Análises

eFootball PES 2021 Season Update

Quando o título diz tudo...

Versão testada: PlayStation 4 Pro

Não, o sub-título não serve para criticar o jogo, mas sim para constatar um facto. O futebol neste ano foi muito atribulado por causa do COVID-19 e da novela Lionel Messi. O COVID-19, que ainda hoje assombra o quotidiano, adiou as competições, incluindo o UEFA Euro 2020 que foi adiado para 2021. E em relação ao Messi, foi aquela novela de quer sair do Barcelona e de já estar farto dos erros do Josep Bartomeu. E no fim, acabou por ficar no clube da Catalunha. Até teria a sua piada ver o Messi sair do Barça e depois disso, ver a Konami a alterar a capa do PES 2021.

Mas seja como for, mais um ano, mais um PES. E tal como o título diz, este eFootball PES 2021 Season Update não passa de uma mera actualização do eFootball PES 2020. A Konami poupou forças na edição deste ano do PES, para se preparar para a next-gen, ou seja, para o eFootball PES 2022, que vai utilizar um novo motor de jogo.

Gráficos? Bons mas continuam iguais. Controlos? Praticamente os mesmos. Menus? Iguais. Ambiente? O mesmo do eFPES 2020. Pelo menos a Konami teve a ousadia de oferecer 20% de desconto neste jogo para aqueles que tinham o eFootball PES 2020. Mas vamos por partes, vou falar sobre as licenças desta versão 2021. A Konami perdeu as licenças dos dois clubes de Milão, Internazionale e o AC Milan, incluindo os seus estádios, e fez parceria com a AS Roma, no qual o Stadio Olimpico ficou incluído no lote.

A Liga NOS continua presente na série PES, se bem que o Nacional da Madeira (Madeira BP) é a única equipa portuguesa que não está licenciada. Apesar de terem descido de divisão, clubes como o CD Aves e o V. Setúbal estão presentes nesta versão 2021. A UEFA Euro 2020 que supostamente era para ter estado no eFootball PES 2020, acabou por estar neste eFootball PES 2021 Season Update. As selecções europeias estão totalmente licenciadas. Também como novidade, temos a inclusão de novos estádios como o Wembley Stadium, o Gazprom Arena do Zenit e a Arena do Grêmio, para além do já mencionado Stadio Olimpico da AS Roma.

Sobre a jogabilidade em si, sim, é igual à do eFootball PES 2020 com algumas correcções e ajustes aqui e acolá, como me parece ser no caso dos primeiros toques. E sim, continuo a gostar da jogabilidade do eFootball, apesar das minhas frustrações (mais por culpa minha) que tenho tido nos jogos. Na minha opinião, continua a ser suave e rápido. A AI não mudou nada em comparação com a versão 2020. Em relação à Master League, apesar de ser o mesmo modo de sempre, temos mais opções na escolha do treinador, como é o caso do Josep Guardiola, Ryan Giggs e do Frank Lampard.

E é claro que temos o modo em que temos de tornar o nosso jogador (original ou não) num craque. Refiro-me ao Rumo ao Estrelato. Também se mantém igual a da versão 2020. O myclub, o modo mais utilizado pelos utilizadores de hoje em dia, também sofre do mesmo. É fácil de construir uma óptima equipa mesmo sem irmos à loja myClub e comprar moedas.

No caso das questões das ligações, não tenho razões de queixas e não tive quaisquer problemas quando joguei contra portugueses ou espanhóis. Basta mesmo apenas colocar “Requer Ligação Estável” nas restrições de ligações de rede. Como sempre, a Konami manteve os habituais comentadores portugueses Pedro Sousa e o Luís Freitas Lobo, e escusado será dizer que são extremamente repetitivos e no caso do Luís Freitas Lobo é péssimo porque nota-se que está a ler o papel. O mesmo pode ser aplicado aos comentários em Inglês; são pouco inspirados e rapidamente tornam-se repetitivos.

E é isto. Como podem ver, não existem novidades relevantes para além das licenças em comparação com a edição do ano anterior. Agora vamos para a questão mais séria. Será que vale a pena comprar este eFootball PES 2021 Season Update? É uma questão difícil de responder, especialmente para aqueles que já tiveram o eFootball PES 2020. Eu peço desculpa a todos os leitores por ter estado a utilizar sempre a palavra ”igual”, mas não há outra maneira de o descrever, se bem que foram honestos com o título do jogo, e aplicaram um desconto para quem tinha a versão 2020. Para que nunca teve a versão 2020, é sem dúvida um jogo de futebol recomendado, mas para aqueles que têm e fartaram-se de a jogar, torna-se mais complicado de recomendar.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise. Este artigo foi feito após a actualização 1.01.

Veredito

Nota Final - 7.5

7.5

Continua tão bom como a versão 2020, mas peca por falta de novidades relevantes.

User Rating: 0.08 ( 2 votes)
Botão Voltar ao Topo