Análises

MLB The Show 21

Home run... em multiplataforma.

Versão testada: PlayStation 4 Pro
Disponível para: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox SeriesX/S, Xbox One

MLB The Show 21 marca uma importante estreia, porque este é o primeiro jogo da série a ser multiplataforma. E como tal, para além de chegar às consolas PS5 e PS4, também chega às consolas da Microsoft, ou seja, Xbox Series X/S e Xbox One. Fernando Tatís Jr. foi o atleta escolhido para figurar na capa daquele que é um novo capítulo desta franquia.

Não é muito fácil de fixar as regras do baseball, o que torna complicado saber para que base temos de ir a correr e como batedor é difícil de ler aquilo que o lançador irá fazer, por exemplo. Por isso, como batedores, não se ponham a bater todas as bolas atiradas, porque a maioria dessas bolas vai para fora da zona e, como consequência, leva-se com um Strike Out.

Vou começar a falar de uma novidade muito importante. Pela primeira vez num jogo do MLB The Show existe cross-play. O que isto quer dizer que podemos jogar contra jogadores que estão numa plataforma diferente da nossa, ou seja, jogadores das consolas PlayStation podem jogar com jogadores das consolas Xbox. Dos poucos jogos online que fiz, apesar da imensa demora de encontrar algum jogador online, nunca tive problemas de lag. Temos novas mecânicas como o route to ball indicator (durante os base runnings) que nos vai ajudar em campo, porque melhora a nossa pontaria de precisão e incorporaram assistências para tornar os saltos e os mergulhos mais intuitivos. Tanto a jogabilidade como as físicas da bola do jogo, estão no mínimo excelentes. O que já era muito bom… tornou-se ainda melhor.

Mas as novidades não ficam por aqui. O nosso ballplayer pode ser um Two-way player, e com isto, tornam-se mais flexível as opções para a posição do nosso jogador. E por último, existe o modo Stadium Creator, mas que infelizmente não pude experimentar por ser um modo apenas disponível nas novas consolas da Sony e Microsoft.

Mas tal como o nome deste modo indica, podemos criar e personalizar estádios à nossa maneira. Escusado será dizer que tem mais de mil peças como foul poles, signs e buildings para serem utilizados e o jogador pode por as dimensões do seu estádio à sua maneira. Esses estádios criados por nós, podem ser utilizados nos modos Franchise e no Diamond Dynasty. E não só; também podemos partilhar, editar e jogar nos estádios criados pelos membros da comunidade MLB The Show.

De resto, modos como o Diamond Dynasty, Road to the Show ou o Franchise permaneceram inalterados. Mas não importo de explicar de novo a função destes três modos. No modo Diamond Dynasty, que é parecido ao modo myClub (dos PES) e ao modo FIFA Ultimate Team (dos FIFA), temos de formar uma equipa através dos packs de cartas. Para isso precisamos de obter pontos ou fazer challenges para termos algum pack (também podem ser ganhos através das microtransações). Ranked Seasons, Showdown; Battle Royale, Conquest, Tournaments, Moments, Events e o Extended Play são os modos que estão presentes neste Diamond Dynasty.

Road to the Show é um modo semelhante ao Rumo ao Estrelato da série eFootball Pro Evolution Soccer da Konami. Temos de escolher um jogador real ou criar um jogador ao nosso estilo. A missão principal é fazer jogos, aumentar os atributos do nosso jogador, e levá-lo à fama e à glória. Não esquecer que por vezes somos forçados a falar com algum colega nosso antes ou depois de algum jogo. Isso, de uma certa maneira, influencia as personalidades e a relação para com o nosso colega.

No modo Franchise somos um treinador de uma equipa escolhida por nós. Com isto quero dizer podemos simular jogos (Quick manage ou Manage full game) ou jogar o jogo (Play full game, Player Lock ou Retro Mode). E o Player Lock consiste em vermos um jogo inteiro através dos olhos de um jogador da nossa equipa. Mas também podemos fazer Scouting, Review Sponsorships, ver as nossas finanças, Set My Trade Block, Trade Talks e Sim To Draft Day.

Em termos de visuais, os gráficos na geração anterior continuam iguais às edições de anos anteriores dos MLB, enquanto que na nova geração de consolas são 4K a 60 FPS e com uma maior quantidade de detalhe. No geral, apesar desta versão 2021 não ter tido uma enorme evolução face em comparação com a do ano anterior, MLB The Show 21 continua com a legacia de levar a série para resultados muito bons.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise. Este artigo foi escrito após a actualização 1.02.

Veredito

Nota Final - 9

9

MLB The Show 21 não é um grande salto evolutivo face à edição do ano passado, mas consegue manter a boa qualidade que os títulos desta franquia já nos habituaram.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo