não seja possível utilizar o comando num PC, isso aumentaria um muito as potencialidades do comando, se algum dia haverá suporte para PC tal como existe para o DualSense é um mistério.

Apesar de tudo arrisco a dizer que se é o público-alvo deste produto e possui uma PS5 é uma compra obrigatória, ou se nunca comprou uma pela dificuldade com o comando de origem tem aqui uma oportunidade para testar.

Este comando possibilitou ao autor desta análise jogar alguns jogos, como por exemplo, o Marvel’s Spider-Man: Miles Morales que obriga a pressionar constantemente vários botões em simultâneo, sem ficar extremamente cansado ao fim de poucos minutos, e permitiu experimentar um conjunto de jogos que nunca tinha tentado jogar pela mesma razão.

Louva-se a atitude da Sony que eliminou uma lacuna no seu ecossistema (a XBOX já tem um comando de acessibilidade há uns anos), e esperemos que continuem a iterar o que criaram e mantenham o mesmo esforço nas gerações seguintes de consolas.

Nota editorial: O comando para análise foi adquirido pelo autor desta review.

Botão Voltar ao Topo