Análises

Age of Empires IV

Conquistar para reinar

Versão testada: PC
Disponível para: PC

A série Age of Empires tão bem conhecida e adorada pelos jogadores de PC já tem 23 anos. E agora, eis que chega Age of Empres IV, após quatro anos em desenvolvimento e mais de 16 anos após o Age of Empires III. Para quem não conhece a série, Age of Empires enquadra-se no génerp Real-time strategy (RTS).

Age of Empires IV tem 4 campanhas que decorrem na Idade Média: os Normandos, a guerra dos 100 anos, a ascensão de Moscovo e o Império Mongol. E devo dizer que o jogo explica e ilustra bem as histórias dos mesmos, além de que ainda podemos contar com os documentários que iremos receber como recompensa após concluirmos alguma missão no modo história.

O objectivo geral nestes Age of Empires é estabelecer a economia do nosso local e combater as tropas inimigas. Mas vamos por partes. Inicialmente o jogo vai-nos fornecer tutoriais para aprendermos os básicos. Temos de formar trabalhadores para as mais variadas tarefas e Scouts para explorar áreas desconhecidas em busca de potenciais recursos ou de potenciais inimigos. Os trabalhadores podem fazer imensos tarefas como construir casas ou quintas, cortar árvores para obter madeira, caçar animais, obter pedras ou recolher ouro.

Existem quatro recursos que temos de estabilizar no nosso reino: comida, madeira, ouro e pedra. A comida pode ser obtida através das quintas, dos frutos ou na caça aos animais, mas também podemos obter mais comida se construirmos e melhorarmos os Hunting Cabins. O mesmo acontece com a madeira (através dos Lumber Camps), o ouro e as pedras (ambos através dos Mining Camps). De salientar que se quisermos formar Workers, Scouts, Arqueiros, Cavaleiros ou guerreiros, tudo isto tem um custo associado às nossas economias: Comida, Madeira ou o Ouro. Também podemos construir Markets que podemos comprar ou vender comida, madeira ou pedras, com o ouro a funcionar como moeda de troca.

Depois de passado algum tempo, se tivermos os requisitos necessários, podemos dar um “próximo passo” ao nosso reino e como tal podemos fazer novas propriedades que nos permitem formar arqueiros, cavaleiros ou guerreiros e assim por adiante. Este Age of Empires IV em termos de jogabilidade, está mais ligado ao Age of Empires II do que com o Age of Empires III. O que é positivo, porque o Age of Empires III não deixou grandes saudades no seio dos fãs desta franquia.

E apesar de o jogo poder tornar-se um pouco repetitivo, a pura verdade é que nunca me fartei de jogar este Age of Empires IV. Atacar as forças contrárias, preparar uma emboscada ou achar um caminho alternativo para a base inimiga são algumas das tarefas que iremos fazer no jogo. Temos cinco modos de dificuldade à disposição: History (é o modo very easy e só existe no modo história), Easy, Intermediate, Hard e Hardest. Este jogo funciona mais ou menos como o Pedra, Papel, Tesoura. Por exemplo, os Arqueiros são mais “alérgicos” aos armored targets, enquanto que os Horsemans são alvos fáceis contra as Melee Units.

Os Líderes, ou Reis, também podem lutar. E mais, também podem dar boost às stats das nossas tropas. De relembrar que podemos dar ordens de formação às nossas tropas, havendo três disponíveis: Line Formation, Wedge Formation e o Staggered Formation. E parecendo que não, embora não seja obrigatório usá-las, estas formações vão ajudar-nos a derrotar o inimigo com mais facilidade.

Graficamente o Age of Empires IV não é muito evoluído porque acho que deviam melhorar alguns cenários (mesmo com as settings em High), mas faz o seu trabalho. Não tive grandes problemas de fluidez, mas para aqueles que querem por o jogo a 120 fps é que vão notar os problemas. Quando movemos o mapa com o nosso rato, nota-se imensos frame drops com o jogo a 120 FPS. Isto é uma das coisas que a Relic Entertainment precisa de corrigir.

Temos modos offline como o Art of War e o Skirmish. O primeiro envolve desafios. E nesses desafios podemos ganhar a medalha de bronze, prata e de ouro. Estes desafios do Art of War são um bom treino antes de irmos para as partidas online, porque o tempo é a chave disto tudo. E por último temos o Skirmish que tem modos como Solo Battle vs A.I., A.I. Teammates vs A.I., Pinnacle of Civilization, A Cradle of Nations, Bellum Sacrum e o A Crossroads of Civilizations. Este último, por exemplo, trata-se de um modo em que quatro civilizações têm de lutar pelo caminho através dos Chokepoints para levar a guerra até aos seus inimigos.

No Multiplayer online podemos jogar 1 vs 1, 2 vs 2, 3 vs 3 ou 4 vs 4 no VS players ou Co-op VS A.I.. Ou então podemos criar algum Custom Match ou observar algum jogo. Dos poucos jogos online que fiz, não tive problemas de LAG. Temos Daily Quests que podemos completar para ganharmos pontos de experiência. Apesar da banda sonora deste Age of Empires IV não ser nada por aí além, cumpre bem a sua função. Em suma, apesar de não ser um grande apreciador do género Real-time Strategy, a verdade é que o Age of Empires IV conquistou um lugar no meu coração mesmo com alguns problemas técnicos que precisam de ser rectificados pelo estúdio. Não é prefeito, mas era aquilo que os fãs do Age of Empires queriam. E após tantos anos de espera, vale mesmo a pena jogar este jogo.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 8.5

8.5

Apesar de ser um pouco repetitivo e dos problemas técnicas que precisam de ser corrigidos, a Relic Entertainment fez um trabalho muito bom com este RTS.

User Rating: 4.4 ( 1 votes)
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