Análises

Sackboy: A Big Adventure

É mesmo uma grande aventura

Versão testada: PC
Disponível para: PC, PlayStation 5, PlayStation 4

Sackboy: A Big Adventure é o mais recente título, anteriormente exclusivo lançado em Novembro de 2020 para a Playstation 4 e 5, a chegar à plataforma PC, num movimento da Sony em atrair mais jogadores pela disponibilidade mais abrangente de jogos não condicionados apenas às suas consolas. Na essência, Sackboy é um jogo de plataformas 3D dividido em vários níveis cheios de charme e criatividade, com desafios que garantem divertimento e com uma diversidade de atividades que garantem longevidade.

O argumento de Sackboy é relativamente simples, na medida em que controlamos o nosso pequeno herói que quer salvar Craftopia do malvado Vex que deseja espalhar o terror e domínio do planeta. Ao longos dos vários níveis que se vão desbloqueando pelas conquistas de um número suficiente de bolhas (dreamer orbs), somos constantemente surpreendidos pela vivacidade de cores, texturas e pormenores dos cenários, como se fossem criações do imaginário infantil numa mistura de sonhos tornados realidade. Entre cenários futuristas, selvas luxuriantes, barcos de piratas, laboratórios misteriosos, a variedade de mapas é muito estimulante e motiva a avançar cada vez mais no sentido de descobrir o que se encontra por detrás de cada nível.

Ao mesmo tempo, destaco com muita veemência o enquadramento musical de cada nível, seja em termos de efeitos ou todos os beats que emergem de cada área. O envolvimento musical é bastante intenso, destacando ainda níveis que assentam especificamente na área sonora, com temas comercialmente famosos de músicos como Madonna ou Bruno Mars, entre outros. Nalguns momentos, os níveis musicais fizeram-me lembrar o excelente Rayman Legends, com os beats da música a coincidir com o nosso progresso, saltos, ataques e movimentos. Tudo a acontecer de modo harmonioso e consistente.

A par da envolvente musical e dos cenários vibrantes, temos também a oportunidade de ir apanhando colecionáveis e desbloqueando roupas para o nosso herói. A variedade é imensa e incluem algumas roupas de heróis conhecidos de videojogos, em crossover com títulos exclusivos da Sony, como Kratos de God of War, Aloy de Horizon Zero Dawn, Rivet de Ratchet & Clanck: Rift Apart, Jin de Ghost of Tshushima ou Ellie de Last of Us, entre muitos outros.

Sackboy é um jogo que permite ser jogado de modo single player ou em co-op local ou online, até 4 jogadores no total. Existem níveis específicos desenhados para serem jogados em co-op e necessariamente terão de estar mais de 1 jogador no cenário para completar os desafios. O nível de dificuldade dos níveis também vai naturalmente evoluindo e conseguir fazer os 100% num nível, seja completá-lo sem morrer nenhuma vez, acabar com o número de pontos para garantir o troféu de ouro ou apanhar todos os stickers e bolhas, não deixa margem para erros e muitas vezes, sobretudo para conseguir encontrar todas as zonas secretas teremos que refazer o nível para tentar completá-lo com todos os objetivos alcançados. Contudo, tal é uma tarefa que não deixa de ser divertida e cativante, dado o tempo curto de cada nível e ritmo vivo com que nele avançamos.

O jogo possibilita a utilização de várias opções de comandos ou teclado e rato. Será de destacar que o jogo tem características específicas para o comando DualSense da PlayStation 5, como o haptic feedback ou os adaptive triggers, apesar da sua implementação não chegar à imersão do seu uso como por exemplo no Astro´s Playroom, que é praticamente um showcase das suas características únicas e imersivas. Contudo, será sem dúvida uma opção a considerar para melhor a experiência de jogo.

Em termos de performance no PC, deve-se dar destaque o facto do jogo ter DLSS que permite uma maior taxa de fotogramas sem perder a qualidade de imagem e sobretudo o acesso a ray-tracing, que acaba por ser muito exigente para o hardware da atualidade. No meu sistema, a jogar em 4k, com todas as opções gráficas em ultra e raytracing maximizado, não passei dos 70fps. Naturalmente, que este já é um valor que garante suavidade, mas com hardware menos potente, terão que ser feitas algumas concessões nos presets e sobretudo olhar para as opções de raytracing que pesam bastante no hit de performance. De sinalizar que, com todas as opções sinalizadas em ultra e a jogar em 4k, sem DLSS ativo no meu sistema em modo “qualidade”, o framerate não passava dos 40fps, constatando-se assim que o raytacing é de facto, bastante exigente. Contudo, a imagem que se transmite é de uma vivacidade e nitidez fenomenal e sem dúvida uma experiência melhorada visualmente, face ao jogo disponível na consola. De destacar o facto de que, o jogo tem no menu de opções gráficas a possibilidade de automaticamente fazer benchmarking, conforme as opções gráficas que ativamos ou desativamos, o que é algo bastante prático, evitando a necessidade de ativarmos outro software que permita benchmarking específico no framerate para fazermos as leituras necessárias.

Em suma, Sackboy: A Big Adventure é um jogo de plataformas bastante divertido, com uma portabilidade competente feita agora para PC, a qual irá permitir que mais jogadores possam ajudar o nosso pequeno herói a salvar Carftopia.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.
Sistema: Ryzen 5600x; Nvidia RTX 4090; 16Gb Memória 3600Mhz; Windows 11

Veredito

Nota Final - 9

9

Sackboy: A Big Adventure é um jogo de plataformas muito divertido que os fãs do género no PC deverão ter em conta.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo