Análises

The Outer Worlds: Peril on Gorgon

Um novo mistério se desenrola.

Versão testada: PC

The Outer Worlds: Peril on Gorgon é o primeiro de dois DLC narrativos que foram planeados para lançamento posterior para The Outer Worlds, um RPG de acção em ambiente de ficção científica que, no final de 2019, recebeu críticas muito positivas e de acolhimento bastante consensual entre os jogadores.

Peril on Gorgon é um DLC que se desbloqueia no jogo base depois da missão “Radio Free Monarch” e que permite expandir a história de The Outer Worlds, passada agora num novo planeta da colónia Halcyon chamado Gorgon, um antigo posto de pesquisa científica onde aconteceram diversos desastres catastróficos, para o qual somos direccionados depois de recebermos uma macabra embalagem contendo um braço cortado e uma críptica mensagem de um (ironicamente chamado) Lucky Montoya. Este é o ponto de partida para viajarmos até esta nova localização onde um clássico mistério de investigação nos espera, o qual é dado por Minnie Ambrose, uma dama aristocrática de gostos requintado. Será ela que nos irá incentivar a perceber qual a razão de ter sido cancelado o projecto Grogon e o que terá acontecido à sua mãe, Olivia Ambrose, a chefe responsável pelo mesmo.

Quem conhece The Outer Worlds depressa se identificará com as tarefas e as mecânicas deste conteúdo adicional, na medida em The Peril on Gorgon mantém uma estrutura similar de missões num asteroide onde podemos explorar livremente edifícios abandonados e decrépitos laboratórios científicos e onde vamos agora encontrar novos NPC´s, armas (destaque para a divertida P.E.S.T. – Pest Extermination Tool) e vários inimigos, numa aventura polvilhada com muito humor negro e sátira social.

Infelizmente a componente exploratória é pouco apelativa esteticamente e em termos de história, é notório que a opção da narrativa foi a de não correr riscos ou apresentar grandes surpresas no argumento e é claro que a Obsidian pretendeu jogar pelo seguro sem alterar a fórmula original. Apesar de tudo mediante as decisões que vamos tomando podemos ser confrontados com finais diferenciados, o que pode ser um motivo adicional para regressar a esta expansão depois de a terminarmos.

Este conteúdo adicional é uma experiência que não ultrapassa as 6 horas de duração, pelo que deverá ser tido essa situação em conta, sobretudo tendo em conta as dezenas de horas do jogo original. Agora com um nível máximo aumentado para 33, ao longo da exploração vamos encontrado vários audio logs fonográficos que ajudam a enquadrar a história e os terríveis segredos que estão por detrás dos acontecimentos catastróficos em Gorgon e vamos encontrando muitos e variados inimigos que colocam à prova as nossas escolhas e opções tomadas no tipo de armamento escolhido.

Como acima referi, considerei a estética do planeta Gorgon bastante monótona e aborrecida, sem grandes estímulos visuais apelativos, com várias instalações abandonadas e muitas paisagens estéreis, para além de alguns de alguns cenários nocturnos mais envolventes. A aridez de um espaço intergaláctico em decadência está bastante presente em Gorgon e efectivamente, tornou a exploração pouco apelativa. Felizmente, esta componente menos interessante é balanceada com NPC´s com os quais temos diálogos bastante divertidos e quem aprecie humor negro tem algumas conversas bastante engraçadas e que nos fazem soltar uns valentes sorrisos.

De qualquer modo, no computo geral, para que a experiência global de The Outer Worlds fique finalizada devemos esperar pela segunda expansão denominada Murder on Eridanos, a ser lançada posteriormente e que irá efectivamente completar este marcante RPG de acção.

Em suma, The Peril on Grogon dá-nos a oportunidade de explorar conteúdo adicional do jogo The Outer Worlds, num novo planeta, onde vamos desvendar uma misteriosa história de investigação marcada por diálogos com bastante humor negro e uma jogabilidade de qualidade reconhecida, mas que joga pelo seguro e não consegue surpreender.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.
Sistema utilizado: AMD RYZEN 5 1600X 3.6GHz, NVIDIA GeForce GTX 1080 Ti, 16GB Ram DDR4, Windows 10

Veredito

Nota Final - 7

7

The Peril on Grogon oferece-nos um novo mistério para desvendar tendo como base a jogabilidade de qualidade do título original, mas joga demasiado pelo seguro e apresenta um planeta pouco interessante de explorar.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo