Análises

Dynasty Warriors 9 Empires

TATAKAE!!!

Versão testada: PlayStation 4 Pro
Disponível para: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One, Nintendo Switch

Dynasty Warriors é uma série que nasceu em 1997 na PS1 e que início ao género Musou, ou seja, 1 vs 1000. Muito honestamente já perdi a conta à quantidade de jogos e de expansões que esta série já teve, e agora, eis que chega mais um Dynasty Warriors e mais uma expansão. Dynasty Warriors 9 Empires é um jogo que se foca na estratégia com elementos Hack ‘n’ Slash.

Para aqueles que não estão familiarizados com esta série, Dynasty Warriors baseia-se no Romance of the Three Kingdoms. E caso estejam a perguntar do que se trata este romance histórico chinês, é simples. Baseia-se em anos problemáticos perto do fim da Dinastia Han e da era dos três reinos da China. Deu início em 169 e acabou com a unificação em 280.

Estão disponíveis cinco níveis de dificuldade: Beginner, Easy, Medium, Hard e Chaos. DW9E oferece oito campanhas diferentes e quase 100 Musou Officers e 700 Common Officers jogáveis. Depois de termos escolhido uma das oitro campanhas e uma das imensas personagens do jogo, vamos para o menu Political Commands onde somos presenteados com as opções: Domestic Affairs, Human Affairs, Diplomacy, Military Affairs, Battle, Stroll, Buy e Rest. Mas vamos por partes.

No Domestic Affairs podemos obter ouro ou consumíveis. No Human Affairs podemos fazer Resign, Transfer, Betrayal ou ganhar Independência. No Diplomacy pode-se fazer Scout (procurar Officers de outros reinos) e Bribery, ou seja, oferecer prendas a um Officer de outro reino para aumentarmos o companionship. No Military Affairs podemos fazer Recruitment, Conscription, Training, Great Training, Upgrade Defense e Sabotage. No Battle podemos fazer invade ou defend. No Buy podemos comprar e vender items como flechas e gemas. No Rest serve para descansar e recuperar forças. E no Stroll é onde podemos explorar os locais em formato open world. Durante o Stroll podemos tirar fotos ou interagir com os Officers e ao selecionarmos a opção Interact durante a fala com um dessas personagens, o friendship com essa personagem aumenta, e consequentemente, aumentam as hipóteses de o podermos recrutar para o nosso reino. Dito isto, o jogador vai passar mais tempo no Political Commands ou a combater do que explorar no modo Stroll.

E lembrem-se que ao fazer qualquer ação no Political Comands, automaticamente o jogo passa um mês e algumas destas ações podem afetar a nossa reputação. Em Dynasty Warriors 9 Empires, tal como no DW8E, podermos criar Custom Officers e também podemos casar e ter filhos. Como? É simples. Temos que encontrar um Officer do sexo contrário e aumentar o relationship até ao nível 100. E a criança só pode nascer após o fim do cenário. Passando à parte técnica do jogo, Dynasty Warriors 9 Empires graficamente não evoluiu em comparação com o Dynasty Warriors 9, mas o pior é mesmo a frame rate. Se de facto a fluidez não é má nas consolas da actual geração, não posso dizer o mesmo nas consolas da anterior geração. O jogo tem dificuldades em oferecer 60 FPS estáveis, mesmo no modo performance.

Apesar de tudo, gosto da jogabilidade do DW9E independentemente da repetitividade das missões. Achei a jogabilidade divertida, porque há várias maneiras de atacar e de contra-atacar os inimigos independentemente de ser um 1 vs 1000. Não basta só usar o auto-combo; por vezes temos que contra-atacar quando os inimigos nos atacam. E podemos usar Secret Plans como ataques flamejantes ou venenosos, ou podemos restaurar a nossa health lentamente por um período de tempo curto. O facto de ser extremamente repetitivo poderá fazer com que alguns jogadores não se sintam muito tentados a investir neste jogo. Podemos alterar o equipamento do nosso Officer, como Artefatos, Gemas, Armas, Arcos e Animais, e ao longo da campanha vamos ganhando títulos que servem para obter habilidades únicas, obter Secret Plans, Military Units e até mesmo Equipment Effects.

Existem imensas unidades militares que podem ser utilizadas como a Infantry que é forte contra a cavalaria e fraca contra os arqueiros e aumenta os danos contra as armas, ou a cavalaria que é forte contra os arqueiros e aumenta os danos contra a durabilidade da base adversária. Uma das novidades deste DW9E em relação aos títulos anteriores é o facto das áreas ao redor de castelos transformam-se em campos de batalha, e isto progredur para instâncias “Storming the Castle”. É preciso por planos secretos estratégicos em prática e balancear o exército. Afinidade para derrubar o portão do inimigo e abater o comandante adversário em Decisive para termos a vitória sobre o castelo.

Estes (antes de começarmos alguma batalha) planos secretos são uma grande ajuda ao nosso objetivo principal, que é invadir ou defender um território. E também ajudam um bocado a combater o excesso de repetitividade no jogo. Por fim, prestem atenção às forças do inimigo antes de fazerem uma invasão ou defender algo. Se o inimigo tiver números muito superiores ao da nossa armada é derrota praticamente garantida. Uma nota final para a banda sonora que é muito boa. No geral, Dynasty Warriors 9 Empires não é um mau jogo graças às imensas opções táticas, à jogabilidade e à banda sonora, mas pouco evoluiu em relação ao Dynasty Warriors 9 e os problemas técnicos e o excesso de repetitividade mancham um pouco a experiência.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise. Esta análise foi feita após a atualização 1.00.

Veredito

Nota Final - 6.5

6.5

DW9E não é um mau jogo, mas os visuais antigos, a má framerate e a repetitividade excessiva têm impacto na experiência.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo