Análises

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales

Revisitar Manhattam

Versão testada: PC
Disponível para: PC, PlayStation 5

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales é o mais recente jogo anteriormente exclusivo da Playstation que chega agora ao PC, dando a oportunidade a um novo público de ter o prazer de voar pelas ruas de Manhattam, em Nova Yorque, no papel de um jovem super-herói que começa os seus primeiros passos numa aventura a solo. Essencialmente, Miles Morales é uma sequela, em menor escala, do aclamado jogo Marvel’s Spider-Man lançado na PlayStation em 2018 e portado em 2022 para PC. Originalmente, Miles Morales acompanhou o lançamento da PlayStation 5 em Novembro de 2020 e foi a primeira oportunidade de se descobrir algumas características inovadoras da nova geração de consolas. É assim, neste contexto, que surge o port para a plataforma PC, na sua miríade de características de hardware que permite uma experiência distinta de configurações e experiências a nível de qualidade de imagem e framerate, que marca esta plataforma.

A história deste jogo, enquanto spin off standalone da aclamada aventura de Spider-Man lançada em 2018, é uma sequela temporal dos eventos vividos por Peter Parker, agora com um novo protagonista, o jovem Miles Morales que, depois de ter sido mordido por uma aranha geneticamente modificada, adquiriu poderes semelhantes aos do super herói já existente. Mas Miles ainda está numa fase de aprendizagem e terá de percorrer a sua necessária evolução de poderes e capacidades, ao mesmo tempo que lida com os inevitáveis receios de ser o vigilante a solo. Peter viaja para a Europa em trabalho com a sua namorada Mary Jane, deixando Miles como o novo guardião de Manhattam numa luta contra a corrupta corporação Roxxon Energy e os seus novos bandidos e super vilões que querem dominar a cidade.

Numa cidade cheia de neve, dominada pelas luzes da época natalícia, Miles protagoniza uma nova aventura, agora com a proximidade dos seus amigos Ganke Lee e Phin Mason e onde a tragédia do falecimento do seu pai às mãos de criminosos, motivou a sua mãe Rio a candidatar-se a Mayor da cidade, para dar uma voz mais humana e próxima aos seus cidadãos. Com a ajuda da nova app criada pelo seu amigo Ganke, Miles consegue receber no telemóvel pedidos de ajuda direta dos cidadãos de Nova Yorque e acudir aos crimes que continuam a marcar o dia-a-dia da cidade. É através desta app que Miles recebe um dos primeiros pedidos de ajuda, feito pelo seu tio Aaron Davids e que permite a este descobrir a sua verdadeira identidade de super herói. É neste contexto que depois começam a verificar-se vários acontecimentos que marcam a história de Miles Morales nas suas aventuras de jovem super herói.

Essencialmente, Miles Morales mantém a estrutura de jogabilidade open world de Marvel’s Spider-Man, mas com a introdução de novos poderes, fatos, objetivos secundários e colecionáveis espalhados pela cidade, permitindo assim uma continuidade na linha do jogo anterior, mas com novidades suficientes que permitam agarrar os jogadores. O próprio jogo inclui uma opção de New Game+ que permite voltar novamente à aventura com os poderes e fatos anteriormente ganhos e poder alcançar todos os poderes que tenham ficado por desbloquear.

Esta é uma aventura com uma longevidade mais curta e contida face ao título de 2018. Terminada a missão principal em cerca de 7 horas, o jogo possibilita que sejam acrescidas mais horas de divertimento graças às missões secundárias e objetivos que se espalham pela cidade. Apesar de tudo, por comparação, devo indicar que o jogo tem um pacing mais agradável e mesmo o número mais reduzido de colecionáveis dão um ritmo mais agradável para se alcançar todos os objetivos que este título nos apresenta. Por vezes, menos é mais e neste caso, considero que é uma mais valia ter um jogo mais contido, mas com ritmo constante nos objetivos a alcançar.

Ao nível das características da portabilidade para PC, uma tarefa a cargo da Nixxes, mais uma vez esta é marcada pela excelência e qualidade a todos os níveis para garantir elevados níveis de performance e experiência. Sendo um jogo caracterizado pela disponibilidade das mais recentes tecnologias disponibilizadas pela AMD e pela Nvidia, este é um título que oferece uma panóplia de ferramentas que flexibilizam as opções para garantir a melhor performance possível. Nas placas da AMD, o jogo disponibiliza AMD FSR 2.1 e nas placas da Nvidia apresenta Nvidia Reflex ON, DLAA, DLSS 2 e DLSS 3 (este último, em exclusivo para a nova geração de placas RTX 40** que é uma extraordinária ferramenta geração de frames). Devo dizer que este é um jogo que utilizando a tecnologia de ray tracing consegue ser muito pesado e exigente, sobretudo quando utilizada as opções em ultra settings.

A experiência que tive na RTX 4090 a 4K, com DLSS 3 e todas as opções em ultrasettings, consegue garantir uma performance com 120-150fps estáveis, sem perca de performance ou quebras abaixo desse valor. É uma experiência verdadeiramente fantástica em termos de qualidade de imagem, luminosidade e fluidez de jogabilidade. Naturalmente, que a flexibilidade da plataforma permite dar opções de configurações que se melhor adaptem ao hardware onde corre o jogo, sendo o raytracing uma das áreas que deve ser mexida para aumentar os níveis de framerate. Ainda em termos de características técnicas, mais uma vez, este é um jogo que permite a utilização de teclado e rato, ou aos vários comandos das consolas, com destaque para o DualSense que retém todas as suas únicas características de haptic feedback e os adaptive triggers, se ligado por cabo usb ao PC.

Em suma, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales é um jogo bastante cativante, mais contido na sua longevidade e objetivos, mas com um ritmo bastante agradável e que nos permite mais uma vez baloiçar pelos céus de Manhattam numa aventura de lutas cinematográficas e bastante intensas que nos irão prender e cativar até à sua conclusão.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.
Sistema: Ryzen 5600x; Nvidia RTX 4090; 16Gb Memória 3600Mhz; Windows 11

Veredito

Nota Final - 9

9

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales é um jogo mais contido que o seu antecessor, mas mantém o nível de qualidade e oferece uma divertida aventura na pele do jovem super herói.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo