Análises

DiRT 5

O espectáculo está de volta.

Versão testada: PlayStation 4 Pro

Nem todos gostaram da imensa simulação que o DiRT Rally tinha. Este DiRT 5 é um puro jogo de corridas arcade tal como o Colin McRae: DiRT, Colin McRae: DiRT 2, DiRT 3 e DiRT 4. E se o jogo vos parece imenso com o Motorstorm, Driveclub ou com o Onrush, bem, não é para menos, já que foi desenvolvido pela antiga equipa da Evolution Studios. Ou aquilo que resta da mesma após o injustiçado Onrush, para ser mais exacto.

Não só me faz lembrar estes 3 jogos, mas também me faz lembrar (em alguns eventos) o jogo Shox lançado para a PS2 em 2002. Seguindo em frente, temos 13 classes de carros: 80’s Rally, 90’s Rally, Classic Rally, Cross Raid, Formula Off Road, Modern Rally, Pre Runners, RX Rallycross, Rally GT, Rock Bouncer, Sprint, Super Lite e Unlimited.

Porsche 959 Prodrive Rally Raid, BMW M1 Procar Rally, Ranault Clio Wlliams Maxi, Subaru Impreza S4 Rally, Ford Mustang GT Fastback Rally, Laffite G-Tec X-Road, WS Auto Racing Tiran, Skoda Fabia Rally2 Evo, Aston Martin DBX, Peugeot 208 WRX, Audi TT Safari, Lotus Exige R-GT Rally, WS Auto Racing Mudclaw, Jupiter Hawk 410, Volkswagen ID Buggy e o Armada Engineering Unlimited Truck são alguns exemplos dos imensos veículos que estão presentes neste DiRT 5. Sim, existe danos nos carros, mas somente danos visuais.

O pessoal já deve saber como funciona este tipo de jogos. Completar eventos e ficar em primeiro, ganhar dinheiro, ganhar XP e ganhar reputação do nosso patrocinador durante o modo carreira. Podemos usar o dinheiro para comprar veículos, pinturas, autocolantes e outras coisas. Quanto mais mais subirmos o nível, mais coisas iremos desbloquear. O mesmo vale para a nossa reputação com os nossos patrocinadores.

Ultra Cross, Rally Raid, Landrush, Stampede, Ice Breaker, Sprint, Path Finder e Gymkhana são o tipo de eventos que estão presentes em DiRT 5. Por exemplo, no Ultra Cross vamos ter que correr em circuitos fechados. No Rally Raid vamos do ponto A para o ponto B contra todos ao mesmo tempo. No Ice Breaker, tal como o nome indica, vamos correr em corridas fechadas sobre o gelo. Por sua vez, o Path Finder é um evento time trial nas regiões montanhosas com curvas cegas e subidas e descidas íngremes. Os eventos Sprint são idênticos às provas NASCAR, só que aqui temos que controlar e bem a traseira do carro para não perdermos muita velocidade. E é claro, temos os tais eventos onde temos que fazer imensos pontos (através dos drifts, jumps e afins) que muitos certamente conhecem o nome: Gymkhana.

Brasil, China, Grécia, Itália, Marrocos, Noruega, Nepal, África do Sul e o EUA são os países que fazem presença neste jogo. E o DiRT 5 tem o sistema Dynamic Weather. Tratando-se de um título Cross-gen, visualmente falando, os gráficos do DiRT 5 não são nada por aí além, mesmo com o “Prioritise Image Quality” ligado. Sim, também temos a opção “Prioritise Frame Rate”. Não esquecer que na PS5 e na Xbox Series X/ S temos Cross-gen online com os jogadores PS4 e da Xbox One, opções 4K e 120 FPS, loadings mais rápidos e o tal free upgrade next-gen. Sobre as transferências de saves, somente na Xbox é possível passar na sua totalidade. Já no caso da PS somente é possível passar as nossas Playgrounds, tudo o resto (Carreira, dinheiro e liveries guardados) não é possível, pelo menos por agora.

Tal como já tinha dito anteriormente, a jogabilidade do DiRT 5 é puramente arcade independentemente do tipo de terreno em que estamos a correr. E na minha opinião, é o um título bastante divertido de conduzir independentemente do quão arcade que é. Se o jogador está a sentir que está demasiado fácil ou demasiado difícil (no modo carreira ou no modo arcade), pode alterar a dificuldade do jogo. Por mais estranho que pareça, apesar de existir um Photomode, não existem Replays no jogo. E se forem fãs do Split-screen, melhor ainda. O jogo permite de 2 até 4 jogadores no Multiplayer local. Sobre o Multiplayer online, não tenho razões de queixa no que toca ao Lag, se bem que levei imensas vezes com o erro de conexão. E quando isso acontece quando estamos no modos online pior ainda, porque o jogo prende-nos até a questão ser resolvida e depois força-nos a sair do jogo. Também já assisti a uns pequenos problemas técnicos, como por exemplo durante as classificações em que o carro do 3º classificado estava numa posição fora do normal.

DiRT 5 tem uma novidade engraçada chamada Playgrounds. Neste modo podemos criar as nossas Gymkhanas, assim como jogar, avaliar e criticar as Gymkhanas das outras pessoas. Objectos como Platform blocks, Platform Banks, Platform Barriers, DiRT Blocks, DiRT Banks, DiRT Mounds, Motorsports, Stunt Shows, Advertisings, Signs, Industrials e os Amplified Editions podem ser colocados durante a criação das nossas Gymkhanas. E é claro que podemos testar as nossas Gymkhanas, assim como colocar o tipo de veículos nas mesmas. DiRT 5 tem uma das melhores bandas sonoras de sempre da franquia a par do Colin Mcrae: DiRT 2 e do DiRT 3, como por exemplo a música Child of the Parish – Thread in the Needles Eye. Em suma, DiRT 5 não é superior aos DiRT Rally (apesar de serem diferentes), mas não tem que o ser, porque este jogo foi feito para não ser levado a sério como os simuladores e é apenas mais para ser divertido, coisa que este DiRT 5 consegue cumprir apesar dos seus pequenos problemas.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise. Este artigo foi escrito após a actualização 1.03.

Veredito

Nota Final - 8

8

DiRT 5 diferencia-se dos DiRT Rally ao oferecer corridas arcade muito divertidas, coisa que consegue fazê-lo com sucesso.

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