Análises

Judgment (PS5)

Like a Tiger

Versão testada: PlayStation 5
Disponível para: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Stadia

Há cerca de 2 anos atrás tive a oportunidade de analisar o lançamento original de Judgment para a PS4 e fiquei bastante agradado com o que vi na altura, seja por um combate mais espalhafatoso que os do Yakuza, seja pelo elenco de personagens verdadeiramente interessante, seja pela forma como a Ryu Ga Gotoku Studio conseguiu manter a fórmula tipicamente Yakuza fresca. Agora, os jogadores da PS5, Xbox Series X/S e Stadia têm também a oportunidade de experienciar este fantástico título.

De forma resumida, os jogadores seguem as pisadas de Takayuki Yagami, um advogado desacreditado que virou detective privado. Ele, juntamente com o seu comparsa Masaharu Kaito, um ex-Yakuza, vão investigar uma série de homicídios violentos ocorridos em Kamurocho. Como seria de esperar, as coisas nunca são assim tão simples e, sem saber, acabam por tropeçar numa trama muito maior e mais perigosa do que esperavam. Tal como nos Yakuza, Judgment tem também um elenco de personagens muito rico que suportam da melhor forma a narrativa e, sem surpresa, esta aventura é uma constante montanha russa de emoções.

Logo no início é visível uma mudança feita neste relançamento de Judgment. Este título foi beber inspiração a dramas policiais japoneses e isso fez-se notar na versão PS4 graças a uma iluminação com tons mais quentes e com um efeito depth of field muito pronunciado. Contudo, esta nova versão de Judgment apresenta uma iluminação com tons mais frios e realistas e um efeito depth of field mais reduzido. É apenas uma mudança artística que não tem qualquer impacto a nível de jogabilidade, mas é uma mudança que foge um pouco ao material que serviu de inspiração. Não é que não goste destes novos visuais, mas acho que os visuais da versão PS4 enquadram-se melhor com o estilo de aventura apresentada aqui. De qualquer forma, é preciso salientar que os novos visuais são igualmente bons e que, no final de contas, esta é uma matéria subjectiva.

Uma outra mudança que facilmente se nota, esta mais objectiva, é a maior resolução e fluidez. Na PS5 e Xbox Series X, o jogo corre com settings semelhantes a Yakuza Like a Dragon, ou seja, uma resolução de 1440p a 60 FPS, o que é sem dúvida uma melhoria significativa comparativamente aos 1080p a 30 FPS da versão PS4 Pro. A maior resolução ajuda a realçar o enorme trabalho feito na criação de Kamurocho, enquanto que a maior fluidez é perfeita para o estilo de combate rápido e espalhafatoso de Yagami. Além disso, os tempos de loadings são muito curtos, incluindo o próprio loading inicial.

O sistema de combate de Judgment é semelhante os Yakuza (da saga Kiryu), mas apresenta algumas diferenças. Yagami tem apenas dois estilos de combate, menos do que Kiryu, sendo que um estilo é focado para lidar com grupos de inimigos e outro mais focado para o combate individual. Além disso, Yagami é bastante rápido e ágil, o que lhe permite executar diversas habilidades, como correr na parede para ganhar impulso e executar um golpe especial. E claro, mantendo a tradição dos Yakuza, Yagami pode utilizar objectos que estão na rua para seu benefício nos confrontos e tem os seus finishers. Estas e outras habilidades, incluindo algumas muito úteis para as secções de perseguição, são desbloqueadas com SP, que é obtido ao completar actividades e missões.

Por falar nisso, as secções de vigia e perseguição são um factor diferenciador entre Yakuza e Judgment. Yagami é um detective, como tal, vê-se por vezes obrigado a seguir um indivíduo ao longo de um caminho pré-definido. É necessário manter uma distância de segurança do alvo de forma a que Yagami não seja descoberto, mas não pode ficar demasiado longe mediante o risco de perder o alvo. Em determinadas ocasiões, o alvo começa a fugir e Yagami terá de o perseguir e capturar, sendo necessário evitar obstáculos através de sequências QTE. Estas sequências nunca me incomodaram muito, tanto agora como no lançamento original, mas confesso que se tornam demasiado longas com o progredir da campanha.

Repetindo o que disse há dois anos atrás, Judgment é um jogo muito bom, que consegue misturar uma narrativa cativante com secções de jogabilidade ridículas e super exageradas. Este é um jogo que sabe ser sério quando é necessário e quando oferecer momentos mais leves para aliviar o drama da narrativa. Judgment inclui tudo o que se gosta na franquia Yakuza, mas inclui novidades suficientes para se destacar desses mesmos jogos e oferecer uma experiência diferente. Qualquer fã de Yakuza que não tenha jogado este título aquando do seu lançamento na PS4 tem agora uma nova oportunidade de o fazer e de se preparar para a sequela que chegará em Setembro deste ano.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 9

9

Tirando a subjectividade referente às alterações artísticas, esta nova versão de Judgment é superior à versão original, porque realça os aspectos mais importantes da jogabilidade através das melhorias técnicas. Este é um jogo facilmente recomendável a todos os fãs de Yakuza.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo