Análises

Evil Dead: The Game

Vida vs Morte

Versão testada: PlayStation 4 Pro
Disponível para: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One

Existem imensos jogos cooperativos com zombie, uns bons e outros apenas medianos, como o Left 4 Dead, Dead Island, Zombie Army 4: Dead War, State of Decay 2, Killing Floor 2 e World War Z: Aftermath. Por falar em World War Z: Aftermath, este Evil Dead: The Game foi desenvolvido pela mesma equipa que trabalhou nesse jogo, ou seja, pelos norte-americanos da Saber Interactive.

Evil Dead: The Game é um jogo multijogador online 4 vs 1 de ação assimétrica que está ligado às personagens e situações através dos filmes clássicos da trilogia e da série de TV. A ação fica dentro de um mapa que está ligado ao icónico “Cabin in the Woods” e locais próximos. Um grupo de 4 sobreviventes descobriu que um demónio Kandarian abriu um portal entre a Terra e o Inferno.

Para terem sucesso em fechar o portal, os jogadores precisam de procurar itens como melee weapons, pistolas, caçadeiras, munições e outras coisas para se fortalecerem. Os jogadores precisam de encontrar as páginas de Necronomicon espalhadas pelo mapa e depois o punhal do Kandarian Demon e usá-lo para derrotar os Dark Ones que estão defender o livro da morte, proteger o Necronomicon, e por fim, fechar o portal. Ou então, os jogadores podem escolher ser um demónio e tentar travar os sobreviventes com armadilhas, Deadites ou boss characters.

O jogo oferece 13 sobreviventes, 4 deles desbloqueáveis, divididos em quatro classes, assim como três tipos de demónio Kandarian para escolhermos. Cada sobrevivente tem um active ability, como por exemplo buffing aos nossos companheiros ou construir amuletos, assim como também têm um passive ability. Obviamente, as classes têm todas as suas particularidades. Por exemplo, Leader é uma classe focada em aplicar buffs à equipa, enquanto que Warrior é essencialmente o tanque deste jogo.

Quanto a modos de jogo, Evil Dead: The Game oferece 6 modos diferentes: Play as Survivor (fazer uma equipa de 4 para derrotar o Demon player), Play as the Kandarian Demon (para atrapalhar os 4 jogadores sobreviventes), Play as Survivor vs AI Demon (fazer uma equipa de 4 contra a AI Demon), Play Solo (sozinho com uma equipa AI vs AI Demon), Private Match e o Missions. Este último modo envolve jogar sozinho como Ash ou outros sobreviventes em missões secundárias curtas, algumas baseadas em momentos memoráveis do Evil Dead para desbloquear personagens, bem como The Knowby Tapes que servem para dar mais informação sobre o universo Evil Dead.

Para além de tudo o que disse anteriormente que os sobreviventes devem fazer, é preciso também ter atenção à barra medo. Quando esta barra estiver no máximo, o demónio consegue ver esse sobrevivente e possuí-lo. A barra aumenta quando estamos sozinhos em sítios escuros ou quando somos atacados por algum inimigo. Para diminuirmos o medo da nossa personagem, temos que ter fósforos e usá-los nas fontes de luz inativas no mapa. E mais uma coisa, o tempo não joga a nossa favor caso sejam sobreviventes, porque se deixarmos passar os 30 minutos, é imediatamente game over.

Os Kandarian Demons, como disse, têm que impedir que os sobreviventes atinjam os seus objetivos, sendo necessário ativar armadilhas, causar-lhes danos ou aumentar-lhes o medo. Mas para ativarmos armadilhas, por exemplo, precisamos de recolher os little red orbs chamadas Infernal Energy. O Demon Player não consegue ver os jogadores no mapa a não ser que algum jogador esteja a conduzir algum veículo ou quando algum jogador tem a barra de medo no máximo. Quando o nosso Demon chegar ao nível 10 durante o jogo, podemos usar os pontos de melhoramento para desbloquearmos uma criatura muito poderosa (boss character). E sim, os sobreviventes também podem utilizar upgrades para ficarem mais fortes. Após cada jogo, ganhamos experiência e pontos de habilidade para a última personagem que jogamos, bem como Spirit Points, que podem ser convertidos em pontos de habilidade para qualquer personagem. Os pontos de habilidade dá-nos a possibilidade de desbloquear várias atualizações na skill tree de cada personagem.

Sobre os técnicos do jogo, como os gráficos, a jogabilidade e os sons? No que toca aos gráficos em si, no geral não são nada maus e o jogo corre a 30 FPS na PS4 Pro. Sobre a jogabilidade, na minha experiência não tenho grandes razões de queixas, apesar de achar que deviam melhorar um bocado a condução dos veículos. Devo dizer que gostei mais de jogar como um Kandarian Demon do que propriamente um sobrevivente. As Solo missions podem ser um bocado frustrantes pelo facto de não termos save points ou checkpoints. Outros aspetos menos bem conseguidos é o relativo pouco conteúdo, muito por causa dos objetivos que são extremamente repetitivos. Os sons do Evil Dead: The Game vão colocar os vossos cabelos em pé e as vozes das personagens também são boas. Em suma, a Saber Interactive fez um bom trabalho no geral, mas o jogo precisa de mais conteúdo e de alguns ajustes para elevar o título a outro patamar.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise. Este artigo foi feito após a atualização 1.04.

Veredito

Nota Final - 7

7

Evil Dead: The Game é um bom jogo de terror 4 vs 1, mas sofre com alguma falta de conteúdo.

User Rating: 4.4 ( 1 votes)
Botão Voltar ao Topo