Análises

CoolPaintrVR

Libertem o vosso artista virtual

Versão testada: PlayStation VR (com a PlayStation 4 Pro)

CoolPaintrVR visa trazer para o PlayStation VR uma experiência semelhante a Tilt Brush, lançado para o HTC Vive e Oculus Rift, colocando-nos num espaço virtual e oferecendo ferramentas de desenho e edição. Diria que isto assemelha-se mais a um programa do que propriamente a um jogo, o que não é necessariamente mau, e é dedicado a quem quer algo mais artístico na PlayStation 4.

Através do uso de um único comando PlayStation Move ou do tradicional DualShock 4, temos à nossa disposição uma quantidade razoável de ferramentas para criar as nossas obras de arte, desde simples pinceladas a formas 3D básicas, e até alguns efeitos especiais. Embora existem outras opções, as pinceladas serão quase certamente as ferramentas que os artistas em treino mais usarão durante o seu tempo em CoolPaintrVR.

Confesso que não estou muito dentro deste tipo de experiências artísticas virtuais, mas fui apanhado de surpresa. Pintar e criar uma obra num espaço virtual 3D é mais divertido e intuitivo do que esperava. Pintar neste espaço virtual é impressionante porque, sendo um espaço 3D, podemos dar profundidade às nossas obras ao adicionar alguns objectos ou efeitos. É definitivamente uma experiência diferente de pintar num tradicional quadro em branco.

Depois de instalado, CoolPaintrVR ocupa uns míseros 100 MB de espaço em disco. Não posso dizer que não tenha ficado de boca aberta, mas depois de ter iniciado o jogo, percebi o porquê. Em termos de apresentação, CoolPaintrVR é extremamente minimalista mas funcional. Não existe nada no ecrã a não ser os limites do cenário, a indicação do comando e o ícone da câmara, o que ajuda a que nos concentremos apenas na criação de arte.

Ao início pode ser algo confuso conseguir fazer algo de jeito, até porque os tutoriais poderiam ser melhores, mas depois da habituação inicial ultrapassada, torna-se acessível tirar o melhor partido de todas as ferramentas. A única grande limitação acaba por ser o campo de visão algo limitado da PS Camera, o que restringe um pouco os movimentos e dificultam a criação de algo que não esteja imediatamente à frente da câmera. Ainda assim, olhando para as limitações existentes, foi feito um bom trabalho.

A apresentação minimalista e as ferramentas simples de CoolPaintrVR oferecem uma experiência única no PlayStation VR. Qualquer pessoa pode entrar neste mundo virtual e dar vida às suas obras, independentemente da sua habilidade artística. Embora ache que CoolPaintrVR beneficiasse em ter um maior leque de objectos e efeitos, os aspirantes a artistas encontrarão ferramentas suficientes para fazer as suas obras de arte.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 7.5

7.5

CoolPaintrVR é uma experiência diferente de todas as outras existentes no PlayStation VR, dedicada a qualquer um que goste de criar arte. Peca por tutoriais medianos e por uma limitação de movimentos imposta pela PS Camera.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo