Análises

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga

Que a força LEGO esteja convosco.

Versão testada: PlayStation 4 Pro
Disponível para: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One, Switch

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga é mais um jogo LEGO desenvolvido pela Traveller’s Tales e que está disponível para PC, Switch, consolas PlayStation e consolas Xbox. Este estúdio tem-se dedicado a 100% a jogos relacionados com a marca dinamarquesa desde 2009, e agora lança um novo jogo LEGO dedicado à famosa franquia Star Wars, que engloba a popular saga de 9 filmes.

A história do LEGO Star Wars: The Skywalker Saga está dividida em 9 episódios, todos eles estão relacionados com os nove filmes da série: The Phantom Menace, Attack of the Clones, Revenge of the Sith, A New Hope, The Empire Strikes Back, Return of the Jedi, The Force Awakens, The Last Jedi e o The Rise of Skywalker. E ao contrário dos outros jogos da LEGO em que se avança a história através de uma ordem linear, os jogadores têm aqui a possibilidade de optar por começar a aventura no Episode I, Episode IV e Episode VII.

Devido ao facto de 9 filmes estarem num só pacote, tiveram que cortar algum conteúdo para não alongar demasiado, o que é perfeitamente compreensível. E é por esta razão que os jogadores quando tiverem o jogo, vão sentir que as sequências de história passam demasiado depressa e que muitas coisas ficaram por contar. Mas mesmo assim não desgostei de algum episódio e o facto de ter um humor simples tipicamente LEGO, na minha opinião, só torna o jogo ainda melhor e com mais personalidade.

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga pode ser jogado a solo ou em modo cooperativo local para dois jogadores. As missões envolvem fazer secções de plataforma, construir objetos para ultrapassarmos algum obstáculo, e enfrentar inimigos pelo caminho. Inclusive, o jogo até inclui batalhas espaciais. Os controlos do jogo na minha opinião, são precisos e responsivos. Podemos combater inimigos com os punhos, com os lightsabers, com armas ou com habilidades exclusivas das personagens. Gostei do pormenor de se poder reconstruir uma cover após esta ter sido destruída.

Os jogos da LEGO são muito bons, mas tendem a ser simples e este Skywalker Saga não escapa a esta sina. São ótimos para curar a nossa frustração após termos completado algum jogo difícil e também compreendo que se trata de um jogo para toda a família, mas acho que podiam ter tornado o jogo um pouco mais complexo, especialmente nas lutas de boss, já que todos eles seguem o mesmo padrão. Sim, é possível desligar a regeneração automática da nossa vida ou o aim assist nas opções, mas mesmo assim continuo a achar que este Skywalker Saga é um jogo fácil. Mas isso torna este jogo aborrecido? Na minha modesta opinião, não.

Durante as missões ou durante o modo Free Play, o jogador vai ter que apanhar studs e bricks para podermos adquirir upgrades para as classes de personagens. Estes bricks podem ser apanhados durante o Free Play e também podem ser obtidos através dos resultados após uma missão de história em caso de se ter apanhado uma determinada quantidade de studs, através de algum puzzle ou de alguma sub-mission.

Existem quase 400 personagens jogáveis para escolher, como o Anakin Skywlaker, Han Solo, Mace Windu, Porg ou R2-D2, divididas em 10 classes com diferentes habilidades, incluindo Jedi, Hero, Scavenger, Scoundrel, Bounty Hunter, Villain, Dark Side, Astromech Droid, Protocol Droid e por fim, Extras. Personagens como o R2-D2 ou o R2-R9,que são Astromech Droids, conseguem hackear dispositivos para abrirmos portas, por exemplo. A classe Jedi, que é semelhante à classe Dark Side, permite-nos influenciar e controlar NPC’s. Com isto, podemos ordenar que se distraiam com música, ou ordenar-lhes que tenham um ataque de pânico (ou seja, atacar os seus companheiros). Além disso, o jogo conta com 23 planetas para explorar. Como podem ver, existe muito conteúdo neste jogo.

Em termos de aspetos técnicos, a Telltales Games fez no geral um bom trabalho. Apesar do jogo ter um aspeto LEGO, conseguiu na mesma fazer jus à série Star Wars. Nas consolas da atual geração, o jogo tem a opção de correr a 60 FPS para uma experiência mais fluída. Nas consolas da anterior geração, o jogo corre apenas a 30 FPS, incluindo na PS4 Pro e Xbox One X. Pelo lado positivo, os 30 FPS são estáveis. A banda sonora deste Skywalker Saga também é das outras coisas que respeita o nome Star Wars, já que, sem surpresa, utiliza as músicas oficiais da franquia. Em suma, LEGO Star Wars: The Skywalker Saga pode ser um jogo simples e infantil, mas a verdade é que divertiu-me. Para aqueles que gostam dos jogos da LEGO, será que vale a pena recomendar-vos este jogo? Sem dúvida que sim. Será que vale comprar este jogo para quem gosta de jogar cooperativos com os filhos? Sim, vale mesmo a pena. E para aqueles que adoram a série Star Wars, será que vale a pena experimentarem este Skywalker Saga? Dou a mesma afirmação.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise. Este artigo foi feito após a atualização 1.03.

Veredito

Nota Final - 8

8

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga é simples e não muito complexo, mas divertido de se jogar tanto a solo como em modo cooperativo.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo